06 maio 2021

Como criar identidades visuais para marcas de sucesso

Como criar identidades visuais para marcas de sucesso

“Como criar identidades visuais para marcas de sucesso?” Se você é empreendedor ou deseja abrir um negócio, provavelmente já esbarrou nessa dúvida, certo?

Marcas são como pessoas.  Possuem características que fazem com que os outros gostem ou não delas. Características como visual, jeito de falar, atitudes e, acima de tudo, personalidade, fazem com que você se diferencie no meio da multidão. Mas, e aí? Já pensou dessa forma na hora de cuidar da sua marca? Se ainda não pensou, temos algumas dicas. 

Desenvolver uma identidade visual autêntica deve ser vista como prioridade na estratégia de qualquer negócio. Quando bem trabalhada, ela facilita o processo de encantamento e reconhecimento por parte dos clientes. 

Neste conteúdo, vamos apresentar dicas de como criar identidades visuais para marcas de sucesso que comuniquem a essência do seu negócio e sejam memoráveis para o seu público. 

Vem com a gente!

O que é identidade visual

Identidade visual é a combinação de diversos elementos gráficos, símbolos, imagens e cores que ajudam a criar a percepção que as pessoas têm sobre a sua empresa. Seja o logotipo ou o design de uma newsletter, a decoração do ambiente físico da sua loja ou a embalagem dos produtos. Todos esses elementos contribuem para: 

– Como a marca vai ser representada em todas as ocasiões

– Percepção que o público tem sobre a sua empresa

– Reconhecimento 

– Impressão emocional 

– Tipo de marca, serviços e produtos

– Uniformidade entre os diversos aspectos do negócio

As imagens são uma poderosa ferramenta de comunicação, muitas vezes mais persuasivas do que as palavras. Por isso, uma mensagem errada aqui pode causar grandes impactos negativos para o seu negócio.

Leia também: como usar a comunicação visual de forma eficaz

Identidade visual x personalidade de marca

É bastante comum que confundam a identidade visual com identidade de marca, mas esses conceitos se referem a coisas diferentes. 

Identidade visual são todos os elementos que formam a imagem da marca e ela deve ser pensada para trazer determinadas impressões no consumidor. A identidade visual também traz consigo determinados significados que não podem ser evocados apenas com palavras, causando um impacto que não seria possível apenas por meio de textos escritos. 

Já a personalidade de marca é um termo mais abrangente. Ela engloba todos os aspectos, desde o nome da empresa, até a missão, atendimento ao cliente, posicionamento e publicidade. Por isso, antes de começar a planejar uma identidade visual do seu negócio, é importante pensar nos valores da sua marca, como ela ajuda as pessoas, quem é o público-alvo, e como ele se comunica com o seu negócio.

Conheça alguns dos elementos que compõem a identidade visual de uma empresa e o que você deve levar em conta na hora de se comunicar com o seu público.  

Como criar identidades visuais para marcas de sucesso

1 – Logotipo

O logotipo é a primeira representação visual e mostra às pessoas, quando bem executado, a essência da sua empresa. O logotipo deve ser condizente com o espírito da sua marca, com o que ela faz e quem ela é, além de ser atraente e memorável. Também é importante que ele seja replicável em diferentes tamanhos e cores de fundo.

Mas, o principal a ser levado em conta é a personalidade da sua empresa,ou seja, como você quer que as pessoas se sintam ao interagir com a sua marca. Isso deve ser constante ao longo de toda a sua comunicação e, claro, na identidade visual também. 

Por exemplo, um escritório de contabilidade provavelmente deseja  passar uma imagem sóbria, competente e confiável. Já uma loja de alimentos naturais vai focar em transmitir bem estar, saúde e natureza. Isso vai acompanhar todos os pontos de contato da sua empresa, desde o site até o tom das newsletters.

Leia também: quanto custa fazer um site para a sua empresa?

Após definir qual é a personalidade que você quer transmitir, você pode começar a planejar a criação ou reformulação do seu logotipo, que vai ter como principais elementos. São eles:

Cor 

Essa escolha é, provavelmente, a mais importante na criação do seu logotipo, pois vai estar alinhada com toda a comunicação e identidade visual da sua marca. As cores têm grande poder de transmitir sentimentos e sensações. Por isso, é preciso pensar bem o que você quer transmitir antes de escolher a sua paleta de cores. Vamos ver mais detalhes a respeito ao longo do texto. 

Tipo de fonte 

Ainda que o nome da empresa conste no logotipo, a tipografia também é um elemento importante para o tom do restante da comunicação da marca.  Você pode entender um pouco mais sobre tipografia clicando aqui.

Símbolos 

Os símbolos são desenhos que devem ser marcantes e capazes de fazer a sua marca ser lembrada rapidamente. Eles também vão ser usados em diversos materiais de comunicação e, nesse caso, devem variar de acordo com a ocasião, mas mantendo a identidade e a intenção da sua mensagem.

2 – Paleta de cores

As cores comunicam e despertam emoções, como interesse, confiança, segurança ou impulsividade. Por isso, devem ser usadas com uma intenção definida ou sua marca pode tentar dizer uma coisa com palavras e ser desmentido pela comunicação visual.

Além disso, as cores ajudam a criar contraste, agrupar elementos, destacar as informações mais relevantes e organizar o conteúdo em um site, blog ou qualquer material de divulgação que você use. Por isso, na hora de comunicar, as cores são uma das ferramentas mais eficientes que temos à disposição. Já parou para pensar que algumas marcas são tão bem construídas que chegam a serem reconhecidas apenas pela cor principal do seu logo? 

Vamos ver a seguir algumas dicas de como usá-las a seu favor. 

O que as cores representam

Existe um campo de estudo que trata exclusivamente do efeito das cores em nosso humor e percepção. Seja por motivos culturais ou naturais, as cores têm o poder de causar uma forte impressão e inspirar determinados sentimentos e traços de personalidade, como vamos ver abaixo. 

Vermelho: entusiasmo, força, energia e perigo.

Laranja/amarelo: alegria, simpatia, criatividade e confiança.

Verde: natureza, saúde, crescimento, frescor e riqueza.

Azul: estabilidade, confiança e segurança.

Roxo: autoridade, sofisticação, mistério e criatividade.

Marrom: maturidade, robustez e calor.

Preto: potência, elegância, prestígio e valor.

Branco: limpeza, pureza, paz, serenidade e tranquilidade.

Assim, as cores têm um papel fundamental, desde a definição do logotipo ao marketing de conteúdo. Com base no seu público-alvo e nas características da sua empresa, você pode escolher as cores que mais convém para contar histórias através da comunicação visual.

3 – Gráficos

Os infográficos e outros tipos de gráficos são capazes de comunicar um grande volume de informações de forma compacta, atraente e fácil de entender. Eles são fáceis de criar, especialmente se você usar templates adaptáveis disponíveis em ferramentas online. Mas é importante ter atenção ao design e à coerência com a identidade visual da sua marca. 

Veja este exemplo: 

O infográfico acima apresenta os principais motivos que levam uma empresa a pedir empréstimo empresarial. É possível notar como as cores são usadas para organizar e contrastar as informações e os textos, além de estarem perfeitamente de acordo com a proposta de uma fintech focada em desenvolver soluções financeiras para empresas. Note que os símbolos e ícones também têm papel fundamental na criação da atmosfera do visual.

Leia mais: entenda o que é Roi e como calcular o da sua empresa

Como você pode ver, a identidade visual precisa estar alinhada em todos os pontos da sua comunicação: da identidade da marca ao logo e do tom dos textos ao design do site. Por isso, planejar, testar e adaptar fazem parte da criação de uma identidade visual consistente e de sucesso. 

Como criar sua marca 

Já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio? A identidade visual é apenas um quesito de toda uma estratégia de marketing. Por meio dessa prática, você conseguirá interagir com seus clientes onde quer que eles estejam (obg, mídias sociais!), alcançando milhares de pessoas para oferecer seus produtos e serviços.

Só que nem sempre dispomos do capital necessário para começar a investir em marketing, né? Por isso, nesse caso, o empréstimo empresarial pode ser uma ótima alternativa para fazer o seu negócio decolar. Na BizCapital, por exemplo, você pode solicitar até R$400mil de crédito PJ, com taxas de juros a partir de 1,99% ao mês e parcelamento em até 24x. A resposta do pedido sai em poucos minutos e você faz todo o processo sem sair de casa, diretamente pelo seu computador ou celular. Para saber tudo sobre empréstimo PJ, basta clicar aqui ou no botão abaixo.

Leia mais: a BizCapital é uma empresa confiável?

E aí, aprendeu como criar identidades visuais para marcas de sucesso?? Então, compartilhe esse conteúdo com sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂 

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