07 jun 2022

Necessidade de capital de giro: o que é e como calcular

Necessidade de capital de giro: o que é e como calcular

O capital de giro é um dos elementos mais importantes em uma empresa. É com este recurso que o negócio quita as suas obrigações do dia a dia para continuar caminhando. Por isso, entender a necessidade de capital de giro é fundamental.

Saber mais sobre as receitas e despesas operacionais da sua empresa facilita a tomada de decisões mais acertadas e embasadas sobre os melhores caminhos a tomar.

Por isso, trouxemos um passo a passo para você fazer uma análise rica e profissional destes números.

Quer saber mais? Então, vem com a gente!

O que é capital de giro?

O capital de giro está relacionado às operações do dia a dia do negócio e ao financiamento das atividades empresariais. É o volume de dinheiro necessário para as operações diárias, semanais e mensais da empresa.

Esse valor que compõe o capital de giro pode ser representado tanto pela forma mais líquida de ativo, que é o dinheiro propriamente dito, e pelo crédito concedido por bancos e demais empresas financeiras. 

Além disso, o capital de giro também pode ser representado por ativos como o estoque da empresa e contas a receber.

Mas afinal, qual a necessidade do capital de giro? As operações do dia a dia que são quitadas com o capital de giro vão desde os salários dos funcionários e demais custos trabalhistas, até o pagamento de contas de consumo, como energia elétrica, água, internet, etc.

Leia mais: qual a importância do capital de giro para empresas?

O que é NCG – Necessidade de Capital de Giro

A necessidade de capital de giro, também chamada de NCG, é o volume de recursos necessários para que a empresa seja capaz de quitar as suas obrigações de curto prazo. Para saber como calcular a necessidade de capital de giro, continue lendo!

Em termos contábeis, a NCG é obtida através da diferença entre o ativo circulante operacional e o passivo circulante operacional da empresa. 

A necessidade de capital de giro é, portanto, um mecanismo de avaliação da capacidade de investimento da empresa ou da necessidade da mesma em tomar empréstimos para ajudar a crescer ainda mais.

Uma outra forma de cálculo do NCG é através da confrontação dos prazos médios de pagamentos e recebimentos do negócio. 

  • Primeiro método:

NCG = Ativo Circulante Operacional – Passivo Circulante Operacional

  • Segundo método:

NCG = Prazos Médios de Recebimento – Prazos Médios de Pagamento

Como interpretar a necessidade de capital de giro

Primeiro método

NCG = Prazos Médios de Recebimento – Prazos Médios de Pagamento

Quando os Prazos Médios de Pagamento forem maiores que os Prazos Médios de Recebimento, dizemos que a “empresa é financiada pelos clientes”. Neste caso, também pode ser dito que há Necessidade de Capital de Giro Positiva.

Prazos Médios de Recebimento maiores que os Prazos Médios de Pagamento, indica “empresa financiada pelos fornecedores”, ou seja, paga fornecedores antes de receber de seus clientes, o que demanda maior volume de capital de giro, seja com capital próprio (aportado pelos sócios e investidores) ou de terceiros (bancos ou outras fontes de financiamento).

Com o BizCred, crédito PJ da BizCapital, por exemplo, você tem até meio milhão de reais, com pagamento em até 36 meses, para investir no que sua empresa mais precisa, como estoque, reformas, reposição de estoque e, claro, o capital de giro. 

Você pede o BizCred direto do seu celular ou computador e recebe a resposta do seu pedido em minutos:

Segundo método

NCG = Ativo Circulante Operacional – Passivo Circulante Operacional

O segundo método mostra quanto a empresa terá de caixa disponível para aplicações e investimentos, ou o contrário, quanto terá de falta de caixa.

  • NCG positivo: a empresa está com superávit de capital de giro, não necessitando recorrer a outras fontes de recursos;
  • NCG negativo: a empresa tem um déficit em seu capital de giro, portanto, parte do seu capital de giro vem de recursos de terceiros, o que pode ser um risco ao negócio.

Qual a importância da NCG para sua gestão

Acompanhar a necessidade de capital de giro da empresa garante vantagens ao empresário no momento de tomar decisões estratégicas e ajuda a diminuir os riscos financeiros em caso de diminuição transitórias na receita ou aumentos de custos.

Entre as vantagens em fazer o acompanhamento da NCG estão:

Aprimoramento do controle financeiro e gerencial

Significa dar ao proprietário o conhecimento mais aprofundado dos custos, prazos e receitas da empresa. Saber das despesas operacionais em detalhes dá mais capacidade de ajuste de custo e prazo junto a fornecedores, sempre que este movimento se fizer necessário. 

Entender o fluxo de caixa em detalhes também torna possível prever algum tipo de problema financeiro que possa vir a acontecer.

Leia mais: saiba como montar um planejamento financeiro eficiente

Previsibilidade

E se há como prever riscos inerentes à operação, também será possível embasar decisões estratégicas importantes, já que esse mecanismo garante previsibilidade à empresa. 

Capacidade de expansão

O acompanhamento da necessidade de capital de giro garante vantagens que vão muito além do capital de giro em si, como, por exemplo, capacidade de expansão

Diante dessa oportunidade, a decisão de expandir virá deste conhecimento detalhado das receitas e despesas operacionais.

Leia mais: como fazer um planejamento orçamentário e financeiro

Conheça nossa calculadora de crédito 

A calculadora de capital de giro ajuda você a entender qual o valor aproximado de capital que seu negócio deve manter em caixa para que sua operação continue funcionando.

Para isso, você vai precisar saber quanto tempo leva para que o dinheiro entre no caixa após uma venda. Fique tranquilo, sabemos que os prazos são variados, por isso, vamos separar por “bandas”. 

Separar por bandas nada mais é do que agrupar todos os recebimentos previstos entre 2 e 10 dias de prazo, ou entre 11 e 20, por exemplo.

Depois, pensando nos valores que tem para pagar, você repetirá o mesmo processo.

Na última etapa, você vai precisar somar todos os gastos necessários para manter seu negócio funcionando em um mês:  gastos como aluguel, folha de pagamento, energia e internet. Dessa forma, você saberá o custo médio mensal de sua empresa.

Após este processo, a calculadora vai informar a necessidade de caixa de sua empresa e o quanto de capital de giro é indicado para sua operação.

E aí, entendeu o que é necessidade de capital de giro? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades, lançamentos e histórias no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai 💛

ver tudo sobre: guia financeiro