30 nov 2021

Saiba como montar um planejamento financeiro empresarial eficiente

Saiba como montar um planejamento financeiro empresarial eficiente

O planejamento financeiro empresarial é o ponto de partida para manter seu negócio saudável e pronto para enfrentar o mercado. Além disso, com ele é possível alcançar metas e objetivos traçados para um período.

Pensando na gestão financeira dos pequenos e médios negócios, vamos explicar como o planejamento funciona na prática e como essa ferramenta permite que você enxergue com antecedência os caminhos que a sua empresa está seguindo e esteja preparado para tomar decisões. 

Continue com a gente!

A importância do planejamento financeiro para sua empresa

O planejamento financeiro de uma empresa muitas vezes se resume a uma de suas principais ferramentas: o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta que pode ser montada direto em Excel (mais usual) ou adquirida em um software. Ela utiliza o chamado “regime de caixa”, onde se registra de maneira periódica todo o movimento financeiro da empresa.

Na própria planilha, você também pode projetar receitas e despesas esperadas para os próximos meses, como faturamento com clientes fixos ou vendas a prazo, além de desembolsos com funcionários, impostos e outros custos.

Com um fluxo bem adaptado aos tipos de gastos que seu negócio possui e um acompanhamento diário de suas contas, você conseguirá estar sempre à frente das questões financeiras da sua empresa. 

Vale lembrar que um fluxo de caixa deve ser confiável, portanto, ao planejar os próximos meses, registre apenas os valores que tenham grandes chances de acontecer e sempre revisite para validar se ainda faz sentido.

Leia mais: como fazer fluxo de caixa e o impacto para o capital de giro

Como fazer o fluxo de caixa?

Antes de começar, criamos uma planilha de gestão financeira exclusiva para ajudar no controle das finanças do seu negócio. Para baixar grátis, é só se cadastrar aqui 👇

A planilha de fluxo de caixa está organizada de forma muito simples, onde cada aba representa um mês e cada mês leva o mesmo plano de contas. Dentro dos meses, há  ainda a divisão por dias, que são os campos para trabalhar diariamente.

Existe, também, uma aba chamada “consolidado”, onde você poderá enxergar o desempenho financeiro mês a mês de seu negócio e entender como sua empresa tem usado seus recursos.

Para melhor utilização da planilha que disponibilizamos, separamos 7 dicas que vão garantir sucesso no seu planejamento financeiro da sua empresa.

1) Ajuste no plano de contas

O Plano de Contas nada mais é do que um conjunto de contas, previamente estabelecido, que vai guiar os trabalhos contábeis, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. Você pode construir o seu ou pedir para o seu contador.

Na prática, são as linhas que vão indicar onde determinadas despesas serão registradas na planilha. Por exemplo, se você desembolsou R$10.000,00 em salários, esse valor deve ser registrado na conta (ou na linha) para gastos com salários.

Leia mais: qual a importância do capital de giro para empresas?

2) Registro de previsões

Após a adaptação do plano de contas às suas necessidades, chegou a hora de registrar as previsões.

Liste valores a receber e a pagar que sua empresa terá nos próximos três meses e em quais datas esses movimentos devem acontecer. Depois, basta registrar cada valor em suas respectivas linhas, lembrando de sempre colocar no dia exato previsto para pagamento.

Por exemplo, se todo dia 10 você tem que pagar a sua conta de internet, registre na linha específica de “internet” o valor referente ao plano.

3) Análise inicial

Com todas as previsões na planilha, faça uma revisão dos lançamentos diários. Depois, avance até a aba “consolidado” e faça uma análise mais macro dos lançamentos. Essa análise é muito importante para sustentar as próximas etapas, já que, a partir disso, decisões podem ser tomadas de forma mais acertada.

4) Análise minuciosa

Com a certeza de que todos os lançamentos estão corretos, você deve fazer uma análise minuciosa.

Nesta etapa, vamos identificar possíveis “gargalos” no caixa, ou seja, se em algum momento a projeção está deixando a conta negativa ou se tem alguma sobra. 

Perceba a importância desta etapa: é aqui que você vai planejar e tomar decisões importantes, como negociar vencimento de faturas, tomar empréstimos, aumentar o faturamento, avaliar investimentos em pessoal e máquinas ou até mesmo fazer aplicações do dinheiro. Identificar esses pontos de atenção com antecedência permite resolver a situação antes que ela aconteça.

Se identificar a necessidade de um empréstimo, já sabe! Com BizCred, crédito PJ da BizCapital, você tem até meio milhão de reais, com pagamento em até 36 meses, para investir no que sua empresa mais precisa. Você pede o BizCred direto do seu celular ou computador e recebe a resposta do seu pedido em minutos 👇

Leia mais: veja como fugir das armadilhas do cheque especial

5) Conciliação bancária

A partir do momento que a situação do caixa é resolvida, é hora de partir para o dia a dia da operação.

De tempos em tempos, é necessário acessar o extrato bancário e o fluxo de caixa da sua empresa, para validar se o que estava previsto para acontecer se concretizou. O ideal é que isso seja feito todos os dias pela manhã, mas você pode adaptar de acordo com a sua realidade. 

De modo geral, a conciliação bancária tem o propósito de validar os controles internos da empresa, com tudo que entrou e saiu da sua conta. Dessa forma, seu fluxo de caixa sempre vai refletir a real saúde financeira do seu negócio.

Leia mais: como fazer a gestão de custos da sua empresa.

6) Ajustes e correções

Como nem sempre as coisas acontecem como imaginamos, pagamentos ou recebimentos podem acabar acontecendo em datas diferentes do previsto.

Neste caso, se for preciso ajustar algo, é só retirar a informação da data antiga e realocar na data nova ou se o recebimento e/ou pagamentos não forem mais existir, é só deletar.

Importante: caso haja muitas alterações e de grandes valores, pode ser necessário uma revisão geral dos números projetados .

Leia mais: conheça os indicadores de desempenho do seu negócio

7) Monitoramento

Para aproveitar ao máximo essa ferramenta, o monitoramento deve ser constante, revisitando as projeções e inserindo informações novas imediatamente, o que é de extrema importância para a confiabilidade do seu fluxo de caixa.

E aí, entendeu como funciona um planejamento financeiro empresarial? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 😉

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

ver tudo sobre: guia financeiro