26 ago 2022

O que é ticket médio? 5 dicas para entender de vez e faturar ainda mais

O que é ticket médio? 5 dicas para entender de vez e faturar ainda mais

No mundo dos negócios é importante ter uma coisa em mente: mais do que vender, é preciso vender com qualidade. Um cliente dentro da loja ou navegando pelos canais digitais da sua empresa é uma oportunidade única. Por isso, saber o que é ticket médio e como acompanhar esse indicador é muito importante para desenvolver estratégias de aumento de vendas.

Quer saber mais? Então, vem com a gente!

O que é ticket médio?

De forma bem objetiva, o ticket médio de uma empresa é um indicador que mostra o valor médio de compra dos clientes. É a média de faturamento por cada cliente do seu negócio.

Existem algumas formas de calcular esse indicador, como usando o faturamento total da sua empresa, por categoria de produtos ou por seção do seu negócio.

Conhecendo o ticket médio de vendas você também conhecerá seus pontos fortes e fracos. E, a partir daí, é só trabalhar na melhor estratégia para alavancar as vendas.

Leia mais: como aumentar as vendas da sua empresa

Como calcular o ticket médio do meu negócio?

Para fazer o cálculo de ticket médio, é necessário fazer uma conta simples. Vamos ver abaixo:

TICKET MÉDIO = FATURAMENTO NO PERÍODO / NÚMERO DE CLIENTES NO PERÍODO  

Exemplo: suponha que o seu faturamento total em julho de 2022 tenha sido de R$50.000,00 e que o número de clientes neste mesmo mês tenha sido igual a 100.

Ou seja: R$50.000 (faturamento do mês)  ÷ 100 (quantidade de clientes) = R$500,00

Ticket médio = $500,00

Simples, né? Agora vamos entender como aplicar esse cálculo do ticket médio para trazer resultados efetivos para sua empresa.

Leia mais: como calcular índice de lucratividade

5 dicas de como aumentar o ticket médio

Você certamente já foi a um supermercado depois de saber de uma promoção arrasadora pela TV ou na internet. E provavelmente se frustrou quando chegou ao supermercado e pouquíssimos produtos tinham um preço de fato diferenciado.

Por que os supermercados fazem isso?

Porque eles confiam nas suas equipes de vendas, nas estratégias de marketing e em tantos outros instrumentos que estão à disposição de quem quer aumentar as vendas.

Afinal, dificilmente um cliente sai de casa para comprar um único produto – ainda mais em tempos de aumentos expressivos das vendas on-line. É dentro do supermercado (ou outro ponto de venda) que ele se lembra de diversos outros produtos que precisa. 

Por isso, você precisa trazer o cliente para dentro de “casa” e, a partir daí, lembrá-lo de que ele precisa de mais coisas do que ele imaginava.

Veja abaixo dicas de como fazer isso, conquistar os clientes e vender ainda mais:

1) Ter uma boa equipe de vendas 

Tenha um time preparado para abordar o cliente, de maneira gentil e efetiva, de modo a garantir mais compras. O poder de persuasão pode fazer toda a diferença.

2) Investir em “Customer Success” e “Customer Experience” 

“Customer Success” é a área responsável por acompanhar o cliente e garantir o seu “sucesso”, ou seja, que a sua demanda seja plenamente atendida e suas expectativas superadas, além de proporcionar uma ótima experiência (customer experience). Um bom atendimento pode significar metade do caminho andado.

Para colocar essa estratégia em ação, você precisará de um investimento inicial para contratar equipe. 

Com o BizCred, empréstimo empresarial da BizCapital, você tem até R$500mil, com pagamento em até 36 meses, para investir no que sua empresa mais precisa, como a implementação de uma área de “Costumer Sucess”, por exemplo.

Você pede o BizCred direto do seu celular ou computador e recebe a resposta do seu pedido em minutos:

3) Aplicar técnicas de vendas, como “cross selling” e “up selling” 

Cross Selling” (venda cruzada) é oferecer um produto ou serviço complementar ao cliente (arroz e feijão, carne e sal grosso, etc), enquanto o “Up Selling” tem relação com um upgrade, quando o cliente melhora o que está levando para casa, apoiado por uma boa condição (por exemplo, batata frita grande por mais um real);

4) Abusar da criatividade na apresentação

Seja no presencial ou no virtual, a maneira como você expõe seus produtos pode impactar nas vendas. Note que sempre no caixa de uma loja ou mercado possuem produtos de baixo valor para compra por impulso. Isso é estratégia!

5) Atrair clientes com brindes e promoções 

Brindes e promoções, por exemplo, em datas comemorativas,  podem alavancar  suas vendas.

E aí, entendeu o que é ticket médio e está pronto para colocar suas estratégias em prática? Continue monitorando o indicador, repetindo práticas de sucesso e elaborando novas. Isso certamente fará a diferença!

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

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