04 mar 2022

Como otimizar seu orçamento empresarial em 2022

Como otimizar seu orçamento empresarial em 2022

O ano já começou cheio de surpresas econômicas, por isso, é muito importante fazer uma revisão e acompanhar de perto o orçamento empresarial. Manter um orçamento alinhado com a realidade da sua empresa (e a do país) faz muita diferença em qualquer gestão financeira e operacional.

Como a gente sempre quer contribuir para o crescimento do seu negócio, trouxemos dicas valiosas para você acompanhar e otimizar o orçamento anual da sua empresa. Vamos nessa?

Como acompanhar o seu orçamento empresarial 

Uma boa forma de garantir que está tudo bem com seu orçamento anual, do jeitinho que foi planejado, é visitá-lo pelo menos uma vez ao mês. Se os números estiverem dentro do previsto, já é um bom sinal.

Agora, se você ainda não fez o seu, está na hora de correr. Para ajudar você na preparação desse modelo de orçamento anual, criamos um calendário exclusivo de 2022, com as principais datas comemorativas do ano e diversas dicas de gestão para o seu negócio. Baixe grátis aqui:

Para fazer o acompanhamento periódico do orçamento empresarial, é preciso que você siga os mesmos passos feitos na hora de elaborá-lo, atentando para os seguintes pontos:

Receitas

Verifique se as receitas previstas no orçamento estão se realizando. Ao identificar alguma comparação negativa, ligue o botão de alerta, pois os próximos meses podem ser prejudicados. Também é importante revisar as informações projetadas, em caso de alteração de contratos, perda de clientes e aquisição de novos compradores.

Leia mais: entenda o que é DRE e veja como fazer o seu.

Gastos

Verifique se as estruturas de custos e despesas continuam dentro do previsto. Às vezes, uma variação no preço de insumos ou de fornecedores em geral, para baixo ou para cima, pode fazer com que seu produto fique menos rentável ou, até mesmo, produza uma sobra maior de dinheiro no caixa. 

Investimentos

Repasse todos os investimentos e reinvestimentos previstos para o período e questione se sua empresa ainda possui capacidade financeira para comprar, aplicar ou contratar. Além disso, é possível que as coisas andem muito bem e seu negócio possa investir mais do que foi pensado inicialmente.

Leia mais: conheça MaisBiz, a nova linha de crédito da BizConta.

Vale ressaltar que esse acompanhamento deve ser um processo contínuo e é realmente importante que você perceba, o quanto antes, discrepâncias entre o orçamento e o realizado, quando houver. Isso vai permitir que sua empresa possa se reorganizar antes que os problemas ganhem musculatura. 

Caso esteja com dificuldade para fazer esse acompanhamento, seja por falta de tempo ou por não ter um exemplo de orçamento empresarial, a gente pode ajudar você nessa!


Controle as finanças do seu negócio de forma simples com essa planilha de orçamento empresarial que preparamos. Baixe grátis aqui!

Precisei ajustar meu orçamento empresarial. E agora?

Já entendemos que essas variações no orçamento podem ocorrer, então, ajustar a rota é totalmente esperado. Separamos algumas dicas práticas que podem ajudar você nesse momento:

Ajuste de gastos (custos e despesas)

Implica em verificar a necessidade de gastos no escritório e de colaboradores. Além disso, deve-se considerar negociar o prazo de pagamento com fornecedores e parceiros. Também é importante se certificar de não misturar os seus gastos pessoais com os gastos da sua empresa. 

Por isso, ter uma conta PJ é fundamental, pois, assim, você consegue ter um maior controle financeiro de todos os gastos da sua empresa. A BizConta, conta PJ digital da BizCapital, oferece Pix e TED sem custos, além de diversas outras vantagens, como mensalidade grátis e acesso, sob análise de cada cliente, ao MaisBiz, crédito pré-aprovado para quitar boletos da sua empresa.

Para baixar grátis a BizConta, basta clicar aqui:

Ajustes em receitas

A diminuição de receitas exige mais ajustes no orçamento, uma vez que as vendas devem cobrir toda a estrutura de gastos da empresa. A sua atenção deve se voltar para melhorias no processo de venda e na margem de lucro desses produtos. 

Considere um bate-papo com a equipe de vendas para entender essa queda e buscar soluções. Reveja se o estoque ainda é compatível com as suas necessidades atuais.

Leia mais: como fazer uma boa gestão financeira do seu negócio.

Lembre-se de que ajustar a rota faz parte dos negócios. Esteja atento aos movimentos, porque isso vai ajudá-lo a diminuir os riscos para a sua empresa.

E aí, já sabe como acompanhar e otimizar seu orçamento empresarial? Então, compartilhe essa informação com sua rede de contatos e bons negócios para você 😉

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: guia financeiro