24 ago 2021

Conta digital PJ: quais as vantagens e como abrir a sua

Conta digital PJ: quais as vantagens e como abrir a sua

Se você chegou nesse post, provavelmente já conhece algumas burocracias envolvidas na abertura da conta PJ e as altas tarifas que costumam ser cobradas, certo? Mas não se preocupe! A insatisfação por conta desse cenário deu surgimento às contas digitais, que oferecem serviços mais simples e acessíveis que os sistemas tradicionais.

A conta PJ digital permite que os empreendedores tenham a gestão financeira do negócio organizada em apenas um lugar, de forma barata, ágil e personalizada. Mas como toda novidade gera dúvidas, criamos esse conteúdo para você entender o que é esse tipo de conta, qual a importância dela e como escolher a sua.

Vem com a gente!

O que é conta PJ

Uma conta bancária para pessoa jurídica, ou simplesmente conta PJ, é um produto bancário voltado exclusivamente para empresas. Hoje em dia, você pode optar por ter uma conta PJ tradicional ou digital. Ambas oferecem serviços semelhantes, mas com grandes diferenças em tarifas e funcionalidades.

Não há nenhum instrumento legal que obrigue uma empresa a abrir uma conta jurídica, mas sua abertura garante grandes vantagens para o negócio, além de contribuir para seu crescimento saudável a longo prazo.

Para que a empresa tenha acesso a este tipo de serviço, será necessário o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ. É a partir deste cadastro que a instituição conseguirá avançar na abertura de uma conta exclusiva para empresas. 

Leia também: Para que serve o CNPJ

Quais as diferenças entre uma conta PF e a conta PJ?

Apesar de não haver grandes diferenças entre as contas física e jurídica, existem algumas funcionalidades na conta PJ que são exclusivas.

Com isso, você deve estar se perguntando: se não existem grandes diferenças e nenhum tipo de obrigação para que meu negócio tenha uma conta PJ, qual a importância dela?

É simples: a conta PJ separa as movimentações financeiras da pessoa física da pessoa jurídica, ou seja, separa o que é seu e o que é da empresa. Além disso, a conta PJ oferece maior quantidade e diversificação dos serviços que a empresa terá acesso.

Quais as vantagens de uma conta PJ digital?

Como você viu, a principal função da conta PJ é separar as finanças pessoais do negócio. Mas de forma geral, ela oferece diversas vantagens, como:

  • Acesso a emissão de boletos
  • Anuência da tarifa de transferência entre bancos distintos
  • Acesso a linhas de crédito com taxas de juros menores
  • Eliminação de problemas com o fisco
  • Maior controle financeiro
  • Aumento do grau de profissionalização do negócio

Já as contas digitais PJ oferecem os mesmos serviços, mas com tarifas mais atrativas (ou até mesmo sem tarifas) em relação aos bancos tradicionais, o que é ideal para uma gestão de custos mais simplificada para o pequeno empreendedor. Veja os diferenciais que a conta PJ digital oferece:

  • O processo de abertura é feito pelo próprio celular e em poucos passos
  • Os aplicativos costumam ser extremamente intuitivos e fáceis de usar
  • Taxas e serviços são mais acessíveis
  • Com a ajuda da tecnologia, simplifica a gestão financeira do negócio, garantindo mais liberdade e autonomia ao empreendedor
  • Facilita o processo de recebimento de empréstimos empresariais e financiamentos
  • É totalmente segura, já que atendem aos requisitos do Banco Central e está dentro das determinações da LGPD

Para tirar o máximo proveito dessa conta, é preciso pesquisar as instituições financeiras ou fintechs bem à fundo para não ter problemas mais à frente. 

Como escolher e abrir uma conta PJ digital

Geralmente, a abertura da conta PJ digital é feita diretamente via aplicativo, onde são solicitados alguns dados, que você envia pelo seu próprio smartphone. Depois da abertura, você já consegue realizar todas as transações disponíveis na conta.

Mas antes de decidir a melhor conta digital PJ, você precisa listar todas as necessidades do seu negócio que precisam ser atendidas. Por isso, pesquise e tenha certeza de que você está escolhendo uma ferramenta de gestão que faça sentido para você. Não esqueça de checar a disponibilidade de alguns serviços essenciais, como:

1- Saques
2- Emissão de boletos
3- Extratos
4- TED
5- DOC
6- Pix
7- Débito automático
8- Pagamentos
9- Serviços de cobrança

Feito isso, procure as opções disponíveis no mercado e veja qual se adequa melhor às necessidades da sua empresa. Encontrou? Então, basta avaliar o índice de reclamações no Banco Central ou sites de avaliações, como o TrustPilot e Reclame Aqui, para certificar que se trata de uma instituição ou fintech confiável.

Leia também: a BizCapital é uma empresa confiável?

Quais os custos de uma conta PJ?

Como você deve saber, a maioria dos bancos tradicionais cobram para realizar a manutenção da sua conta PJ, assim como acontece com as contas bancárias de pessoas físicas.

As fintechs chegaram para facilitar o acesso aos serviços financeiros, com isenção de taxas ou tarifas menores quando comparadas com o sistema tradicional. Por isso, elas estão crescendo cada vez mais e conquistando cada vez mais espaço no nosso país.

BizConta, conta PJ gratuita digital da BizCapital, por exemplo, não possui custos de abertura, mensalidade ou manutenção e ainda oferece Pix e TED sem custos para enviar ou receber.

“O objetivo da BizConta é de simplificar a vida do pequeno empreendedor, eliminando a perda de tempo e o desgaste inútil do sistema tradicional, como papelada, filas, agências lotadas, demora nas respostas e, claro, taxas que muitas vezes nem o gerente do banco consegue explicar”, comenta Bruno Israel, head de marketing da BizCapital.

E para facilitar ainda mais a gestão financeira e ajudar no acompanhamento de entradas e saídas do seu negócio, a BizConta acaba de lançar o recurso de extrato automático.

Com ele, você pode cadastrar até cinco contatos de sua confiança, como seu contador, para receber todo dia 1º de cada mês o detalhamento de todas as movimentações da sua empresa. Tudo de forma automática e segura. Para saber mais sobre a BizConta, basta clicar no botão abaixo.

E aí, entendeu as principais vantagens da conta PJ digital? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

ver tudo sobre: dicas de gestão