28 out 2021

Vantagens do cartão PJ para a sua empresa

Vantagens do cartão PJ para a sua empresa

Você sabia que o uso do cartão de crédito é uma das modalidades de crédito mais simples e desburocratizadas que existem para empresas? Outra modalidade que cresceu mais de 300% nos últimos dois anos foi a de cartões pré-pagos. Você já conhece? Graças aos avanços na tecnologia e a diversificação do mercado de crédito, novos tipos de cartão PJ destinado aos empreendedores foram surgindo, como os cartões de crédito virtuais ou pré-pagos.

Todos eles, se usados de maneira correta, podem auxiliar muito no planejamento financeiro, bem como ser um importante aliado no desenvolvimento de uma empresa.

Quer saber mais? Vem com a gente!

O que é cartão PJ?

Antes de mais nada, vale ressaltar que não é correto utilizar cartões pessoais para fazer pagamentos da sua empresa e vice-versa. Separar as finanças pessoais do seu negócio é essencial para não comprometer o planejamento e a saúde financeira.

O cartão para pessoa jurídica é um cartão de crédito ou pré-pago que possibilita essa divisão, entregando à sua empresa diversas facilidades, vantagens e benefícios, desde assinaturas de serviços online e compras pontuais, gerando uma melhor organização financeira. 

Os aplicativos para celular ou internet banking responsáveis pelo cartão PJ permitem que sua empresa acompanhe em tempo real seus gastos e, em alguns casos, até um resumo por tipo de despesas, dando visibilidade de onde os recursos de seu negócio estão sendo aplicados.

Além disso, algumas instituições financeiras ou fintechs concedem descontos na compra de produtos e serviços ou trabalham com programas de pontuação que podem ser trocados por passagens aéreas e milhares de outros serviços e produtos.

O único ponto de atenção é em relação ao pagamento total da fatura no vencimento. Para se ter uma ideia, a taxa de juros para empresas que precisaram parcelar a fatura do cartão de crédito ficou em torno de 117,5% ao ano, no mês de setembro de 2021, de acordo com Banco Central do Brasil.

É inclusive neste contexto que os cartões pré-pagos ganham espaço, dadas as diversas vantagens que apresentam, desde a ausência de análises de crédito ou análises mais simplificadas até o maior controle das suas finanças.

Portanto, é importante seguir um planejamento e utilizar o cartão PJ de maneira consciente para que seu negócio tenha apenas coisas boas para aproveitar.

Leia mais: MaisBiz: nova linha de crédito da BizConta, conta digital PJ da Biz

Vantagens de ter um cartão PJ

Além das vantagens descritas acima, o cartão de crédito ou pré-pago também oferece ao empreendedor a possibilidade de comprar produtos que estariam fora do seu alcance financeiro por meio do parcelamento da compra.

É importante observar que, para parcelamentos de compras, nem todos os cartões pré-pagos possuem tal função. Mas com a difusão das compras online e inovações como “Buy Now, Pay Later“, o parcelamento está cada vez mais acessível. 

É claro que isso poderia ser feito por outras modalidades de crédito, mas a compra pelo cartão vai fazer com que isso ocorra de forma simples e sem burocracia.

Parcelamento de compras

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) mostram que pelo menos metade das operações envolvendo cartões de crédito está ligada a compras parceladas.

O parcelamento de compras, em que as parcelas possam ser pagas por meio do capital de giro da empresa, pode ser a oportunidade de adquirir equipamentos ou serviços essenciais à manutenção ou aumento da competitividade da empresa, por exemplo.

Essa operação também pode gerar impacto positivo no fluxo de caixa, uma vez que a empresa já pode ter recebido dinheiro por determinada venda e os custos que teve para produzir e entregar podem ser desembolsados em meses seguintes.

Planejamento mais eficiente

Com o controle das compras parceladas realizadas com o cartão PJ, um negócio terá maior previsibilidade dos gastos

O uso do serviço de débito automático impede o empreendedor de esquecer a data de pagamento da fatura. Dessa forma, sua empresa não estará exposta aos juros incidentes no parcelamento de fatura.

A empresa também pode optar substituir alguns pagamentos por boleto para o cartão de crédito. Serviços como hospedagem de sites e assinaturas de softwares são os mais comuns.

Controle de despesas

Caso a sua empresa conte com colaboradores que exerçam atividades fora do ambiente corporativo, o uso do cartão PJ pode dispensar a necessidade de prestação de contas por parte do funcionário.

Desta forma, até as despesas mais básicas que aconteçam nas atividades externas estarão dispostas no aplicativo ou na fatura do cartão, o que é um instrumento que garante transparência aos desembolsos do negócio.

Mais crédito para seu negócio

Cartões de crédito são, em essência, mais uma entre tantas modalidades de crédito que o seu negócio poderá recorrer. 

Quanto maiores forem os gastos recorrentes e se os pagamentos estiverem em dia, maiores os limites concedidos pelos bancos.

Vantagem bônus: cashback!

Lembra dos benefícios concedidos às empresas que fazem uso do cartão de crédito? Eles não se limitam ao sistema de pontuação e os descontos no ato da compra, eles podem render dinheiro de verdade da sua conta PJ.

Alguns bancos e bandeiras têm programas de devolução de parte dos recursos gastos com a fatura do cartão. É dinheiro de volta na conta da sua empresa para você gastar como quiser!

Como conseguir um cartão PJ

Como são muito variados os tipos de cartão e o número de empresas que oferecem esse tipo de serviço financeiro, são também variadas as exigências para que o seu negócio obtenha o cartão.

Certamente, você vai precisar de um CNPJ ativo. Sem ele, você não poderá solicitar um cartão exclusivo para a pessoa jurídica.

Na maioria das vezes, o cartão de crédito está vinculado a uma conta corrente, então, a instituição financeira ou fintech poderá exigir a abertura de uma conta para a pessoa jurídica.

Mas não se preocupe, porque esse processo é bem simples. Na BizCapital, por exemplo, você abre a BizConta gratuitamente em poucos minutos. Nossa conta PJ digital também não cobra taxa de abertura, mensalidade ou manutenção, e ainda oferece Pix e TED grátis. 

E mais: clientes BizConta ainda têm acesso ao MaisBiz, linha de crédito rápido e fácil, pensado especialmente para os momentos em que o dinheiro tá curto e você precisa de mais prazo ou quer aumentar o seu poder de negociação. Para baixar a BizConta, basta clicar no botão abaixo.

As instituições financeiras ou fintechs também avaliarão o momento atual do seu negócio. Os credores querem saber se a sua empresa costuma quitar as obrigações financeiras em dia. Por isso, mantenha as contas sempre no azul e resolva quaisquer pendências.

Leia também: como emitir certidão negativa do seu negócio

A depender do tipo de cartão desejado, talvez existirão exigências ligadas a nível de faturamento, por exemplo. Portanto, caso você tenha interesse em ter cartões mais completos para a sua empresa, é importante verificar os requisitos mínimos, estudar e pesquisar muito antes de decidir a melhor opção para o seu negócio.

E aí, entendeu as vantagens do cartão PJ? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂

¹MaisBiz está sendo disponibilizado pros clientes BizConta gradativamente e sua disponibilidade está sujeita a análise.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

ver tudo sobre: tecnologia