14 mar 2022

Lucro ou prejuízo? Saiba o que é saúde financeira da sua empresa

Lucro ou prejuízo? Saiba o que é saúde financeira da sua empresa

Pode parecer uma pergunta óbvia, mas será que você realmente sabe dizer o que é saúde financeira da sua empresa? Se está tendo lucro ou prejuízo? 

Essa é uma métrica fundamental, afinal, saber sobre suas finanças possibilita identificar se o seu negócio e a sua metodologia estão obtendo o resultado esperado.

Separamos algumas dicas para que você consiga identificar se o seu negócio está no azul ou no vermelho. 

Preparado? Então, continue a leitura e confira!

O que é saúde financeira?

A saúde financeira identifica se a empresa está obtendo lucro ou prejuízo. Ou seja, é como um status do negócio, que mostra se empresas de qualquer porte, sejam de junta rotativa ou qualquer ramo como tênis importado, têm finanças positivas ou negativas para cumprir com todos os pagamentos, como investimentos, salário e contratação de funcionários, entre outros. 

Logo, uma boa saúde financeira demonstra que o negócio é lucrativo. Nesse sentido, uma marca lucrativa pode fazer investimentos, como pedir crédito PJ, por exemplo, para gerar capital de giro, manter as operações e expandir. 

Portanto, a saúde financeira nada mais é do que gerenciar os indicadores de desempenho financeiro e ter o controle do capital, para garantir investimentos a curto, médio e longo prazo.

Leia mais: qual a importância do capital de giro para empresas?

Como identificar a saúde financeira da minha empresa?

Não confunda faturamento com lucro

Um ponto de máxima atenção é na relação entre faturamento e lucro. Muitos empreendedores confundem e acreditam que os dois são a mesma coisa, quando, na verdade, são indicadores completamente diferentes.

O faturamento diz respeito a quanto a sua empresa de automação residencial, por exemplo, recebeu de dinheiro bruto no mês, ou seja, quanto de dinheiro entrou no seu caixa. 

Já o lucro é a relação deste montante subtraindo todas as despesas de seu negócio. 

Ter um faturamento alto nem sempre significa ter lucro. Afinal, ele é o número total sem a subtração de nenhum custo. O que importa, mesmo, é o valor de lucro final.

Leia mais: saiba como calcular margem de lucro

Calcule seus custos variáveis

Toda empresa, seja de materiais de escritório, peças de automóveis ou usinagem de peças, possui custos fixos e variáveis e, muitas vezes, você pode acreditar estar lucrando se só levar em conta os gastos com custos fixos, como aluguel, conta de água, luz, pagamento de funcionários, matéria-prima, entre outros. 

Porém, é justamente aí que muitos empreendedores acabam perdendo a mão e fechando o mês com prejuízo. 

É fundamental levar em conta alguns custos variáveis da sua empresa, pois é com essa soma que você conseguirá ter uma noção de seu lucro total. 

Sempre adicione essa variável no seu cálculo, pois ela pode ser decisiva para o seu negócio. Então, se programe e tenha capital extra para qualquer eventualidade que acontecer. O empréstimo empresarial, por exemplo, é uma ótima alternativa para isso.  

Leia mais: entenda o que é DRE e veja como fazer o seu

Adote indicadores de desempenho financeiro

Medir o andamento das finanças de seu negócio é fundamental para garantir que sua empresa esteja em uma situação satisfatória. Por isso, os indicadores de desempenho financeiro são fundamentais para qualquer empreendimento. 

Por meio deles, você pode ter uma noção melhor sobre sua atuação. Alguns dos principais indicadores financeiros são o ticket médio, que significa o valor médio da venda de seus produtos, e a margem de lucro, que é o resultado do lucro líquido sobre a receita obtida com o faturamento. 

Existem diversas possibilidades de medir a performance da sua empresa. Por isso, verifique quais indicadores se encaixam melhor para o seu negócio e quais você deve usar para obter os melhores resultados.

Leia mais: saiba como montar um planejamento financeiro empresarial eficiente

Identifique gastos e fontes de receitas

Além de conhecer os principais indicadores financeiros, é crucial que você também faça uma identificação mensal dos seus gastos e fontes de receitas. Analise com cuidado os gastos da sua empresa e quais são os prejuízos que você está tendo, tanto variáveis como fixos. 

Abrir uma conta PJ, por exemplo, é uma ótima forma de ter um maior controle financeiro de todos os gastos da sua empresa de forma organizada e prática, sem misturar os gastos pessoais com as finanças do seu negócio.

Leia mais: como abrir uma conta PJ

Também entenda sobre suas principais fontes de receita, pois isso vai ajudar a ter uma visão mais ampla sobre o seu negócio, bem como medir de maneira precisa o balanço financeiro mês a mês e quais pontos corrigir ou melhorar. 

Leia mais: como otimizar seu orçamento empresarial em 2022

Elabore o fluxo de caixa e se atente aos detalhes

Por fim, é fundamental elaborar o fluxo de caixa mensal de maneira detalhada. Cheque entradas e saídas e tenha total controle sobre todas as finanças. 

Criamos uma planilha de fluxo de caixa exclusiva para ajudar no controle das finanças do seu negócio de forma simples. Para baixar grátis, é só clicar aqui 👇

E aí, entendeu o que é saúde financeira da sua empresa? Então, salve esse post nos seus favoritos, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 😉

Leia mais: como fazer fluxo de caixa e o impacto para o capital de giro

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades, lançamentos e histórias no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: guia financeiro