29 jun 2021

Conheça os principais modelos de gestão de estoque

Conheça os principais modelos de gestão de estoque

A gestão de estoque é um instrumento para que a sua empresa não tenha custos desnecessários, além de permitir que você consiga grande vantagem sobre seus concorrentes. É a partir de um controle do estoque que o seu negócio vai conseguir garantir um bom nível de receitas, mesmo quando o desempenho da economia não for tão favorável.

Se você ainda não tem clareza sobre o melhor método de gestão de estoque, este texto é para você. Vamos começar?

O que é estoque

Estoque é o volume de produtos, insumos, materiais e matéria-prima que a empresa decide manter sob seu controle, em suas próprias instalações ou em instalações de terceiros.

As empresas que lidam com comércio exterior podem usar este tipo de recurso em espaço de terceiros, como, por exemplo, depósitos alfandegados e similares. Os estoques também podem ser compostos por bens intermediários ou de produtos acabados.

Insumos

As embalagens são um tipo de insumo que quase todos os negócios têm. Elas podem ser divididas em primárias e secundárias, ou seja, as embalagens dos próprios produtos acabados ou aquelas que são usadas para entregas, como as de pizza.

Matéria-prima

São consideradas matérias-primas tudo o que será transformado até se tornar um produto acabado. Espuma, madeira, ferragens e tecido podem ser classificados como matéria-prima de um sofá, por exemplo.

A empresa pode, estrategicamente, ter em seu nome um volume de produtos acabados maior que o volume mensal de vendas. E esse material a mais também compõe parte dos seus estoques. 

Qual a importância da gestão de estoque

A necessidade de se construir um estoque vai desde a tentativa de evitar falta de insumos, matérias-primas e produtos, até questões estratégicas que envolvem preços, prazos e concorrência.

Se o seu negócio for uma indústria têxtil, uma de suas matérias-primas é o algodão. Como o algodão depende de plantação, está sempre sujeito às condições climáticas. Caso tenha algum problema com as produções, certamente haverá uma diminuição de algodão a disposição para compra – o que chamamos de “choque de oferta”.

Condições climáticas podem impactar também os embarques de argilas e minérios, o que obrigaria a empresa a construir um estoque de segurança ou de emergência.

A empresa pode, ainda, decidir aumentar a quantidade de estoque em função de uma condição especial de preços ou de financiamento por parte do fornecedor. A depender do tipo de produto, seu negócio pode aproveitar promoções, com a finalidade de aumentar as receitas ou o lucro.

Mesmo que você seja proprietário de uma pequena empresa, saiba que as grandes corporações podem comprar mais insumos, matérias-primas ou produtos acabados com a finalidade de diminuir a quantidade destes materiais no mercado e sufocar os seus concorrentes menores. Uma forma de escapar desta armadilha é manter um estoque adequado, sobretudo em épocas em que a demanda dos seus clientes costuma aumentar.

Leia mais: como calcular margem de lucro

Sistema de controle de estoque

Separamos os principais métodos de gestão de estoque para que você entenda as particularidades de cada um. As opções abaixo dependerão dos produtos que você mantém em estoque. Por isso, esteja atento ao seu tipo de estoque antes de começar.

PEPS

PEPS é a sigla que determina que o fluxo de mercadorias no estoque deve obedecer a ordem cronológica de chegada: o primeiro produto a entrar, deve ser o primeiro a sair. Em inglês, algumas pessoas podem falar o termo “FIFO, first in, first out”. 

Este tipo de gestão é muito aplicado em empresas em que o estoque é mais perecível, como a de alimentos. Nesse caso, é preciso ter muita atenção ao giro do estoque, para que a cada nova chegada de uma remessa de mercadorias, seja priorizado a venda dos produtos que já estão há mais tempo no estoque. Esse processo evita desperdício e perda de qualidade de insumos.

UEPS

Já o UEPS é o contrário do PEPS. Neste tipo de gestão de estoque, os produtos que chegam por último devem sair primeiro. O último a entrar será o primeiro a sair. É muito comum ver gestores de estoques usando o acrônimo em inglês “LIFO, last in, first out”.

O funcionamento do UEPS faz sentido para empresas que lidam com cargas a granel e/ou muito volumosas, cujos bens não têm validade determinada, como areia, pedras, polímeros plásticos e produtos têxteis.

Mas atenção: no que diz respeito aos indicadores contábeis, a utilização deste método pode diminuir o volume de lucro tributável por parte da Receita Federal, causando possíveis inconvenientes para a empresa.

Just in time 

Este método de gestão prevê estoque mínimo, ou seja, em um determinado nível que não comprometa a capacidade da empresa em atender os seus clientes, mas que também não gere custos adicionais ao negócio.

Esse modelo está relacionado com o que chamamos de “produção puxada”, que tem esse nome em função do processo de produção adotado a partir do toyotismo japonês. Para aderir a esse tipo de gestão de estoque, é indispensável conhecer e aplicar algumas ferramentas como o Kanban.

Curva ABC

Neste método, a ideia é organizar o estoque por tipos e prioridades, separando os itens de maior importância ou impacto, que são, normalmente, em menor número. Assim, os produtos ou matérias-primas ficam divididos em três categorias:

  • Categoria A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total, em média;
  • Categoria B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total, em média;
  • Categoria C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo em média a 50% do total, em média.

Esses números são apenas parâmetros, não sendo uma regra fixa. Mesmo assim, eles são considerados válidos de acordo com o famoso Princípio de Pareto, que determina que 80% das consequências advém de 20% das causas. No nosso caso, 80% das vendas advém de 20% dos produtos (categoria A).

Leia também: como fazer uma boa gestão financeira do seu negócio

Boas práticas de gestão de estoque

Existem diversos modelos de gestão de estoque e, certamente, algum deles se encaixa às necessidades da sua empresa. Esses processos garantirão que o seu negócio elimine todos os problemas que a falta de gestão dos estoque pode trazer para sua empresa.

No entanto, o método adotado só funcionará corretamente se você estabelecer processos bem definidos. Uma dica simples, mas muito eficaz: crie uma planilha para controle de estoque, em que você possa alimentar com as informações de entrada e saída de materiais, além de registrar a gestão interna dos seus produtos, tudo em tempo real.

Uma boa gestão de estoque requer um contínuo controle e vigilância sobre esse ativo tão relevante para a sua empresa, permitindo que você reduza suas dores de cabeça e economize dinheiro. 

Empréstimo PJ online para estoque

Segundo um levantamento realizado pela BizCapital, houve um aumento na busca por crédito PJ em diversas regiões do país entre abril de 2020 a março de 2021, quando comparado com o período de abril de 2019 a março de 2020. 

A região sudeste foi a que mais recorreu ao empréstimo para empresas, registrando um aumento de 29%. Quanto aos estados, São Paulo, Minas Gerais e Bahia foram os que apresentaram o maior aumento na procura por crédito durante o período de análise, chegando a 33%, 32% e 31%, respectivamente.

Segundo Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital, o empréstimo PJ pode ser uma boa alternativa para os negócios que desejam comprar estoque, seja para atender demandas específicas ou para o aumento das vendas em datas comemorativas, como o Natal e Black Friday. 

“As fintechs mudaram totalmente o paradigma dos empréstimos. Hoje, já é possível ter acesso ao crédito PJ em apenas algumas horas, com o processo feito totalmente pela internet. O empréstimo, quando bem organizado financeiramente, impulsiona o crescimento e alivia o caixa atual da empresa. Assim, o empreendedor não mexe no dinheiro que tem e aproveita o crédito para investir no que precisa para avançar com seu negócio”, comenta Rocha.

No BizCred, empréstimo PJ online da BizCapital, por exemplo, você pode solicitar até R$400mil para investir na compra de estoque da sua empresa. Para fazer uma simulação grátis, basta clicar no botão abaixo:

E aí, aprendeu como fazer uma boa gestão de estoque? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

ver tudo sobre: dicas de gestão