25 jan 2023

Gestão para empreendedores: como organizar a vida financeira da sua empresa

Saiba a melhor forma de organizar seus pagamentos e fazer seu fluxo de caixa.
leitura de 5 min
Gestão para empreendedores: como organizar a vida financeira da sua empresa

Fazer uma boa gestão financeira é uma habilidade fundamental para qualquer empreendedor aprender como organizar a vida financeira. Primeiramente, é preciso criar rotinas financeiras para garantir que sua empresa tenha dinheiro suficiente para pagar suas contas, investir em novos projetos e crescer. No entanto, muitos empreendedores ainda enfrentam dificuldades para gerenciar suas finanças de maneira eficaz. Se você é um empreendedor que quer aprender como organizar seus pagamentos e criar uma rotina de fluxo de caixa, continue lendo este artigo.

Leia mais: aprenda aqui a fazer seu fluxo de caixa com a planilha gratuita que criamos para você.

Por que criar um orçamento é importante para ter uma vida financeira organizada

O primeiro passo para organizar a vida financeira é começar pelos seus pagamentos, além, é claro, de fazer um controle de caixa. Organize em um orçamento a previsão do dinheiro que você tem disponível e como ele será gasto. Isso é importante porque ajuda você a identificar quais despesas são essenciais e quais podem ser cortadas, além de ajudar a identificar quais contas precisam ser pagas primeiro.

Leia mais: como reduzir custos na sua empresa.

Para ajudar com esse passo, criamos uma planilha de orçamento para você preencher e fazer uma gestão ainda mais eficiente.

Como fazer uma organização efetiva das suas contas

Para alcançar a organização financeira eficiente, uma dica é listar todas as suas contas e ordená-las por data de vencimento. Isso irá garantir que você nunca perca o prazo de pagamento de uma conta importante. Além disso, você pode usar ferramentas de gerenciamento financeiro, como o Excel ou um aplicativo específico, para ajudá-lo a acompanhar seus pagamentos.

O app da Biz pode ajudar com essa rotina financeira! Na área de Contas a Pagar, você pode ver todos os boletos emitidos para a sua empresa. Além de receber lembretes sobre as datas de pagamento, você ainda pode cadastrar as contas em débito automático para não se preocupar com o prazo.

baixe grátis

Ferramentas de gerenciamento financeiro, como o débito automático para organizar sua vida financeira

Outra dica é estabelecer um sistema de pagamentos automáticos. Isso pode ser feito através de seu banco ou com a ajuda de um aplicativo. Com esse sistema, você pode programar seus pagamentos para serem feitos automaticamente, garantindo que eles sempre sejam feitos em dia. Isso também ajuda a evitar o risco de esquecer de pagar uma conta importante.

Leia mais: qual a melhor conta digital pj gratuita para a sua empresa?

Com a conta PJ digital e gratuita da Biz, você simplifica a sua gestão financeira e não tem custo nenhum para isso.

baixe grátis

Como garantir a eficiência no controle de caixa

Além de aprender como organizar sua vida financeira, você precisa organizar seus pagamentos e criar uma rotina de fluxo de caixa. O fluxo de caixa é a medida do dinheiro que entra e sai da sua empresa. Ele é importante porque ajuda você a identificar quais contas precisam ser pagas e quando. Além disso, ele também ajuda você a identificar problemas financeiros antes que eles se tornem graves.

Criamos uma planilha de gestão financeira exclusiva para ajudar na sua rotina financeira.

Uma dica para criar uma rotina de fluxo de caixa é registrar todas as suas receitas e despesas diariamente. Isso pode ser feito usando a planilha acima ou um aplicativo específico. Além disso, é importante revisar seu fluxo de caixa todos os dias para garantir que você está no caminho certo.

Leia mais: como evitar a inadimplência financeira e crescer a sua empresa.

Finanças organizadas permitem mudança de rotas necessárias

Ademais, é importante lembrar que a gestão financeira não é algo estático. Eventualmente, é necessário se adaptar e fazer mudanças conforme a situação da empresa muda. Portanto, é fundamental ficar atento e estar sempre disposto a aprender e se adaptar. Principalmente, é importante não se desesperar quando as coisas não estão dando certo ou não seguem o planejamento financeiro inicial. Afinal, é sempre possível corrigir os erros e seguir em frente.

Curtiu as dicas? Agora é hora de simplificar a gestão financeira da sua empresa e ficar sempre no azul para poder crescer. Vambora!

Artigo escrito pelo ChatGPT sob orientação de Isadora Clark.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: guia financeiro