13 jun 2022

Como investir seu empréstimo para CNPJ

Como investir seu empréstimo para CNPJ

O crédito para PJ é uma das ferramentas mais importantes da economia, tanto do ponto de vista macroeconômico, quanto do ponto de vista dos negócios. Para as empresas, o empréstimo para CNPJ é um facilitador de crescimento, desde que seja sempre bem planejado e estruturado para caber nas contas. 

Mas, quando um empreendedor pede e consegue seu empréstimo PJ, pode surgir a dúvida sobre como investir o dinheiro. 

Neste post, vamos mostrar os principais investimentos que você pode fazer com seu crédito empresarial. 

Vem com a gente!

Empréstimo para CNPJ: quando pedir? 

É fundamental que você planeje e entenda a fase atual do seu negócio para garantir o crescimento saudável a médio e longo prazo com um crédito empresarial. 

“Para que o empréstimo para CNPJ seja vantajoso, é necessário bastante planejamento. Você já sabe quanto dinheiro é realmente necessário para a sua empresa e para qual finalidade ele será usado? É fundamental que o empreendedor saiba responder a essas duas perguntas. Trabalhar com base em planejamento faz toda a diferença, pois um empréstimo empresarial sem organização financeira pode comprometer a saúde fiscal do negócio”, ressalta Cristiano Rocha, diretor de Crédito e cofundador da BizCapital.

Antes de decidir se é o momento de pedir crédito para PJ, o empreendedor precisa estar atento. Afinal, a ideia é que ele ajude os negócios a lucrar, não a se endividar ainda mais.

Por isso, preparamos, com a Express CTB, um e-book exclusivo para que você entenda os principais motivos que levam a uma recusa de crédito empresarial e como você pode se organizar para ter seu empréstimo aprovado, além de trazer dicas financeiras certeiras que vão fazer com que sua empresa fique sempre no azul.

Leia mais: saiba como evitar ter o CNPJ negativado

Recebi meu empréstimo PJ, e agora?

Depois de fazer o balanço do seu negócio, você provavelmente já identificou as necessidades de melhorias e investimentos que precisa fazer, certo?

Com o crédito para PJ, você pode fazer diversos investimentos na sua empresa, compor seu fluxo de caixa e até iniciar aplicações financeiras para rentabilizar o dinheiro captado. 

Trouxemos alguns exemplos de como seu empréstimo empresarial pode ser investido:

Capital de giro e fluxo de caixa

Sabia que o capital de giro é o investimento mais realizado pelos empreendedores ao conseguir seu empréstimo PJ?

O capital de giro está relacionado às operações do dia a dia do negócio e ao financiamento das atividades empresariais. É o volume de dinheiro necessário para suprir as operações diárias, semanais e mensais da empresa, garantindo uma boa saúde financeira. 

Saiba como calcular se sua empresa tem necessidade de capital de giro clicando aqui!

Expansão e reformas 

A ampliação do seu portfólio de produtos e serviços pode ser uma ótima maneira de investir seu empréstimo empresarial como forma de crescimento da sua operação. 

Além disso, o crédito para PJ também é interessante caso você queira fazer reformas no espaço físico da sua empresa ou investir na abertura de novas filiais.

Reposição de estoque ou compra de matéria-prima

O empréstimo para CNPJ pode ser um aliado na melhoria do gerenciamento de estoque, para que o seu negócio consiga suprir todas as demandas e necessidades de seus clientes, principalmente em períodos de altas demandas, como datas comemorativas e feriados.

Além disso, dá até para você pensar em investir em um novo sistema de gestão de estoque para seu negócio.. Existem diversos modelos disponíveis no mercado que, certamente, se encaixam às suas necessidades. 

Lembre-se que uma boa gestão de estoque requer um contínuo controle e vigilância sobre esse ativo tão relevante para a sua empresa, permitindo que você reduza suas dores de cabeça e economize dinheiro. 

Leia mais: conheça os principais modelos de gestão de estoque

Cuidado com as armadilhas

Ao contratar qualquer produto de crédito para PJ, independente de sua modalidade, tome cuidado com o valor das parcelas, com o custo efetivo total e, principalmente, evite pagar as cobranças do empréstimo empresarial com atraso.

Se o custo efetivo total não for vantajoso para seu negócio, pode ser que inviabilize o uso do dinheiro captado, uma vez que a maior parte do retorno terá que ser destinado para amortizar os juros. 

Por fim, mas não menos importante: atrasos, além de acarretar em juros adicionais, também podem impactar diretamente seu score de crédito, o que pode impactar negativamente os pedidos de empréstimo para CNPJ no futuro.

Assim como as pessoas físicas, as empresas também possuem notas que são observadas pelas instituições financeiras antes de conceder o tão esperado empréstimo PJ. Isso acontece porque as empresas também passam pela avaliação de todo seu histórico de pagamentos.

Para manter uma boa gestão financeira, você pode contar com as vantagens da conta PJ digital, como a BizConta, por exemplo. 

Com ela, além de você gerenciar todas as entradas e saídas da sua empresa direto do celular, você ainda conta com diversas facilidades, como TED e Pix sem custos, mensalidade grátis, emissão de boletos e cartão de crédito pré-pago.

Saiba mais sobre a BizConta aqui:

Agora é com você! Da próxima vez que considerar contratar empréstimo para CNPJ, avalie bem as condições do mercado, da economia, do seu negócio e para qual finalidade você deseja obter crédito. Assim, você garante o sucesso do seu investimento!

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades, lançamentos e histórias no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai 💛

ver tudo sobre: dicas de gestão