19 out 2021

Como o empréstimo para PJ pode ser vantajoso para seu negócio

Como o empréstimo para PJ pode ser vantajoso para seu negócio

O mercado bancário evoluiu de forma bastante acelerada na última década. As fintechs foram grandes responsáveis por esta transformação. Com relação aos produtos de crédito, como empréstimos para PJ e financiamentos, muita coisa mudou positivamente, principalmente para as pequenas e médias empresas.

O avanço das fintechs viabilizaram taxas mais atrativas e condições mais viáveis relacionadas a prazos e pagamentos. Quer saber como o empréstimo para PJ pode ser vantajoso para o seu negócio? 

Então, vem com a gente!

Importância do crédito para o seu negócio

O crédito PJ é um dos instrumentos financeiros mais antigos do mundo e com um papel fundamental no desenvolvimento de negócios e da própria economia. Há muitos séculos, ele foi o responsável pelo desenvolvimento do próprio sistema bancário. Então, é mesmo uma ferramenta muito poderosa.

As principais motivações que levam empresas a contratar empréstimo para PJ são:

Equilibrar o fluxo de caixa

Para negócios com volume de vendas que ocorre em velocidade maior, equilibrar o caixa nem sempre é uma dor. Contudo, é importante prever cenários desfavoráveis, como crises e problemas econômicos, que podem elevar os prazos de recebimento da empresa. Nesse contexto, contratar um crédito PJ que cubra essa lacuna de tempo entre recebimentos e pagamentos pode ser uma ótima estratégia.

Ampliar o capital de giro

O fluxo de caixa e capital de giro andam lado a lado. Eventualmente, pode ser que seu negócio precise de recursos para pagar suas contas durante um determinado período de tempo. Nesse caso, recorrer ao empréstimo para capital de giro é uma boa alternativa para garantir que seu negócio passe por uma fase de queda de receitas e consiga manter as contas e as obrigações em dia.

Leia mais: qual a importância do capital de giro para empresas?

Investimentos

Outra possibilidade é contratar o crédito PJ para investir no seu negócio, seja na ampliação do espaço físico, em uma nova unidade, na compra de máquinas e equipamentos, na modernização de sua estrutura, contratações de equipe, entre outras necessidades. Caso você não tenha guardado dinheiro o suficiente para garantir esse investimento, o empréstimo empresarial pode ser um recurso para garantir o crescimento do seu negócio no médio e longo prazo. 

O que levar em consideração antes de pedir crédito PJ?

Sempre recomendamos, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, três perguntas básicas antes de comprar qualquer produto ou contratar alguma modalidade de crédito PJ:

  • Eu preciso disso?
  • Eu tenho dinheiro? 
  • Precisa ser agora?  

Se após essas três perguntas, você tomar a decisão de contratar um empréstimo para PJ, ainda será necessário levar em consideração outros fatores mais objetivos como:

  • Finalidade: tenha clareza de qual a finalidade do valor que está sendo captado, exatamente onde ele será aplicado e como isso afetará seu fluxo de caixa futuro.
  • Documentação necessária:  documento de identificação do dono do negócio, contrato social atualizado, extratos bancários dos últimos três meses e documento de identificação dos sócios, quando aplicável e certidão negativa.
  • Idoneidade e solidez da instituição: os rankings de reclamações do Banco Central do Brasil podem ajudar nessa busca.
  • As condições do produto: observe o custo efetivo total (CET), as taxas de juros, eventuais multas por atraso e os prazos de pagamento.

Leia mais: como emitir certidão negativa do seu negócio

“Apesar de existirem algumas razões específicas que levam a solicitação de crédito, no fim das contas, o que vale mesmo é o bom senso e planejamento do empreendedor, que deve mapear todas as necessidades do negócio para garantir um crescimento saudável a médio e longo prazo”, explica Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital – fintech de soluções financeiras para micro e pequenas empresas.

Como conseguir empréstimo para PJ

Para conseguir o crédito de forma mais tranquila, separamos alguns passos que você precisa pensar e estruturar antes de fazer seu pedido: 

Identifique a necessidade da sua empresa

Em primeiro lugar, é essencial que você saiba exatamente o porquê da sua empresa precisar de crédito e como o dinheiro será utilizado. Sem objetivos definidos, você corre o risco de desperdiçar o empréstimo e ainda se endividar.

Estruture um plano claro para o uso e a devolução futura do crédito PJ

Por exemplo: se você pegou R$10mil para repor o estoque da sua empresa e planejou devolver essa quantia em 10 meses, é fundamental que você inclua no seu planejamento orçamentário a entrada dos recursos e, também, o pagamento das parcelas, evitando surpresas.

Além disso, é preciso prever cenários pessimistas, como aqueles onde você terá dificuldade em devolver o dinheiro emprestado. Portanto, faça um acompanhamento mais próximo dessas contas no dia a dia para que, se necessário, você conseguir fazer ajustes em sua estrutura operacional ou de gastos com antecedência.

Cuide da sua imagem: ela tem impacto na imagem da sua empresa

Mesmo o empréstimo sendo feito em nome da pessoa jurídica, as instituições financeiras irão averiguar as contas dos sócios da empresa. Antes de fazer o pedido, resolva as questões pessoais para não encontrar problemas durante o processo de crédito

Outro ponto importante é manter a empresa sempre no azul. Ficar negativado é ruim para a imagem do negócio, já que mostra instabilidade e falta de gestão financeira. Uma forma de não cair nessa cilada é manter um planejamento financeiro, uma gestão eficiente das contas a pagar e as despesas em dia.

Solicite empréstimo para PJ no momento e lugar certo

Com objetivo definido, plano estruturado e cenário pessimista mapeado, o passo seguinte é considerar as opções disponíveis no mercado e identificar as melhores condições para seu negócio. 

Com BizCred, crédito PJ da BizCapital, por exemplo, você tem até meio milhão de reais, com pagamento em até 36 meses, para investir no que sua empresa mais precisa. 

Você pede o BizCred direto do seu celular ou computador e receba a resposta do pedido em até 5 minutos. Basta clicar no botão abaixo:

 “O empréstimo para PJ deve ser visto sempre como um facilitador de crescimento para a empresa, desde que seja sempre bem planejado e estruturado para caber nas contas. Afinal, a ideia é que ele ajude os negócios a lucrar, não a se endividar ainda mais”, afirma Rocha. 

Leia também: BizCapital passa a oferecer até meio milhão no crédito PJ

E aí, aprendeu como o empréstimo para PJ pode ser vantajoso para sua empresa? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

ver tudo sobre: guia financeiro