05 dez 2022

Como calcular o preço de venda de produtos no Natal?

Aprenda como precificar e vender bem.
leitura de 7 min
Como calcular o preço de venda de produtos no Natal?

Já sabe como calcular o preço de venda dos seus produtos? A precificação de um produto ou serviço é um dos elementos mais estratégicos na tomada de decisão do seu cliente. No Natal, isso se torna ainda mais essencial. Afinal, é um período muito importante para as empresas brasileiras, com vendas que podem superar muitas vezes o volume de outras épocas do ano, inclusive da Black Friday.

Com isso em mente, vamos apresentar algumas dicas sobre como calcular o preço de venda de seus produtos e serviços no Natal para que você possa aplicá-las tanto nesse período quanto ao longo do ano.

Conheça dicas para vender mais no Natal!

A importância das vendas de Natal

Não é novidade que o fim de ano é um período muito importante para as empresas, especialmente para o comércio e empresas do varejo. Além do maior volume de vendas do Natal, o período também costuma ser muito lucrativo. Por esta razão, é essencial saber definir o preço de venda dos seus produtos. 

A data compete diretamente com o Black Friday, que ainda não caiu inteiramente no gosto do brasileiro, com descontos que muitas vezes frustram o usuário. Dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indicam que, entre 2016 e 2021, a Black Friday gerou faturamento médio de aproximadamente R$33,1 bilhões. Já o Natal, durante o mesmo período, gerou um valor médio de cerca de R$763,3 bilhões. 

Assim, podemos ver que as vendas no Natal foram mais de 23 vezes maiores que na Black Friday. Por isso, quando falamos de lucro, o Natal segue ganhando em disparada. Em 2021, a Black Friday proporcionou lucro de R$8,6 bilhões aos comerciantes, bem abaixo dos R$272,6 bilhões do Natal. 

A partir desses dados, enquanto a margem de lucro média da Black Friday foi de aproximadamente 25,9%, do Natal foi de 35,7%. Em resumo: não vender no natal pode representar uma grande oportunidade perdida para o seu negócio e adotar a estratégia de preço de venda adequada é fundamental. Afinal, um dos grandes motivos para o consumidor desistir da compra é o preço.

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5 dicas para calcular o preço de venda no Natal

Você, empreendedor, sabe que o resultado das vendas nunca se trata somente de vender. É muito importante ter um preço bem calculado para, com isso, obter uma boa margem de lucro. Pois é ela que mantém a saúde financeira da sua empresa. Para isso, é preciso estar atento aos fatores que influenciam o preço de venda no Natal para saber como calcular a precificação mais adequada.

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1) Pesquise o resultado das vendas no mesmo período:

Esteja atento ao maior volume de vendas do Natal. Além de ter uma noção do volume geral, consulte as vendas do seu segmento e, claro, dos seus concorrentes. Para isso, busque fontes públicas confiáveis, como IBGE, Associações Comerciais, entre outras. Assim, ao saber a expectativa de vendas, você pode definir um bom preço e até determinar descontos que, consequentemente, vão alavancar ainda mais suas vendas natalinas. 

2) Organize o seu estoque com antecedência:

Como o volume de vendas sobe nesse período e você vai saber disso com antecedência se seguir a dica anterior, é fundamental que o seu estoque esteja preparado para essa demanda extra. Até porque a alta demanda e a baixa oferta também são fatores que influenciam diretamente o cálculo do preço de venda. E pode ser frustrante para os seus clientes receberem um “não” ao perguntar se há determinado produto disponível. Ninguém quer perder clientes potenciais, não é mesmo?

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3) Negocie com os fornecedores:

Comece a negociar com seus fornecedores com antecedência e busque melhores preços e/ou descontos nesse período. Dependendo da quantidade de produtos que você pretende adquirir para compor seu estoque durante o Natal, você pode conseguir bons valores, o que lhe ajudará a calcular melhor o preço de venda, podendo repassar preços mais baixos aos seus clientes e vender ainda mais.

4) Avalie o cenário econômico: 

De acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o Natal de 2022 deve injetar R$66,6 bilhões na economia, aproximadamente 2,92% a menos do que o esperado para 2021. Além disso, quando se fala de intenção de compra, 73% das pessoas pretendem dar presente(s) para outras pessoas no Natal deste ano, enquanto que em 2021, eram 77%. isso tudo pode influenciar no preço dos seus produtos. Então, esteja preparado!

Entenda melhor como está a economia no Brasil.

3 formas de calcular o preço de venda no Natal

Aqui no Papo Biz, nós já falamos sobre métodos de precificação de produtos e serviços, como:

Precificação com base em markup:

Aplica-se um índice sobre o valor das despesas fixas e variáveis para chegar ao preço de venda que trará a margem de lucro desejada.

Precificação estratégica (baseado na concorrência):

Adotar um preço semelhante ao da concorrência.

Precificação por margem de contribuição:

Aplica-se um percentual sobre a soma dos custos e despesas de um determinado bem ou serviço para alcançar o preço adequado.

Em todos os casos, é fundamental conhecer muito bem a estrutura de custos e despesas do seu negócio, bem como os tributos que devem ser recolhidos e a margem de lucro desejada e adequada para a sua empresa. 

Além disso, como vimos previamente, há muitos elementos que vão impactar no preço final. Estoques a mais são custos maiores, mas, se tiverem desconto, podem ajudar a praticar um preço melhor. Baixa intenção de compra por parte dos consumidores representa menos disposição a pagar preços maiores, então, isso também é um limite que deve ser ajustado.

Agora que você já sabe o que impacta a sua precificação no natal, é a sua vez de definir o preço ideal dos seus produtos ou serviços nesse natal!

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André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

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