01 nov 2022

Já preparou sua empresa para o recesso de fim de ano?

Feche 2022 com tudo, empreendedor!
Já preparou sua empresa para o recesso de fim de ano?

Junto com o recesso, o planejamento de fim de ano é um período muito importante para a maioria das empresas. Além de ser um período com muitos feriados e datas com grande impacto comercial, o planejamento de fim de ano também é o momento de organizar o ano seguinte.

Pensando nisso, preparamos um guia dos pontos que você precisa organizar nesse recesso de fim de ano na sua empresa.

Vamos lá?

Coloque em prática a gestão estratégica 

Com a proximidade do recesso de  fim de ano, uma das primeiras coisas que você precisa alinhar bem é o planejamento estratégico. Três pontos são essenciais: 

  1. verificar os resultados obtidos até este momento: veja quais objetivos você tinha definido para este ano, avalie os indicadores para saber se eles foram atingidos ou se estão próximos de serem atingidos;
  2. ajustar a rota na reta final do ano: caso você não esteja próximo de atingir os seus objetivos, ajuste a rota para este fim de ano, seja definindo ações para acelerar o atingimento de seus objetivos ou adequando-os para um cenário mais realista;
  3. e, por último, mas não menos importante, planejar 2023: comumente, na maior parte das empresas, fim de ano também é sinônimo de olhar os resultados e aprendizados e ajustar o planejamento para o ano seguinte.

Não esqueça da gestão financeira

Com a estratégia bem definida e mapeada, é hora de planejar o ponto central de todo negócio: as finanças. O recesso de fim de ano é um período com muitos feriados e datas com grande impacto comercial, então, é importante estimar bem as receitas e, particularmente, as despesas.

Saiba como fazer uma boa gestão financeira do seu negócio!

Receitas

Leve em consideração as vendas nos anos anteriores, a média de vendas geral do seu setor e também o desempenho geral da economia em períodos anteriores. Esses números podem ser facilmente encontrados na internet e vão te ajudar a definir um percentual mais realista de crescimento das suas vendas.

Impostos

Antes de pensar nas despesas, evite ciladas e já considere os impostos que devem ser pagos. Se você está enquadrado no regime do Simples Nacional, converse com seu contador e verifique a alíquota correta para sua faixa de faturamento. Se você for ME, verifique se não ultrapassou o limite de faturamento.

O guia completo do Simples Nacional!

Despesas

Agora você pode planejar as despesas. Mapeie tudo que tem que ser pago no final do ano, como o 13º salário, por exemplo, pois além de se tratar de um período de festividades e datas comemorativas, pode ser que você esteja com menos pessoal, portanto, vale a pena agendar pagamentos e transferências com antecedência. Para contas com maior previsibilidade, como água, luz, aluguel, telefone, internet, empréstimos e financiamentos, considere deixar em débito automático para evitar esquecimentos.

Você também pode desenhar estratégias para cortar custos e aumentar o faturamento nesse momento. Com o Quem Pagou, lançamento da BizCapital, você pode trocar a maquininha de cartão e apostar no Pix como meio de pagamento para o seu negócio, sem pagar por isso e sem medo de cair em golpes. E, de quebra, ainda aumentar em até 4% o faturamento da sua empresa!

Além disso, com o app da Biz você tem Pix grátis para enviar e receber, além de mensalidade grátis, emissão de boletos e extrato automático.

Curtiu? Clique para baixar!

baixe grátis

Compras e estoque

Um detalhe importante dos gastos é a reposição de estoque. No fim de novembro tem Black Friday e Cyber Monday, então calcule bem os seus estoques e se antecipe para conseguir melhores preços nos seus produtos, além de não correr o risco de faltar produtos e perder vendas.

Investimentos

Por fim, não se esqueça de guardar uma graninha para compor sua reserva e capital de giro, além de eventuais gastos extras no início do próximo ano. É importante considerar que muitos negócios possuem períodos em que as vendas estão mais baixas,  geralmente no começo do ano, portanto, considere guardar recursos para esses momentos.

Os melhores investimentos para pessoa jurídica!

Gestão de pessoas no recesso de fim de ano

O recesso de fim de ano é um período em que muitos colaboradores tiram férias para aproveitar o verão, praia, calor e tudo de bom que nosso país tem para oferecer. Portanto, é fundamental que você planeje bem as férias dos membros do time. Como esse é um período em que as vendas tendem a crescer, é fundamental que sua empresa não deixe a desejar no atendimento ao cliente.

Além das férias dos colaboradores, um ponto importante é considerar a contratação de temporários. A legislação permite que você contrate temporários em um prazo do contrato de até 180 dias, os quais podem ser consecutivos ou não. É uma boa maneira de liberar alguns de seus funcionários para o merecido descanso e não ficar na mão.

Saiba como contratar funcionários de forma efetiva!

No fim de ano também há alguns gastos extras com pessoal, como o pagamento do 13º salário. Se por algum motivo você não fez a reserva ao longo do ano, guardando o equivalente a 1/12 do salário de cada colaborador nesse período, considere contratar uma  linha de crédito para não correr o risco de processos de leis trabalhistas

Aqui na BizCapital, por exemplo, você pede até R$500mil de crédito PJ diretamente pelo seu computador ou celular e a resposta do pedido sai em poucos minutos!

Quer fazer uma simulação? Clique aqui embaixo!

Marketing também é importante! 

As datas mais importantes neste fim de ano, principalmente para o comércio, são a Black Friday, a Cyber Monday e o Natal. As três movimentam o mercado e tendem a gerar receitas adicionais para as empresas, portanto, para aproveitar essas datas comemorativas é fundamental ter planejamento. 

Planeje campanhas para divulgar ainda mais a sua marca, os seus produtos ou serviços, considere realizar promoções ou conceder descontos para clientes novos ou recorrentes, promova eventos ou qualquer atividade que possa movimentar ainda mais o seu negócio e gerar ganhos adicionais.

Use as redes sociais para multiplicar suas vendas!

Não podemos esquecer que 2022 é ano de Copa do Mundo, data que também deve movimentar de maneira intensa o comércio.  Muitas empresas conseguem aproveitar esse evento com descontos e promoções especiais. Então, não deixe essa oportunidade passar!

Tarefas administrativas

Por fim, não podemos deixar de lado as tarefas administrativas. É fundamental deixar a casa em ordem e garantir que nenhuma ponta fique solta. Planeje as escalas de pessoal tendo em vista folgas, feriados, jogos da Copa e contratação de temporários, comunique as ausências aos clientes, coloque os avisos de férias ou ausência temporária nos e-mails, comunique o público nas plataformas da sua empresa quando o estabelecimento estará aberto ou fechado.

Todos esses pontos vão garantir um recesso de fim de ano tranquilo e um começo de 2023 com o pé direito. 

Bônus! Checklist para o fim de ano 

Para ajudar ainda mais sua empresa nesta reta final do ano, preparamos um checklist com alguns itens que fazem parte da maioria das empresas. Personalize o seu e não deixe nada passar!

  • Gestão estratégica
    • Apurar resultados do planejamento 2022
    • Ajustar as metas para final do ano
    • Montar planejamento para 2023

  • Gestão financeira
    • Calcular receitas
    • Pagar impostos
    • Agendar pagamentos
    • Repor estoques
    • Fazer investimentos e aplicações

  • Gestão de pessoas
    • Programar férias
    • Contratar temporários
    • Pagar 13º 
    • Pagar bônus e comissões

  • Marketing
    • Programar campanhas
    • Definir promoções

  • Administrativo
    • Programar avisos de férias
    • Definir escala de pessoal (quando necessário)
    • Comunicar horários de funcionamento ao público

Agora que você já sabe que o planejamento para o recesso de fim de ano envolve gestão financeira, gestão estratégica, estratégias de marketing e tarefas administrativas, é hora de botar a mão na massa e já começar!

Afinal, estamos no último trimestre e o fim de ano tá logo ali! =)

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinYoutube e TikTok.

ver tudo sobre: dicas de gestão