13 dez 2022

Evitar a inadimplência financeira é o caminho para a sua empresa crescer

Evite inadimplência e mantenha sua empresa atrativa para o mercado de crédito.
leitura de 7 min
Evitar a inadimplência financeira é o caminho para a sua empresa crescer

Sabia que, no Brasil, todos os dias, cerca de 10.000 empresas são abertas? Todos esses empreendedores, com certeza, sonham em crescer, gerar mais empregos e melhorar a vida dos sócios, dos funcionários e, claro, dos clientes. Mas, em determinado momento, as empresas precisam de ajuda, principalmente com o capital de giro – dinheiro utilizado pelas empresas para manter a operação de pé – e um crédito PJ pode fazer toda a diferença para que as empresas continuem crescendo de forma rápida e sustentável. Por isso, é essencial evitar a inadimplência financeira e entender como ela pode ser prejudicial para empresas que querem crescer. 

Cada empresa precisa entender o momento ideal de pedir crédito PJ, ao invés de fazer isso sem planejamento, a qualquer momento, por qualquer preço e em qualquer lugar. 

Com BizCred, você pode ter até R$500mil no crédito PJ. Mas a Biz prepara as ofertas de forma personalizada, pensando em manter a saúde financeira da sua empresa.

Veja agora se existe uma oferta ideal para você. Faça seu pedido, a resposta sai em minutos.

Se você quer fugir da inadimplência financeira e seguir crescendo a sua empresa, leia este post até o final e aplique as dicas s seguir na gestão do seu negócio. Vem com a gente!

Leia mais: conheça as linhas de crédito para empresas.

5 dicas para evitar a inadimplência financeira da sua empresa

Para a sua empresa ter mais oportunidades de crescimento, é essencial construir uma boa reputação no mercado.

Por isso, separamos algumas dicas para virar esse jogo! Adote as práticas abaixo para que as empresas de crédito desejem ter a sua empresa como cliente e corram atrás do seu negócio. E, quando isso acontecer, você terá a oportunidade de conseguir crédito com melhores condições, com limite alinhado com o que a sua empresa precisa e, principalmente, saudável para o fluxo de caixa da sua empresa
Aprenda aqui a fazer a sua empresa crescer ainda mais, mantendo as suas contas em dia para investir no futuro do seu negócio. Então, vamos às dicas!

1) Mantenha-se em dia com as suas contas

Empresas que conseguem se manter em dia, conseguem créditos mais baratos e de valor mais em linha com o negócio da empresa. Evite alavancar muito a sua empresa, ou seja, assumir compromissos que cheguem acima de 30% do seu faturamento mensal. E quando falamos de manter as suas contas em dia, falamos também dos sócios – todos eles – são analisados no momento em que a empresa solicita crédito. Ter literalmente “a casa em ordem” pode fazer a diferença na hora de alavancar o crescimento da sua empresa. E como conseguir isso? 

Para isso, a Biz criou uma planilha gratuita para você fazer a demonstração de fluxo de caixa da sua empresa e melhorar ainda mais a sua gestão financeira.

2) Avalie bem cada oportunidade de negócio

Não aceite qualquer oferta. Sempre analise bem e, ainda mais, quando parece ser um negócio da China ou uma barganha! Avalie se essa possível oportunidade é um grande negócio para você ou para quem está te oferecendo. A alavancagem financeira da sua empresa (% de faturamento mensal da sua empresa já comprometido com empréstimos) deve estar controlada dentro da margem ideal de 30% a 40%. 

Leia mais: programe-se para 2023 com a planilha de orçamento que sua empresa precisa.

3) Negocie melhor com fornecedores

Na hora de fechar uma compra com seus fornecedores, negocie de verdade! É nesse momento que você pode reforçar o bom momento da sua empresa, com contas em dia, para conseguir preços ou taxas melhores que a maioria das empresas. 

Além disso, na Biz, você pode ter o MaisBiz, linha de crédito rápido pré-aprovado em conta, para quitar os boletos da sua empresa e pagar apenas 30 dias depois Assim, você paga seus fornecedores à vista, aumentando seu poder de negociação e mantendo a saúde do seu capital de giro. E nem precisa esperar cair o pagamento dos clientes.

Veja se o MaisBiz está disponível para você!

baixe grátis

4) Agende lembretes para evitar a inadimplência financeira

A gente sabe como é difícil administrar tudo o que o empreendedor precisa fazer no dia a dia. E, na maioria das vezes, ter uma secretária não é uma realidade. 

Mas, no mundo atual, a tecnologia e as inovações nos permitem criar rotinas automatizadas para evitar a inadimplência financeira e economizar com isso. Uma boa rotina é ter seus pagamentos agendados para serem pagos em dia e manter sempre sua empresa adimplente. 

Uma ótima solução para isso é o Boleto Digital (DDA), que concentra todos os boletos emitidos para o seu CNPJ em um único lugar, além de emitir lembretes de pagamento e disponibilizar o débito automático. O DDA está disponível de forma gratuita na BizConta

Outra alternativa, são alertas em agendas digitais, como a agenda do seu celular ou o Google Agenda, ou mesmo o próprio cadastro do débito em conta. Todas essas opções são excelentes alternativas para sua empresa sempre se manter no azul, com as contas em dia.

5) Fique sempre em dia com o score de crédito da sua empresa e dos sócios

Score de crédito é uma pontuação definida a partir de informações centralizadas de instituições financeiras, empresas públicas de serviço, empresas privadas, fornecedores etc., sobre o comportamento de pagamento da empresa e dos sócios. Alguns desses birôs de crédito disponibilizam uma consulta ao seu score de graça e outros cobram por essa informação. Quando você evita a inadimplência financeira, sua pontuação aumenta. Tenha isso sempre em mente, pois, com essas informações, você consegue mostrar para o mercado que está consciente da sua posição como bom pagador e que está interessado em continuar assim.

Em resumo, se você quiser ter acesso a boas ofertas de crédito, precisa ser um bom pagador!

Por isso, esteja atento às suas contas e evite inadimplência financeira:

  • cuide bem dos empréstimos adquiridos;
  • seja fiel ao vencimento futuro de faturas combinadas com seus fornecedores;
  • fique de olho nos vencimentos das suas contas;
  • cultive bons relacionamentos com as instituições financeiras.

Dessa forma, certamente, o mercado vai brigar para ter um cliente como a sua empresa na carteira! Pronto para botar todas essas dicas em prática? Vamos lá!

Marcio Rodrigues é Gerente de Operações na BizCapital, liderando as equipes de vendas, parcerias e cobrança. Além de ser mentor do Hubs, o Ecossistema de inovação através de startups da IBMEC.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube e TikTok. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: guia financeiro