01 nov 2021

Saiba como sua empresa pode pagar menos impostos e tributos

Saiba como sua empresa pode pagar menos impostos e tributos

Os impostos no Brasil podem ser grandes vilões para as micro e pequenas empresas. Em meio às leis e regras tributárias, a gente sabe que pode ser bastante desafiador manter as contas em dia, mas sabia que existem formas de reduzir os impostos e tributos do seu negócio? Isso mesmo!

Primeiro, é necessário entender qual regime de tributação seu negócio pode se enquadrar para escolher a melhor opção. Depois, um bom planejamento tributário pode ajudar na gestão financeira da sua empresa, dando mais fôlego e, até mesmo, uma margem de lucro maior.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então, vem com a gente!

Quanto uma empresa paga de impostos e tributos? 

O Brasil é um país tradicionalmente conhecido por possuir uma grande quantidade de tributos, tornando os valores pagos ao governo – que já são altos – mais complexos de serem gerenciados. O total de tributos arrecadados pelo governo compõe a chamada carga tributária

Leia mais: conheça o planejamento tributário e suas principais etapas

Do ponto de vista das empresas, a carga tributária é o total de impostos e tributos pagos dividido por sua receita total. Essa conta resulta em um percentual (%), que é justamente a carga tributária. 

No Brasil, a carga tributária média, de acordo com a Receita Federal, é de aproximadamente 32,7%. Em relação aos países da OCDE (grupo das nações mais desenvolvidas), com carga tributária média de 34,2% do PIB, o Brasil está em um patamar moderado.

Apesar deste percentual médio, o total efetivo que cada empresa paga varia de acordo com o regime tributário no qual o seu negócio está enquadrado. Em resumo, o regime tributário é o conjunto de normas e leis que regulam a forma como uma empresa deve apurar os tributos que são devidos ao exercer suas atividades.

E a lei apresenta três principais tipos de regimes tributários, sendo eles:

  • Simples Nacional: regime criado especialmente para microempresas e empresas de pequeno porte com faturamento anual de até R$4,8 milhões. O Simples Nacional foi criado com o objetivo de simplificar o processo de arrecadação de tributos, uma vez que essas empresas não contam com um departamento dedicado a cuidar dessas obrigações. O regime para os Microempreendedores Individuais (MEI) é um enquadramento previsto no Simples Nacional.
  • Lucro Presumido: regime optativo para empresas que faturam até R$78 milhões no ano, em que o valor a ser recolhido na forma de tributos é estipulado de forma prévia pela lei, de acordo com o ramo de atividade da empresa.
  • Lucro Real: bem diferente do Simples Nacional e do Lucro Presumido, este regime de tributação é utilizado, em grande parte, por multinacionais e empresas de grande porte. Os tributos a serem recolhidos são calculados conforme o lucro líquido obtido durante o ano pela empresa.

Leia também: como escolher um dos tipos de natureza jurídica para sua empresa

Como reduzir os impostos de uma empresa

Considerando a carga tributária média que as empresas no Brasil recolhem e pagam ao fisco (arrecadação de tributos pelo Estado), a grande dúvida de muitos empresários e empreendedores é justamente como reduzir o volume de tributos recolhidos. As dicas a seguir podem ajudar você nesse processo:

Busque o enquadramento correto

Como você pode notar, cada um dos regimes tributários atende a um determinado estágio e porte de empresa. Desse modo, é importante buscar o enquadramento adequado para o seu negócio. No Simples Nacional existem, ao menos, 30 possibilidades de alíquotas, organizadas em 5 tabelas pelo ramo de atividade do seu negócio.

Faça um planejamento tributário

Considere um planejamento tributário junto ao seu planejamento financeiro. Atente-se às expectativas de faturamento, despesas, custos e lucro do seu negócio para recolher o valor correto de tributos. Junto a esse planejamento, esteja atento às datas limite para emitir e pagar as guias de recolhimento dos tributos. 

Diminua o seu pró-labore

O pró-labore é a remuneração à qual têm direito o administrador da empresa e seus sócios, caso seja uma empresa com mais de uma pessoa à frente do negócio. Assim, o ideal é que você e seus sócios definam um pró-labore isento de Imposto de Renda, pois como toda remuneração do trabalho, o pró-labore também está sujeito a todas as despesas da folha de pagamento, como a contribuição para o INSS, FGTS, pagamento de férias e adicional de décimo terceiro, por exemplo.

Divida a empresa

Em último caso, se você já tentou todas as alternativas anteriores, mas continua pagando altos impostos e tributos, considere dividir sua empresa em outras empresas menores para que, deste modo, você consiga manter o enquadramento tributário mais vantajoso para o seu negócio. 

Mas fique atento ao total pago em tributos e à carga tributária, já que, dependendo do quanto está sendo pago pelo seu negócio, pode ser mais vantajoso assumir outros regimes tributários, como o Lucro Presumido ou Lucro Real.

Mantenha uma boa gestão financeira do seu negócio

Ter o total controle da gestão financeira da sua empresa, como as entradas e saídas  ajudam você nas tomadas de decisões e em reajustes de rotas quando necessário. 

Algumas soluções, como a conta PJ digital, podem ser grandes aliadas na organização e gestão das finanças do seu negócio. Ao contrário da conta PJ tradicional, a conta PJ digital permite que você tenha o controle financeiro da empresa na palma da mão, com todo gerenciamento feito direto do celular ou computador.

A BizConta, conta PJ digital da BizCapital, oferece diversas vantagens, como mensalidade grátis, TED e Pix sem custos, emissão de boletos grátis e ilimitados¹ e acesso² exclusivo ao MaisBiz, crédito pré-aprovado para quitar boletos da sua empresa. Para baixar grátis a BizConta, basta clicar aqui:

Leia mais: MaisBiz: nova linha de crédito da BizConta, conta digital PJ da Biz

E aí, aprendeu como pagar menos impostos e tributos na sua empresa? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂

¹Oferta válida até dezembro de 2021. Por motivos de segurança, emissões de mais de 25 boletos podem estar sujeitas a análise.
²MaisBiz está sendo disponibilizado gradativamente e está sujeito à análise de crédito de cada cliente.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

ver tudo sobre: guia financeiro