16 set 2020

Saiba como usar o empréstimo para investir em marketing

Saiba como usar o empréstimo para investir em marketing

Seja para fazer um planejamento de quais canais utilizar ou qual o tipo de empréstimo para investir em marketing deve contratar, todo empreendedor sabe que todo dia é preciso tomar decisões que foquem no crescimento do negócio. Afinal, colocar um negócio de pé e fechar vendas com os clientes não é algo que acontece sem trabalho duro e muito foco.

Nesse cenário, estratégias de marketing podem ajudar estes esforços e deixar a sua empresa cada vez mais presente aos olhos de potenciais novos clientes.

Por isso, vamos compartilhar aqui um passo a passo para você criar um plano para usar empréstimo para investir em marketing na sua empresa. Leia este artigo e conheça melhor os diferentes canais de marketing, as opções de empréstimo PJ para investir no seu plano e como acompanhar e melhorar cada vez mais o impacto das suas campanhas na rede!

Conheça os canais de marketing

Você já deve ter familiaridade com as mídias sociais, como o facebook e instagram, certo? Sabemos que muitas empresas têm presença nestas duas plataformas de mídias sociais. Mas, e os outros canais onde você poderia encontrar novos clientes? É importante conhecer as diferentes opções, as suas vantagens e como você pode investir em cada uma delas para impulsionar as suas vendas. 

Para ajudar, criamos um pequeno guia com os principais canais que o seu cliente pode te encontrar. Veja a lista abaixo e pense em que canais investir para impulsionar as suas vendas.


  • Pesquisa no Google: Quando um cliente procura pelo seu produto no google, você aparece como uma opção? Não? Então vale dar uma atenção a este canal de marketing digital. Seja por anúncios pagos ou por táticas de otimização de resultados de busca (mais conhecido como SEO); 
  • Google Meu Negócio: Sabe quando você procura algum lugar no google maps e não acha? Se o seu negócio tem uma loja ou escritório físico, clientes vão conseguir te achar com mais facilidade se os dados do seu Google Meu Negócio estiverem atualizados. Aqui você pode indicar o seu endereço, dados de contato, site, horário de funcionamento, além de incluir fotos do local e receber avaliações de clientes;
  • LinkedIn: Se você presta serviços para profissionais, o LinkedIn é uma plataforma onde você não pode deixar de estar. Lá, você pode fazer ações de marketing com foco em públicos de profissionais específicos, além de também usar táticas de inbox para fazer um marketing mais direto e customizado para grupos de potenciais novos clientes;
  • Mídias Sociais: Lógico, não podemos deixar de fora as plataformas queridinhas do mundo digital. O Facebook e Instagram têm ferramentas potentes de propaganda. Lá, você pode definir públicos que tem haver com o seu negócio e um gasto diário em propaganda para impactar essas pessoas. Considere todos os tipos e formatos de propaganda que as plataforma te oferecem, assim como opções de e-commerce que podem te ajudar a vender os seus produtos ali mesmo!
  • Canais offline: Se você quiser sair do mundo digital, pode considerar também outras opções de marketing como propagandas em TV, rádio, outdoors e mídias impressas. Estes geralmente são investimentos mais caros, mas dependendo do seu negócio, podem fazer sentido;
  • Boca a boca: Ah! Não podemos esquecer que as indicações dos nossos clientes realmente valem ouro! Além de indicarem para conhecidos e amigos, vale investir em plataformas de avaliação, para garantir que pessoas que buscam a sua  marca ou produto online encontrem facilmente as avaliações de outros clientes.

E então? Que canais de marketing podem ser um bom caminho para o seu investimento em propaganda? Dependendo do perfil do seu negócio, uma ou mais das opções acima podem te ajudar a encontrar novos clientes, expor os seus produtos e serviços e ganhar confiança na sua marca frente aos competidores.

Defina o seu orçamento e crie um plano

Tendo entendido as opções de canais de marketing que o seu negócio tem, o seu próximo passo será definir um plano de marketing. Com isso em mãos, você está cada vez mais perto de aumentar o seu alcance e impulsionar as suas vendas. 

Pontos importantes para definir o valor do orçamento

  • Qual é o seu faturamento mensal atualmente? Este é um excelente número para balizar o seu orçamento. Não faz sentido gastar mais do que você vende atualmente. Escolha uma porcentagem que faça sentido para o seu negócio. Dependendo do tamanho da empresa e o quanto você vai depender do marketing para gerar novas vendas, especialistas tendem a indicar um gasto de 3% a 10% do faturamento;
  • O seu negócio tem sazonalidade? Se você naturalmente vende mais durante alguma época do ano, pode levar em consideração um gasto menor neste período e maior em outros. Ou vice-versa caso você queira tirar proveito dos períodos de alta;
  • Onde estão os seus clientes? O seu perfil de cliente usa mais alguma plataforma de mídia social ou estão por todo lado? Pense em como e onde diversificar o seu orçamento;
  • Seja flexível. Lembre-se que o marketing precisa de testes, então saiba que você deve monitorar sempre os seus gastos por canal e por campanha e ajustar o seu orçamento de acordo com o que você aprende ao longo dos próximos meses.

Com o valor de investimento definido e já entendendo bem que canais de marketing você deseja usar, faça um plano de orçamento por canal selecionado.

Entenda opções de empréstimo para investir em marketing 

Mas e o capital necessário para fazer este investimento? Um dos caminhos utilizados para dar início ao investimento em marketing é o uso de empréstimo de capital de giro para este tipo de ação.

Na hora de buscar um empréstimo para investir em marketing, você pode considerar diversas opções e ver qual se encaixa melhor no cenário e necessidade da sua empresa. E que tipos de empréstimos PJ podem te ajudar a tornar o seu plano de marketing em realidade? Veja a lista abaixo e conheça melhor as suas opções.


  • Empréstimo sem garantia: A BizCapital oferece empréstimo PJ sem garantia. Os valores são de R$5 mil até R$200 mil, em até 24 parcelas.
  • Antecipação de recebíveis: Se você trabalha com recebíveis de cartão de crédito, você pode optar por adiantar os seus recebíveis e usar o valor para fazer o seu investimento em marketing.
  • Crédito fumaça: Essa é a mais nova modalidade de crédito no mercado. Empreendedores que aceitam pagamentos por cartão de crédito podem abrir o seu histórico de recebíveis para análise e ter uma oferta de crédito atrelada a um valor de recebíveis futuros.  
  • Empréstimo com garantia: Se você tem um bem como um imóvel ou um automóvel, é possível usá-los como garantia para obter um empréstimo.

Então, que tipo de empréstimo para investir em marketing pode ajudar a sua empresa a impulsionar as vendas através do uso de propagandas?

Coloque o seu plano em ação e acompanhe os números para otimizar os seus gastos

Você já definiu o seu plano, está com os canais de marketing e campanhas definidos. Já contratou um empréstimo para investir em marketing e agora está pronto para decolar! Então, chegou a hora de colocar o seu plano em ação.

Crie as suas contas nas plataformas selecionadas, organize as suas campanhas, defina o seu público e o orçamento de gasto em cada canal. Agora é a hora de tirar o seu plano de marketing do papel e colocar as suas campanhas no ar. Logo mais, clientes vão ver os seus produtos e serviços e chegarão até você.

Mas não se esqueça, o trabalho do investimento em marketing não acaba ao contratar as campanhas! É muito importante que você acompanhe os seus gastos e entenda que estratégias funcionam melhor. Ao fazer isso, você pode ir ajustando o seu plano e tendo um marketing cada vez mais assertivo e eficiente. 


Para ter essa visão de acompanhamento, sugerimos olhar para os seguintes números:

  • O seu faturamento aumentou ou diminuiu depois do investimento em marketing?
  • Que canal trouxe mais clientes?
  • Que canal trouxe mais vendas, em valor?
  • Comparando o resultado com o custo de cada canal, qual deles valeu mais a pena?
  • Para ser mais assertivo ainda, acompanhe esses números não só por canal mas também por campanha.
  • Agora que você tem esses aprendizados, faz sentido alterar o seu orçamento para o próximo mês, dedicando valores diferentes para cada canal?

Este exercício de acompanhamento vai te ajudar a entender os retornos do seu investimento em marketing. Com os olhos nos números relevantes, você vai ter as informações necessárias para ajustar a sua estratégia e orçamento em cada canal para ter cada vez mais eficiência com estes gastos. 

E a sua empresa, como usaria um empréstimo para investir em marketing?

Sabemos que muitos empreendedores focam os esforços de marketing no ambiente local e em mídias sociais. Além de se destacar aonde você atua fisicamente, é importante ter uma presença no mundo digital também. Então, você já considerou que canais de marketing se encaixam bem nas necessidades do seu negócio? São muitas opções, mas certamente o investimento no marketing pode te ajudar a aumentar o seu nível de vendas cada vez mais.

Hoje, você pode fazer algumas ações pontuais de marketing. Mas, será que um investimento maior no marketing da sua empresa pode ajudar a alavancar o seu negócio? A crise da covid-19 nos mostrou que as vendas online são uma forma excelente de alcançar clientes, mesmo os que não podem fisicamente ir até o seu negócio para fazer uma compra. Além disso, você pode investir em canais de marketing com precisão para focar no tipo de público que você busca. 


Um empréstimo PJ pode ser uma excelente ferramenta para investir no marketing da sua empresa, alcançar mais clientes e impulsionar as suas vendas. Dessa forma, a BizCapital pode ajudar.

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