22 nov 2022

Score CNPJ: aprenda a consultar e aumentar o seu

Aprenda agora tudo sobre score CNPJ!
leitura de 10 min
Score CNPJ: aprenda a consultar e aumentar o seu

Você sabe qual é o seu score CNPJ? Aprenda a consultar o da sua empresa e entenda como ele é importante para a gestão de um negócio. Uma empresa que possui um bom score PJ sai muito à frente na hora de buscar crédito. Para ajudar nesse processo, trouxemos algumas dicas de como aumentar o score CNPJ da sua empresa e mantê-lo lá no topo. 

Quer saber mais? Então, vem com a gente!

O que é score CNPJ?

Score significa “pontuação”. O score de crédito é uma escala de pontos que indica maior confiança para quem tem pontuação mais elevada. Por isso, é uma importante ferramenta que ajuda no processo de concessão de crédito e realização de negócios para empresas. Aprender a consultar o score CNPJ é muito importante para a sua empresa. 

Entenda a pontuação

Desse modo, os bancos e financeiras costumam facilitar o acesso ao crédito para quem tem score CNPJ maior. Isso ocorre pois entendem que a empresa possui melhor saúde financeira e menor risco de inadimplência. A escala de pontuação vai de 0 a 1000 e geralmente é dividida da seguinte forma:

  • 0 a 250: dificuldade para acessar produtos de crédito como cartões ou empréstimos.
  • 251 a 500: boas condições de crédito são oferecidas, mas ainda são de difícil acesso.
  • 501 a 750: a partir daqui você já começa a acessar modalidades de crédito com melhores taxas e maiores chances de aprovação. 
  • 751 a 1.000: neste ponto o crédito passa a ser oferecido em condições diferenciadas em relação ao mercado, pois a chance de inadimplência é muito baixa. 

Saiba quais são os melhores investimentos par pessoa jurídica aqui!

Assim sendo, quanto maior a pontuação da sua empresa no score CNPJ, mais ofertas de crédito estarão disponíveis e com melhores condições para contratar esses produtos. Isso significa valores maiores, taxas de juros mais baixas, carência para iniciar o pagamento, prazos mais longos para pagar, dentre outras características.

Score CNPJ e Cadastro Positivo

Você já deve ter lido ou escutado alguém falar sobre cadastro negativo – ou mais conhecido como o famoso “nome sujo”. O cadastro negativo nada mais é do que um sistema com o histórico de todos os compromissos financeiros de uma determinada empresa que não foram honrados dentro do prazo estabelecido na hora da contratação.

Desse modo, quando o nome e o CNPJ da uma empresa passa a constar no cadastro negativo, isso indicava aos bancos e financeiras que aquela empresa se tornou inadimplente. Em outras palavras, a empresa deixou de cumprir com suas obrigações: alerta vermelho para outras empresas.

Saiba como evitar o endividamento tóxico aqui!

Contudo, a partir de 2011, essa lógica começou a mudar com a criação do “cadastro positivo”. A Lei nº 1.2414 de 9 de junho de 2011 estabeleceu formação e consulta a bancos de dados com informações de bons pagadores para formação de histórico de crédito.

O BizCred, crédito PJ da Biz, facilita o acesso ao crédito digital para empreendedores. Você pede empréstimo empresarial de até R$500mil e tem até 36 meses para pagar. 

Até 2019, cada empresa deveria registrar seu próprio CNPJ na lista de bons pagadores. Mas em abril daquele ano, a lei recebeu um destaque que permitiu que toda empresa com CNPJ passasse a compor automaticamente a lista de bom pagador. Então, o cadastro positivo inverteu a lógica do mercado. Com ele, ao invés de destacar os maus pagadores, passou-se a privilegiar aqueles que cumprem seus compromissos em dia. E, com isso, fomentou ainda mais a importância do score CNPJ como um bom parâmetro para bancos e financeiras.

Como consultar?

Consultar seu score CNPJ é simples. Para isso, você precisa consultar a sua pontuação junto às empresas de crédito, como a Serasa Experian. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Visite o site da Serasa Experian para PJ;
  2. Clique em “cadastrar”;
  3. Preencha o CNPJ da sua empresa, o CPF do administrador da empresa e os demais dados como nome, telefone e e-mail;
  4. Escolha um dos dados de contato para validar seu cadastro e clique em “cadastre-se agora”;
  5. Insira o código enviado para seu celular ou seu e-mail e confirme;
  6. Por fim, crie a sua senha, de preferência usando números, letras minúsculas, letras maiúsculas e símbolos para torná-la mais segura;
  7. E pronto!

Depois de concluído o seu cadastro, você poderá consultar o seu score PJ Serasa pelo site ou pelo aplicativo – baixe-o pelas lojas virtuais, como a Google Play ou Apple Store.

Como aumentar o seu?

Conforme o score CNPJ se popularizou, a maior parte das empresas que tinham pontuação baixa começou a procurar maneiras de elevar a sua nota. Só assim, é possível conseguir empréstimos com melhores taxas e condições de pagamento mais vantajosas. 

Contudo, isso também abriu espaço para uma série de golpes e fraudes com dicas supostamente milagrosas para aumentar o score. Mas não caia em ciladas: não existe fórmula mágica, curso ou método para aumentar o seu score. O caminho é só um: boas práticas de gestão financeira.

Com o app da Biz, você simplifica a gestão financeira da sua empresa em um só lugar. Além de poder pedir crédito PJ, sua empresa tem conta PJ digital gratuita, com Pix e mensalidade grátis, emissão de boletos pelo app, extrato automático, extrato de recebimentos por Pix, cadastro de DDA para gerir e acompanhar os seus pagamentos e muitas outras vantagens.

Clique aqui para baixar:

baixe grátis

3 dicas para melhorar seu score CNPJ

1) Pague suas contas em dia

Atrasar boletos ou faturas vai impactar negativamente o seu histórico e isso vai puxar para baixo o seu score CNPJ, dificultando o acesso a serviços financeiros. Portanto, a maneira mais prática de evitar que isso aconteça é pagando todas as contas em dia. Faça um bom controle de fluxo de caixa para evitar atrasos e, caso note que não vai conseguir cumprir alguma obrigação, negocie com antecedência. Com o boleto digital (DDA) da Biz, você faz a gestão dos seus pagamentos em um único lugar e ainda é avisado sobre contas a vencer.

2) Regularize dívidas que estejam em atraso

Se a sua empresa está no grupo dos inadimplentes e, por alguma razão, você já possuía dívidas em atraso, não deixe que elas arrastem. Antigamente, falava-se muito em “deixar a dívida caducar”, ou seja, não pagar até que as empresas considerassem como uma perda e não cobrassem mais. Com o score CNPJ, isso não existe mais. Os escritórios de crédito vão sempre buscar as pendências para calcular sua pontuação. Portanto, regularize suas dívidas. Isso ajuda a elevar o seu score CNPJ.

4) Utilize serviços financeiros que mostram ao mercado seu bom histórico

Não deixe de contratar produtos de crédito por medo ou receio de não conseguir pagar. Escolha as opções de crédito personalizadas para manter a saúde financeira do seu negócio, como o BizCred. Isso é importante para manter um bom histórico de crédito e  ajuda a contratar novos produtos. Por exemplo, sua empresa deve ter cartões de crédito corporativos. Eles são muito úteis para pagamentos de despesas comerciais, viagens, refeições, assinaturas de jornais e revistas ou até aplicativos. Utilize-o, mas com cautela, para não estourar o limite e incorrer em atrasos. Mantendo um bom uso do seu produto de crédito, quando for necessário contratar um novo produto, como um financiamento de imóveis, de automóveis ou até para capital de giro, será mais fácil conseguir o tão desejado crédito.

Peça agora crédito PJ com a oferta adequada para manter a saúde financeira da sua empresa:

Como o score CNPJ influencia na rotina da sua empresa

Portanto, um bom score CNPJ depende de fazer uma boa gestão financeira. É fundamental que a sua empresa adote e siga boas práticas de gestão, como:

  • um planejamento financeiro adequado, que reflita a realidade da empresa e seja alcançável;
  • um fluxo de caixa sempre atualizado, que ajude a empresa a ter previsibilidade e evite atrasos;
  • um mapa de indicadores financeiros, que permitam que a empresa consiga tomar decisões rápidas sempre que necessário. 

Inserir essas ferramentas e processos na rotina da empresa vai reduzir bastante as chances de atrasar boletos ou faturas, ajuda a evitar dívidas e, consequentemente, contribui para que o score CNPJ se mantenha alto para que sua empresa consiga crédito barato e com boas condições de pagamento. 

Saiba como fazer um planejamento estratégico aqui!

Mas apesar do score CNPJ ser parte importante para que sua empresa consiga boas condições de crédito, apenas um bom score não é suficiente. Os bancos e financeiras também consideram outros fatores como o relacionamento entre sua empresa e o banco, o faturamento da sua empresa, muitas vezes, sua margem de contribuição lucro antes dos impostos (LAJIDA ou EBITDA, na sigla em inglês), além das políticas de crédito adotadas no próprio banco.

Portanto, esteja atento a todos esses elementos na hora de contratar crédito e, claro, sempre mantenha um bom score CNPJ para aumentar suas chances de acessar o tão buscado crédito para expandir seu negócio. 

Agora que você já sabe como melhorar seu score PJ, chegou a hora de colocar tudo em prática e deixar sua empresa ainda mais saudável financeiramente.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: guia financeiro