24 out 2022

Precisando de funcionários para sua empresa? Saiba como contratar de forma efetiva

Precisando de funcionários para sua empresa? Saiba como contratar de forma efetiva

Quando a empresa começa a crescer, um dos grandes desafios que surgem nessa jornada é a contratação de funcionários. É importante identificar a necessidade de pessoal, mapear o perfil mais adequado para a vaga, definir o tipo de contrato e começar as buscas. Você tem dúvidas sobre como contratar? 

Veja as dicas a seguir!

Como identificar a necessidade de contratação de funcionário

Comumente, o principal sintoma da necessidade de reforços no time é quando você percebe que não está dando conta sozinho. Algumas das dificuldades que agravam essa situação são:

  • Quando você nota que o atendimento tem deixado a desejar, seja por uma percepção a partir do padrão de qualidade determinado em sua empresa ou até por reclamações de clientes.
  • A parte burocrática da empresa está tomando muito do seu tempo, de modo que se torna mais difícil fazer tarefas de planejamento e gestão, por exemplo.
  • Você está deixando de fazer tarefas importantes, ações estratégicas ou atividades nas quais tem mais expertise, que muitas vezes são tarefas vitais do negócio e dependem de você.
  • Sua vida pessoal está começando a ser prejudicada porque as demandas do negócio são muitas, o que é bastante comum em negócios de pequeno e médio porte.
  • Você está sem tempo para a família, lazer, investir em um curso ou para viajar, o que, se não for resolvido, pode gerar problemas ainda maiores na vida pessoal e até no próprio negócio.

Saiba como fazer uma gestão de tempo mais eficiente!

O cenário ideal é que você consiga se antecipar a qualquer uma dessas dores, ou seja, planejar a contratação de um colaborador para que não seja pego de surpresa e nem precise contratar às pressas. 

Uma admissão mal planejada pode levar a contratar alguém que não se encaixa no perfil necessário, se tornando um grande gasto de tempo e dinheiro. 

Por isso, saber como contratar é fundamental. 

Thiago Angola, head de Gente & Cultura da BizCapital, traz dicas simples e efetivas sobre como contratar funcionários para sua empresa. Confira no vídeo!

Identificada a necessidade de contratação, é importante considerar que todo processo de admissão gera um custo para sua empresa, assim como ter mais um funcionário na sua folha de pagamento também.

Por isso, é importante mapear esses custos. Não dispõe do capital necessário no momento? 

Nesse caso, o empréstimo PJ pode ser uma ótima alternativa. Na BizCapital, você pede até R$500mil de crédito PJ diretamente pelo seu computador ou celular e a resposta do pedido sai em poucos minutos! 

Para simular um pedido, é só clicar aqui:

Como contratar? Perfil e Job Description 

Ao notar essa necessidade, é fundamental certificar-se de que o candidato tem o perfil e as habilidades que a sua empresa precisa. 

Mas, antes de tudo, você precisa mapear quais são essas características, pois são requisitos para contratação de funcionários.

Os especialistas em gestão de pessoas classificam essas características como soft skills e hard skills, ou seja, habilidades comportamentais e habilidades técnicas, todas de suma importância. 

Dentre as habilidades comportamentais, podemos citar:

  • comunicação interpessoal;
  • capacidade de persuasão;
  • proatividade;
  • resolução de conflitos;
  • capacidade de trabalhar sob pressão;
  • senso de liderança;
  • capacidade analítica.

Já as habilidades técnicas dependem mais de cada vaga, mas os pontos mais observados são:

  • conhecimento em uma língua estrangeira;
  • graduação;
  • cursos técnicos;
  • mestrados e doutorados;
  • conhecimento na operação de máquinas e ferramentas;
  • habilidades ligadas à informática.

Com o perfil mapeado em mãos, é hora de buscar os candidatos que melhor se enquadram nas habilidades comportamentais e técnicas que a sua empresa precisa. 

Além das plataformas mais conhecidas para anúncio de vagas de empregos, vale a pena pesquisar se há outros canais importantes para divulgá-las, como grupos de profissionais especializados, redes sociais e headhunters. 

As universidades também possuem canais para divulgar vagas aos seus estudantes. Isso pode garantir o contato diretamente com profissionais qualificados. 

uma fila de cadeiras vazias.

Quando o momento da entrevista chegar, é importante que o recrutador observe se o currículo do candidato de fato se encaixa no perfil da vaga. 

Por exemplo, se o perfil procurado é de alguém sênior, a experiência na atividade é importante, então converse com o candidato sobre a experiência dele na função. Faça perguntas sobre como era o dia a dia dele nessa rotina e quais os principais resultados que ele conseguiu em trabalhos anteriores.

Se for necessário conhecimentos específicos, como Excel, plataformas em geral ou idiomas, aplique testes práticos para avaliar o nível do candidato. 

Dessa forma, você garante que o futuro integrante do time esteja pronto para começar os trabalhos.

4 tipos de contratos de trabalho 

Outra etapa importante no processo de contratação de funcionários é identificar o tipo de contrato de trabalho. A legislação estabelece quatro principais:

Contrato por tempo determinado

É aquele com duração prefixada, ou seja, o colaborador já sabe quando será rescindido no momento da contratação. 

Esse tipo de contrato não pode ter duração superior a dois anos. Além disso, não contempla aviso prévio, multa do FGTS e seguro desemprego

Contrato por tempo indeterminado

Essa é a forma mais comum de contratação de funcionário, sem um período definido para o término do contrato. Quando o período de experiência chega ao fim, automaticamente tem início o período por tempo indeterminado. 

Nessa modalidade, se não ocorrer justa causa ou culpa recíproca, o trabalhador possui direito ao recebimento da multa sobre o valor do FGTS, seguro desemprego e aviso prévio.

Contrato de trabalho temporário

Nessa modalidade, enquadra-se o trabalho prestado por pessoa física para atender uma necessidade transitória de substituição de outro trabalhador ou pelo aumento temporário dos serviços. Essa modalidade é regulamentada pela Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974 e deve ter duração máxima de três meses.

Contrato de trabalho eventual

Essa forma de contratação de funcionários é confundida com o contrato de trabalho temporário, mas a grande diferença é que no trabalho eventual não há vínculo empregatício. 

O trabalhador exerce sua atividade de maneira esporádica, por um curto período, sem uma relação empregatícia.

Conheça as principais leis trabalhistas e como funcionam!

Para saber como contratar um funcionário, primeiramente você precisa identificar essa necessidade. Demos alguns exemplos de como fazer essa identificação! 

Tomada a decisão de contratar, é preciso definir o perfil e job description da vaga, com algumas habilidade comportamentais que devem ser levadas em conta.

Pronto! Agora é só definir em qual dos 4 tipos de contrato de trabalho a contratação melhor se encaixa, anunciar a vaga, começar as buscas e entrevistar os candidatos até encontrar aquele que melhor se enquadra no perfil. 

Esse é um grande passo para o crescimento da sua empresa! Quando se sentir seguro com a sua escolha, vá em frente e bons negócios.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinYoutube e TikTok.

ver tudo sobre: dicas de gestão