18 nov 2021

Principais vantagens do Pix para o seu negócio

Principais vantagens do Pix para o seu negócio

Apesar de ter sido criado em 2018, foi em novembro de 2020 que pessoas e empresas ganharam acesso ao Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. O recurso, considerado uma das grandes transformações tecnológicas do sistema financeiro dos últimos anos, tornou-se uma alternativa mais barata, eficiente e rápida para efetuar transações. E as vantagens do Pix não param por aí.

O Pix é o futuro das operações financeiras no país e sua empresa não pode ficar de fora desta revolução. 

Quer saber mais? Vem com a gente!

O que é o Pix

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil com a finalidade de diminuir o uso de dinheiro físico – ainda muito usado no país – e de modernizar os modelos de transação tradicionais, como o TED e DOC.

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, Pix não é uma sigla ou algo do gênero. Na verdade, ao criar o nome deste sistema de pagamentos instantâneos, o Bacen quis referenciar o termo tecnológico “pixel”, que representa o menor ponto que forma uma imagem digital.

A ideia foi criar um sistema que fosse tão simples, rápido e intuitivo, como uma troca de mensagens no WhatsApp, por exemplo. Além disso, o sistema funciona 7 dias por semana e 24 horas por dia, inclusive feriados.

Como funciona o Pix

Nas modalidades anteriores como DOC ou TED, as taxas e a burocracia eram bem maiores, precisando dos números da agência, conta corrente, CNPJ, razão social e número da instituição que receberia o pagamento.

Com o Pix, caso a empresa opte pelo pagamento instantâneo, basta saber a chave Pix de quem irá receber o pagamento, que pode ser o CNPJ do fornecedor, número do telefone, e-mail ou uma chave criada.

Além da praticidade de ter o dinheiro na conta no exato momento da transferência, o Pix trouxe outra inovação ao sistema de pagamentos brasileiro: não existe limite na transação entre pessoas físicas e empresas.

A instituição financeira pode colocar “travas” para evitar fraudes e sequestros, mas isso fica a critério do próprio banco e pode ser alterado conforme demanda do correntista.

O Pix é gratuito para pessoas físicas, seguindo a determinação do Banco Central. Já para as empresas, fica a critério de cada instituição financeira determinar a tarifa das transferências.

Na BizConta, conta PJ digital da BizCapital, por exemplo, todas as transações via Pix e TED são gratuitas. Além disso, não existe tarifa de mensalidade e nem de abertura. Ah, e clientes que já solicitaram BizCred, crédito PJ da Biz, criam a BizConta em minutos. Baixe o app e finalize o preenchimento dos seus dados:

E mais: clientes BizConta ainda têm acesso ao MaisBiz, linha de crédito rápido e fácil¹, pensado especialmente para os momentos em que o dinheiro tá curto e você precisa de mais prazo ou quer aumentar o seu poder de negociação.

Leia também: MaisBiz, a nova linha de crédito da BizConta

As vantagens do Pix

Poder pagar muito menos por uma transação financeira com a possibilidade de ter o dinheiro na conta PJ sem burocracias é uma vantagem que já impacta positivamente muitas empresas no Brasil.

A Head de Produtos da BizCapital, Vanessa Medeiros, revela que atualmente 80% das transações efetuadas pela fintech são feitas pelo Pix, ferramenta, segundo ela, mais útil para as pequenas empresas do que para as grandes:

“As pequenas empresas se beneficiaram do Pix mais rapidamente, porque elas se adaptam mais facilmente por não terem ecossistemas tão complexos como grandes lojas digitais, por exemplo. Isso pode ser percebido principalmente em estabelecimentos do comércio de rua.”

Confira outras vantagens do Pix para sua empresa:

Pagamentos e recebimentos imediatos

Como o Pix funciona 24h por dia e 7 dias por semana, inclusive em feriados, isso permite novos métodos de negociação. Afinal, pagamentos mais ágeis podem conferir descontos mais interessantes no processo de negociação.

Maior controle do fluxo de caixa

Ao invés de ter que esperar horas para receber uma transação, o Pix proporciona o recebimento de forma imediata, o que pode ser uma importante vantagem na hora de controlar o seu fluxo de caixa.

Em outras modalidades, como com o pagamento por boleto ou via TED e DOC, as transações podem ser concluídas dias depois.

Mais segurança

Apesar de requisitar maiores cuidados na hora de emitir uma ordem de pagamento instantâneo, o uso do Pix diminui os riscos envolvidos em pagamentos não concretizados e estornados.

Escolha mais ampla de métodos de pagamento

A modalidade de transferências via Pix é mais uma opção ao consumidor que pode não dispor, no ato do pagamento, de cartões de débito ou dinheiro. 

Com o celular em mãos, o pagamento poderá ser efetuado instantaneamente sem a necessidade de uma empresa intermediária, como acontece com os pagamentos com cartão.

Vantagem competitiva

Aceitar pagamentos com o Pix é uma vantagem indispensável para a empresa que quer captar mais clientes. 

Segundo uma pesquisa da FGV, temos mais celulares do que pessoas no país, o que mostra o potencial de crescimento que esta modalidade de transferência tem. 

Dados do Banco Central do Brasil mostram, ainda, que apenas no primeiro dia de lançamento, foram feitas quase 1 milhão de operações via Pix. Em volume financeiro, foram movimentados cerca de R$777,3 milhões.

Para algumas pessoas, o Pix tem potencial de revolucionar não somente o sistema financeiro, mas um ponto muito discutido no Brasil: a identidade digital.

Leia também: vantagens do Open Banking para o seu negócio

E aí, entendeu as principais vantagens do Pix para a sua empresa? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

¹MaisBiz está sendo disponibilizado gradativamente e sua disponibilidade está sujeita a análise.

ver tudo sobre: tecnologia