02 ago 2016

6 importantes dicas para organizar as finanças da empresa

leitura de 4 min
6 importantes dicas para organizar as finanças da empresa

Organizar as finanças da empresa é uma das tarefas fundamentais para garantir sua sustentabilidade. Você pode até fechar muitos negócios e alcançar um faturamento excelente, mas boa parte dele se perde se houver falta de organização financeira.

Portanto, muita atenção às dicas abaixo, que vão equilibrar as finanças de seu negócio e, em vez de atrapalhar seu resultado, vão ajudar você a melhorá-lo constantemente.

1. Aprenda sobre os pontos mais importantes em finanças

Se você não dominar os principais conceitos sobre finanças corporativas, dificilmente saberá para onde seu negócio está indo. Portando, se faltarem conhecimentos fundamentais na gestão financeira, aprenda-os.

Caso os recursos não sejam suficientes para realizar cursos de curta duração e aprender o básico para a gestão financeira, utilize a internet a seu favor: Ela dispõe de excelentes ferramentas de aprendizado gratuitos como vídeos e blogs corporativos que produzem informação vasta e importante.

Portanto, tome nota de itens fundamentais que você precisará aprender a controlar, como:

  • Fluxo de caixa: obter o controle de saldo, entradas e saídas do seu caixa permitirá programar seus pagamentos a fornecedores e honrar compromissos sem atraso;
  • Demonstrativo do Resultado do Exercício: o DRE permite a gestão financeira e operacional da sua empresa e é, muitas vezes, requisito para concessão de crédito bancário;
  • Balanço Patrimonial: conheça seus ativos e seu passivo para dimensionar o patrimônio de sua empresa e garantir liquidez;
  • Controle de Estoque: dimensione o fluxo operacional de seu negócio, dimensionando corretamente seus estoques. Lembre-se de que um grande estoque não é garantia de muitos negócios — produtos na prateleira significam dinheiro parado e perda de oportunidades.

Além disso, acrescente o conhecimento dos impostos devidos, os regimes de tributação em sua área e tudo o mais que considerar relevante para uma gestão financeira eficaz.

>>> Empréstimo sem burocracia para sua empresa? Peça uma proposta sem compromisso com a BizCapital clicando aqui!

2. Obtenha recursos básicos para se organizar

Organização exige investimento, mas nem sempre isso implica em grandes gastos. Você pode começar a organizar as finanças da empresa por meio de planilhas e posteriormente investir em um sistema de gestão adequado ao porte do seu negócio.

Não é viável manter sua organização em uma gaveta, com acúmulo de anotações e papéis que certamente vão desorganizar e atrapalhar seu controle financeiro.

Você pode encontrar excelentes recursos como planilhas e sistemas de gestão de baixo custo em sites como:

http://www.luz.vc (Planilhas diversas para gestão)

http://www.contaazul.com (Sistema de gestão empresarial excelente para PMEs)

http://www.zeropaper.com.br (Sistema de controle financeiro de baixo custo)

https://pontomais.com.br/  (Sistema de controle de ponto de baixo custo)

3. Mantenha a disciplina dos controles

Uma vez que você tenha escolhido os recursos a utilizar para organizar suas finanças empresariais, lembre-se de mantê-los atualizados.

Postergar as atualizações ou deixar de registrar entrada e saída de recursos, obrigações e compromissos vai fazer todos seus controles perderem sua utilidade.

Além disso, lembre-se da premissa básica exigida para gerir qualquer negócio: separe as suas contas pessoais das contas da empresa.

4. Priorize a quitação de suas dívidas

Agora que você já organizou o registro de todas as operações financeiras, foque em minimizar seu passivo. Uma vez colocadas todas as suas dívidas no papel, ficará fácil dimensioná-las.

Comece priorizando as dívidas mais caras; e por “mais cara”, entenda que essas são as que tem taxas de juros mais altas. Cartões de crédito, cheque especial e algumas modalidades de empréstimos ou financiamentos podem estar levando embora boa parte de seus resultados.

5. Identifique suas despesas

Também é imprescindível saber em que estão sendo gastos seus recursos. O custo com aquisição e fabricação de produtos, gastos de escritório, o valor de cada colaborador para a empresa; tudo isso deve estar claro e organizado para que você identifique pontos de melhoria de processos e saiba onde é preciso realizar ações para redução de custos.

6. Invista em áreas estratégicas

Depois de pagar suas dívidas, é hora de começar a investir em sua empresa. Para garantir a sustentabilidade de qualquer negócio, é preciso destinar parte de seus resultados para reinvestir internamente.

Entre as áreas estratégicas para isso, considere como principais a capacitação profissional de seu pessoal e o marketing, sempre fundamental para bons resultados.

Lembre-se de acompanhar o retorno desses investimentos por meio de indicadores como o ROI (retorno sobre investimento). Com ele você analisa os resultados e planeja suas próximas ações.

Ao seguir essas dicas e organizar as finanças da empresa, você já terá dado um grande passo na melhoria da sua gestão financeira. Gostou do artigo? Deixe seu comentário no post!

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão