03 dez 2021

4 razões para fazer um empréstimo sem garantia

4 razões para fazer um empréstimo sem garantia

Quando se fala em pedir um empréstimo sem garantia, sempre ouvimos comentários, e muitos deles não são positivos. Mas vamos ver que dá para sair dessa caixa de papelão e fazer um movimento calculado.

É verdade que nem tudo é passível desse tipo de crédito, porém isso não significa que não existam bons motivos. 

Se você quer levar sua empresa a um novo patamar, mas não tem capital de giro para isso, vamos te dar algumas dicas para reconsiderar esse planejamento. Vem com a gente!

O que é empréstimo sem garantia e quais são as vantagens?

O empréstimo sem garantia é um recurso oferecido por bancos e instituições financeiras e  tem como característica promover mais flexibilidade ao cliente. Nessa linha de crédito o solicitante não precisa colocar um bem como precaução de pagamento, como por exemplo, um imóvel ou veículo. 

Ou seja, é uma excelente vantagem para o empreendedor que tem o objetivo de fazer novos investimentos para o seu negócio, visto que não é necessário apresentar seus bens como garantia.

No entanto, as taxas de juros podem ser mais altas em comparação ao crédito com garantia, mas isso não significa necessariamente uma desvantagem para solicitar esse tipo de crédito.

Para pedir o empréstimo sem garantia não é preciso justificar ao banco ou instituições financeiras como você usará o dinheiro. Logo, é uma linha de crédito que oferece as seguintes vantagens:  

  • Flexibilidade;
  • Não requer bens como precaução de pagamento;
  • Pode ser aprovado após a análise do score, histórico de crédito e a renda.

Vale destacar que, para validar a oferta de empréstimo sem garantia, é necessário analisar suas condições financeiras antes de fazer a solicitação de crédito. Afinal, se o cliente ficar inadimplente, a instituição financeira tomará as medidas cabíveis, tais como negativação do CPF e renegociação do débito.

Continue a leitura e saiba como fazer um empréstimo sem garantia!

Faça quando estiver pronto para expandir seus negócios

Para o seu negócio estar pronto para expansão é preciso ter dinheiro para fazer isso acontecer.

Em alguns casos, você pode precisar de um crédito empresarial para financiar essa mudança. Porém, antes de se comprometer, tome medidas para entender qual será o impacto na receita. 

Leia mais: BizCapital passa a oferecer até meio milhão no crédito PJ

Poderia cobrir os custos do empréstimo e ainda assim ter lucro? Use uma previsão de receita junto com seu balanço patrimonial existente e veja como os resultados financeiros seriam impactados. 

Construindo crédito para o futuro

Outro ponto importante é o seguinte: se busca um crédito PJ a longo prazo para o seu negócio, seja ele qual for, desde uma empresa de advocacia até uma indústria de bomba centrífuga, inicie com valor menor de curto prazo.

Muitas vezes as novas empresas podem ter dificuldade em se enquadrar nos requisitos impostos, inclusive, podem ter dúvidas sobre como fazer um empréstimo sem garantia. Tomar um empréstimo menor e fazer pagamentos regulares e pontuais aumentará o score de crédito do seu negócio para futuros pedidos.

Essa tática também pode te ajudar a construir relacionamentos com um credor específico, preparando o terreno para quando estiver pronto para pedir um crédito de maior valor.

Crédito empresarial para novos equipamentos

A compra de equipamentos que podem melhorar seus lucros geralmente é uma escolha óbvia para o crédito empresarial. Pense que chegará num ponto onde uma empresa de batedeira industrial, por exemplo, precisará de certas máquinas e ferramentas para fazer os produtos ou executar seus serviços.

Quer aumentar o estoque?

O estoque é uma das maiores despesas de qualquer empresa. Semelhante à compra de equipamentos, você precisa acompanhar a demanda, se reabastecendo com opções diversas e de alta qualidade. 

Isso pode ser difícil nos momentos em que for fazer grandes compras, especialmente se você tiver um negócio sazonal, que tem como vantagem o lucro aproveitando a alta temporada de um setor específico.

Em períodos de baixa temporada, a demanda por produtos e serviços diminui em comparação a datas sazonais. Por isso, vale considerar tomar um empréstimo sem garantia para ajudar na administração do negócio.

Leia também: como aumentar o score de crédito da sua empresa

Para avaliar se isso seria um movimento financeiro inteligente para o seu negócio, crie uma projeção de vendas com base nas tendências dos anos anteriores. Calcule o custo da dívida e compare esse número com o total de vendas projetadas.

Para te ajudar, criamos uma planilha de gestão financeira exclusiva para ajudar no controle das finanças do seu negócio. Para baixar grátis, é só se cadastrar aqui 👇

Assim você determina se tomar um crédito faz sentido para a sua empresa. Lembre-se de que os números podem variar muito de ano para ano. Então, seja conservador e considere vários momentos de vendas em sua projeção.

E aí, entendeu se vale a pena pedir empréstimo sem garantia? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

ver tudo sobre: guia financeiro