09 set 2022

Pix ou cartão? O cliente escolhe os meios de pagamento, mas você pode influenciar

Pix ou cartão? O cliente escolhe os meios de pagamento, mas você pode influenciar

A batalha entre os meios de pagamento está mais quente do que nunca. E sabe  quem está no meio do ringue? Os empreendedores.

Afinal de contas, qual é o melhor meio de pagamento ou recebimento para a sua empresa? Receber com Pix ou por  maquininha de cartão? 

A resposta está longe de ser simples, mas nós vamos ajudar você a entender mais sobre essas formas de pagamento.

Alerta de spoiler: o Pix foi uma revolução, mas esses serviços podem ser complementares.

Meios de pagamento: quanto mais, melhor!

Do dinheiro vivo ao cheque e do cheque ao Pix, o que não falta aos brasileiros são meios de pagamento e transferências de recursos financeiros usando o que há de mais moderno no mundo bancário.

Antes da chegada do Pix, o uso de cartão de crédito e débito dominava a cena, principalmente quando falamos de pequenos pagamentos.

Costumamos dizer que o pagamento usando cartões, ainda que sejam cartões meramente digitais, já “impressos” dentro dos smartphones de cada um, não deve acabar com a chegada do Pix. Da mesma forma que o rádio não acabou com a chegada da televisão.

Mas existem diferenças importantes entre esses dois meios de pagamento e é importante entendê-las para atender bem (e cada vez melhor) o seu cliente.

Pix, cartões e as vantagens de cada um

3 vantagens do cartão

Apesar do recém-chegado Pix parcelado, até pouco tempo atrás o pagamento com Pix era inviável para quem estivesse sem dinheiro na conta. 

Neste sentido, o cartão de crédito tem grande vantagem, já que você pode realizar uma compra parcelada ou com a cobrança feita muitos dias à frente.

Bem, então já sabemos que o cartão de crédito ajuda aqueles que estão momentaneamente sem recursos. Mas não é só isso.  Cartões  também são ótimas alternativas para aqueles que optam por comprar no cartão e aderir aos programas de ponto e outras vantagens. 

Além disso, receber por meio de cartão de crédito reduz o risco de inadimplência a zero.

Se o cliente não pagar a fatura ou não honrar o uso do cheque especial, isso será um problema apenas entre ele e o banco, não ficando nenhum prejuízo a quem vendeu o bem ou serviço.

3 Vantagens do Pix

Transações via Pix podem ser a melhor opção para o vendedor e para o comprador, olha só

1) O Pix parcelado chega para resolver o problema do dinheiro na mão. Agora é possível fazer transações de forma parcelada, Isso é vantagem para ambos, por um lado o vendedor amplia suas formas de recebimentos e passa a ter maiores chances de vendas. Por outro, o comprador não precisa ter na hora o valor total de determinado produto.

2) As tarifas cobradas pelas vendas a débito e a crédito podem ser mais elevadas aos lojistas e comerciantes que, em geral, repassam os custos com tarifas ao comprador. Nesse sentido, mais uma vez o Pix traz vantagens para os dois lados. O comerciante pode baixar seu preço e atrair mais clientes que, automaticamente, podem conseguir produtos mais baratos.
 

3) O Pix oferece uma vantagem inegociável ao empresário: o dinheiro cai na conta no mesmo instante em que a operação é realizada. Chega de esperar por dias para receber o dinheiro da venda ou de perder parte dos recursos por tentar antecipar esses recebimentos. Para o comprador, isso também é uma vantagem, já que a loja estará mais disposta a conceder descontos por poder contar com esse dinheiro em sua conta, instantaneamente.

Na BizConta, o Pix é de graça! Muitos bancos e outras instituições financeiras cobram uma taxa por operação via Pix. Na BizConta, é diferente. 

Aqui, o Pix é totalmente gratuito, tanto para receber dos seus clientes de forma instantânea e sem custos, quanto para pagar contas e fornecedores. 

Fora isso, a BizConta oferece diversas outras vantagens para o empreendedor, como extrato automático com envio direto para o contador da empresa, mensalidade grátis, entre outros.

Abra a sua em minutos:

É correto dizer que o Pix melhora o seu capital de giro e aumenta a sua margem de lucro, tudo isso numa tacada só. Mas, vale lembrar, precisa fazer sentido para o seu cliente também. Alguns podem achar que o pagamento em cartão é mais cômodo. 

Por isso, a lição mais importante é: conheça seu cliente! Você pode optar por oferecer descontos, brindes e outras vantagens para que seu cliente pague da forma que faz mais sentido para o seu negócio.

Apesar das recentes mudanças e de todas as transformações que ainda estão por vir, Pix e cartões estão mais para serviços complementares do que concorrentes, pelo menos nesse momento. 

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens desses dois meios de pagamento, é hora de se preparar para vender com segurança e receber com rapidez!

Receba conteúdos sobre gestão financeira e todas as novidades da Biz com a nossa newsletter. Inscreva-se aqui:

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo aao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinYoutube e TikTok. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: guia financeiro