11 ago 2016

5 segredos de uma gestão financeira eficiente

leitura de 4 min
5 segredos de uma gestão financeira eficiente

Quando se trata de gerir um negócio, a gestão financeira é um dos elementos mais importantes para o sucesso. O processo pode parecer complicado no início, mas com os conhecimentos, habilidades e técnicas certas é possível ter uma gestão financeira eficiente.

Neste texto listamos alguns segredos para te ajudar a organizar a sua empresa e manter as contas alinhadas, evitando estresses e confusões desnecessárias. Veja os 5 segredos que ajudam o empreendedor a promover um desenvolvimento sustentável da empresa. Confira!

1. Organize e monitore um fluxo de caixa

Todos os dias, o capital de giro sofre alterações com entradas (receitas) e saídas (despesas). O problema é que, sem controle, muitos dias podem fechar negativos, impedindo ações estratégicas, como o pagamento em dia dos funcionários ou fornecedores.

Para resolver esse problema, é importante organizar e monitorar estas entradas e saídas de de caixa. Primeiramente, crie um fluxo de caixa e registre essas operações financeiras. Assim, é possível garantir um maior equilíbrio das contas. Além disso, mantenha sempre algum dinheiro reserva para lidar com as obrigações e despesas e não ser mais surpreendido com uma falta de fluxo de caixa positivo nos momentos que precisa.

2. Prepare um orçamento realista

Com um fluxo de caixa bem monitorado e controlado, é possível realizar projeções futuras com base nos compromissos assumidos, planejamentos e vendas a prazo. Aproveite estas informações para fazer do orçamento seu grande aliado de gestão financeira. Ele pode mostrar exatamente de onde, quanto e quando virão as receitas futuras, bem como para onde, quanto e quando serão as despesas.

Então, dedique um esforço consciente para pensar e preparar o orçamento mensal e anual. Assim, sempre saberá que direção seguir.

3. Defina metas para a sua gestão financeira

Após determinar um orçamento como guia financeiro para o negócio, é hora de definir algumas metas para impulsionar o crescimento da empresa de forma sustentável. A redução do endividamento e o investimento em tecnologias para a otimização de processos são alguns exemplos de objetivos que podem ser alcançados com facilidade se houver empenho por parte do gestor.

No entanto, é preciso torná-los mais específicos. Então, determine quanto exatamente precisará e quando pretende alcançar esse montante. Afinal, você terá uma chance muito maior de alcançar as metas se forem mais bem definidas.

4. Separe as contas pessoais das contas da empresa

Além de seguir todos os passos mencionados anteriormente, não deixe de manter as contas da empresa separadas das pessoais. Essa é uma das recomendações mais importantes que deve seguir quando assumir a gestão financeira da empresa. Para isso existe o pró-labore.

Defina uma remuneração justa e mantenha as contas da empresa inteiramente separadas das pessoais. Essa técnica fará com que o controle seja maior em ambos os lados, e não só te ajuda a identificar possíveis problemas, mas também a cortar gastos desnecessários.

5. Tecnologia: a sua maior aliada na gestão financeira eficiente

Não ignore a tecnologia, ela pode ajudar muito no controle financeiro do seu negócio! Soluções em softwares são desenvolvidas com o único propósito de tornar a vida dos gestores mais fácil. Se a empresa ainda não conta com uma ferramenta de automatização de operações financeiras, pesquise uma que se alinhe mais com o seu dia-a-dia e tenha uma gestão financeira mais profissional e otimizada. A economia de tempo e dinheiro é imensa, além de poupar muitos estresses.

Estes segredos da gestão financeira eficiente estão aqui para ajudar o gestor a melhorar o controle financeiro do negócio. A final, as finanças são um dos fatores mais importantes para garantir a sobrevivência e prosperidade da empresa no mercado!

Qual é sua experiência e desafios ao fazer a gestão financeira de sua empresa? Deixe o seu comentário abaixo!

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/pedido

Visite nosso site: bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão