11 ago 2016

5 segredos de uma gestão financeira eficiente

leitura de 3 min
5 segredos de uma gestão financeira eficiente

Quando se trata de gerir um negócio, a gestão financeira é um dos elementos mais importantes para o sucesso. O processo pode parecer não muito fácil no início, mas com os conhecimentos, habilidades e técnicas certas poderá organizar e manter as contas alinhadas, evitando estresses e confusões desnecessárias.

Neste texto listamos alguns segredos que ajudarão a desenvolver excelentes habilidades de gestão financeira e promover um desenvolvimento sustentável da empresa. Confira!

1. Organize e monitore um fluxo de caixa

Todos os dias, o capital de giro sofre alterações com entradas (receitas) e saídas (despesas). O problema é que, sem controle, muitos dias podem fechar negativos, impedindo ações estratégicas, como o pagamento em dia dos funcionários, fornecedores etc.

Para resolver esse problema, crie um fluxo de caixa e registre essas operações financeiras para garantir um maior equilíbrio das contas. Mantenha sempre algum dinheiro reserva para lidar com as obrigações em curso e não ser mais surpreendido com uma falta de fluxo de caixa positivo.

2. Prepare um orçamento realista

Com um fluxo de caixa bem montado e controlado, será possível realizar projeções futuras com base nos compromissos assumidos, planejamentos e vendas a prazo, fazendo do orçamento seu grande aliado de gestão financeira. Ele pode mostrar exatamente de onde, quanto e quando virão as receitas futuras, bem como de onde, quanto e quando serão as despesas.

Então, dedique um esforço consciente para pensar e preparar o orçamento mensal e anual. Assim, sempre saberá que direção seguir.

3. Defina metas para a sua gestão financeira

Após determinar um orçamento como guia financeiro para o negócio, é hora de definir algumas metas para impulsionar o crescimento da empresa de forma sustentável. A redução do endividamento e o investimento em tecnologias para a otimização de processos são alguns exemplos de objetivos que podem ser alcançados com facilidade se houver empenho por parte do gestor.

No entanto, é preciso torná-los mais específicos. Então, determine quanto exatamente precisará e quando pretende alcançar esse montante. Você terá uma chance muito maior de alcançar as metas se forem mais bem definidas.

4. Separe as contas pessoais da empresa

Além de seguir todos os passos mencionados anteriormente, não deixe de manter as contas da empresa separadas das pessoais. Essa é uma das recomendações mais importantes que deve seguir quando assumir a gestão financeira da empresa. Para isso existe o pró-labore.

Defina uma remuneração justa e comece uma gestão distinta. Essa técnica fará com que o controle seja maior em ambos os lados, a fim de identificar possíveis problemas e cortar gastos desnecessários.

5. Utilize uma solução tecnológica

Não ignore a tecnologia. Soluções em softwares são desenvolvidas com o único propósito de tornar a vida dos gestores mais fácil. Se a empresa ainda não conta com uma ferramenta de automatização de operações financeiras, pesquise uma que se alinhe mais com os processos executados e tenha uma gestão financeira mais profissional e otimizada. A economia de tempo e dinheiro é exorbitante, além de poupar muitos estresses.

Estes segredos da boa gestão financeira foram concebidos para ajudar o gestor a ter uma ideia de quais áreas precisas melhorar. A final, as finanças são um dos fatores mais importantes para garantir a sobrevivência e prosperidade da empresa no mercado!

Qual é sua experiência ou seus desafios para fazer a gestão financeira de sua companhia? Deixe o seu comentário abaixo!

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

 

ver tudo sobre: dicas de gestão