02 fev 2022

Conheça as principais formas de pagamento online

Conheça as principais formas de pagamento online

Assim como os meios de comprar estão mudando, a forma como as pessoas pagam por essas compras também está. Em pouco tempo, tudo será online, como já estimam muitas consultorias. Estar atento a essas evoluções faz com que seu negócio não perca vendas e esteja à frente de muitos concorrentes. Pensando nisso, preparamos um material para que você conheça as principais formas de pagamento online.

Continue lendo para conferir! 

A evolução dos meios de pagamento online

O mercado de meios de pagamento evoluiu muito nas últimas décadas, acompanhando o desenvolvimento tecnológico. O número de alternativas que existem hoje em comparação há 10 anos é muito superior. 

Pense, por exemplo, nas últimas experiências de consumo que você teve e nas formas de pagamento online que foram oferecidas. Esse universo de possibilidades que surgiu (e continuará a crescer) é fruto tanto de uma necessidade de melhor experiência de pagamento para os usuários como, também, da busca por mais segurança nas compras.

Um estudo publicado em 2017 pela Nasdaq destacou que, até 2040, 95% de todas as compras devem acontecer online. Ou seja, se você ainda não tem infraestrutura de meios de pagamento digital, você deve repensar sua estratégia e organização

A seguir, separamos uma lista com os principais meios de pagamentos online usados atualmente e as vantagens e desvantagens de cada um. Confira!

Leia mais: entenda o que é DRE e veja como fazer o seu

Tipos de pagamento online

Quando falamos de pagamento digital, existem muitas possibilidades e cada uma delas se adequará melhor ao seu mercado, nicho, público e até a proposta de valor do seu negócio. 

Depósitos

O mais tradicional dos pagamentos depois do uso de papel-moeda, o depósito ainda hoje é um meio bastante demandado, tendo em vista o alto número de desbancarizados no país, principalmente dos municípios mais distantes dos grandes centros. 

Dada a sua simplicidade e por não demandar grandes investimentos em plataformas tecnológicas, os depósitos em conta foram muito utilizados no início do e-commerce no Brasil. Por questões de fraude e segurança, é cada vez mais raro encontrar esta modalidade de pagamento. 

Transferências e Pix

As transferências são uma modalidade eletrônica de pagamento mais segura do que os depósitos, menos propensa a golpes, mas, ainda assim, seguem a linha do “tradicional”. Você, empreendedor, informa a conta e o cliente faz a transferência. Depois, você precisa validar se a transferência foi feita corretamente para liberar a venda.

Até pouco tempo, só existiam duas possibilidades de transferências: o Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência Eletrônica Disponível (TED). Ambas possuem limitações de horário e valor, sendo o TED o mais flexível e mais rápido. 

Com o avanço tecnológico, uma nova modalidade surgiu: o Pix que, desde novembro de 2020, permite que as transferências sejam realizadas a qualquer dia e horário e em tempo real.

Leia mais: principais vantagens do Pix para o seu negócio

Boletos bancários

Apesar de tradicionais, os famosos boletos ainda são muito utilizados como forma de pagamento online. A maior vantagem, principalmente para o lojista, é a garantia do pagamento à vista e, também, a facilidade em validar e conciliar os pagamentos. Uma ótima forma de controlar as finanças do seu negócio é usando uma planilha de gestão financeira. 

Para baixar grátis nosso modelo exclusivo, é só se cadastrar aqui 👇

Para emitir boletos, o lojista precisa contratar o serviço de um banco, que fará a emissão do documento. A maior parte das opções de conta PJ disponíveis no mercado já incluem essa modalidade dentro do pacote básico de serviços. 

A BizConta, conta PJ digital da Biz, por exemplo, não cobra nada para emitir boletos. Além disso, ela não tem taxa de abertura, mensalidade ou manutenção, e ainda oferece Pix sem custos para enviar ou receber e TED grátis. Abra a sua conta em poucos minutos clicando aqui 👇

Cartões de débito, crédito e virtuais

Os cartões são o meio de pagamento online mais usado nas lojas virtuais. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2021, o número de transações utilizando cartões movimentou R$ 401,7 bilhões até setembro (último dado disponível). 

Esse movimento representa um crescimento de 30,9% no uso de cartões para compras online em comparação com o mesmo período de 2020. 

O cartão virtual é um dos mais usados. Basicamente, ele é uma sequência de números, um código de verificação e uma senha, que pode ser gerado no aplicativo da sua instituição financeira para ser utilizado em compras físicas ou digitais. 

Leia mais: vantagens do cartão para CNPJ

Carteiras virtuais (e-wallets)

Paralelo ao uso dos cartões virtuais em compras físicas ou online, para facilitar a experiência de compra, nasceram as carteiras virtuais. Diferente dos nossos cartões e dinheiro que guardamos em nossa carteira na versão virtual, seu patrimônio e dados são gerenciados por meio de um aplicativo. 

Desse modo, por exemplo, em vez de termos que lembrar todas as vezes daquele número comprido, da data de validade e do código de verificação do nosso cartão, basta pagarmos com nossa carteira virtual e, assim, a compra será realizada.

Gateway de pagamento

Um gateway de pagamento, como EBanx, Moip, Aceita Fácil e outros, são serviços que conectam o seu e-commerce aos meios de pagamento. Sabe aquela tela de pagamento que aparece depois que você inseriu os itens que deseja comprar no carrinho de compras da sua loja virtual preferida? Esse é exatamente o gateway de pagamento. 

Seu papel, além de ser a interface virtual que transmite os dados dos clientes captados, é de fazer a comunicação para os demais agentes envolvidos na compra, como o emissor do cartão e a bandeira, a fim de autorizar a transação realizada. Pense nele como a “maquininha” do mundo online.

Leia mais: como ter acesso ao crédito por maquininhas de cartão? 

Buy Now, Pay later (BNPL)

A ideia é exatamente o que o nome promete: serviços que permitem aos clientes comprar algo, na maioria das vezes por meio de lojas virtuais, e pagar posteriormente, seja de maneira integral ou em prestações.

É um crediário digital. O tema ganhou destaque e relevância depois que a Apple anunciou, em 2021, o interesse de iniciar operações com BNPL por meio de sua carteira virtual, a Apple Pay, para parcelar compras em suas lojas físicas e virtuais.

Você sabia que a Biz oferece o serviço de BNPL com o MaisBiz, crédito pré-aprovado disponível¹ para clientes da BizConta, conta PJ digital?

“MaisBiz é o crédito pré-aprovado na BizConta, que permite que o cliente possa quitar boletos hoje e pagar para a Biz somente 30 dias depois. Um crédito de curtíssimo prazo, sem nenhuma burocracia, que ajuda o cliente não só a otimizar o capital de giro daquele mês, como também a negociar melhores condições com fornecedores”, explica Bruno Israel, head de marketing da BizCapital. 

Veja como é fácil abrir sua BizConta:

Abra sua BizConta clicando aqui 👇

Criptomoedas e moedas digitais 

Por fim, as criptomoedas ganham cada vez mais espaço dos clientes e lojas virtuais como forma de pagamento online. As criptomoedas são dinheiro digital, portanto, não possuem uma versão “física”, como é o caso do Real, do Dólar e outras moedas, por exemplo. 

A criptomoeda mais popular é o Bitcoin, que já existe há mais de dez anos. Atualmente, já existem mais de três mil criptomoedas diferentes, cada uma com um propósito específico, mas todas com o objetivo de melhorar a segurança e a eficiência nas trocas, sejam de ativos financeiros ou na compra de bens e serviços

Grandes empresas, como Microsoft, Coca-Cola, PayPal e Starbucks, já aceitam Bitcoin em alguns países. A gigante do varejo Amazon deve entrar nesta onda em breve. 

E aí, entendeu como funcionam os principais meios de pagamento online? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 😉

¹MaisBiz está sendo disponibilizado gradativamente e está sujeito a análise.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: tecnologia