Fazer uma empresa crescer e caminhar com as próprias pernas é o grande sonho e, ao mesmo tempo, o grande desafio para comerciantes e empreendedores. Vender bem, ganhar espaço no mercado e conquistar novos clientes são indicadores positivos e que encorajam os micro e pequenos empresários a apostarem na expansão do seu negócio.
Mas o que muitos deles não sabem – ou não se atentam – é que o crescimento de uma empresa depende também de outros fatores, como a organização do fluxo de caixa e o investimento em funcionários e processos de produção. Quando feito na hora ou da maneira errada, esse passo pode ser maior que a perna, trazendo mais problemas do que benefícios.
Neste post reunimos uma série de dicas e orientações que vão te ajudar a se organizar para expandir o seu negócio na hora certa, de maneira saudável e sustentável. Confira!
A sua empresa realmente está pronta para crescer?
Antes de tomar qualquer decisão, visualize todos os aspectos que envolvem a expansão do seu negócio e pergunte-se: minha empresa realmente está pronta para crescer?
Para responder a essa pergunta é preciso ter uma estrutura mínima necessária. Então, faça uma análise em torno de três pontos principais:
Perenidade
O seu negócio corre o risco de desaparecer com o tempo? Leve em consideração o setor em que você está inserido e o crescimento que o mesmo vem tendo no mercado. Se for positivo, provavelmente sua empresa irá acompanhar esse fluxo.
Mas tome cuidado para não confundir ascensão com modismo. Por isso, o mais indicado é completar um ou mais ciclos que mostrem que o negócio realmente é perene. Por exemplo: se você abriu uma gelateria, o ideal é considerar o período de duas ou três temporadas – de um verão ao outro – para ter certeza de que o negócio vai firmar.
Clientes fidelizados
Com certeza você já ouviu dizer que fidelizar clientes é muito mais difícil do que conquistar novos. E é verdade. Uma base sólida de clientes satisfeitos com o seu produto, serviço ou atendimento diz muito sobre a robustez da sua empresa. Nesse ponto, expandir o seu negócio, mais do que uma vontade, pode ser também uma necessidade.
Lembre-se de que manter o seu cadastro de clientes sempre atualizado pode te ajudar muito lá na frente, quando seu negócio já estiver maior.
Planejamento financeiro
Para colocar a ampliação do negócio em prática é preciso ter um planejamento financeiro muito bem estruturado. Organize o seu fluxo de caixa, analise os riscos e avalie os lucros presentes e futuros. Isso vai te ajudar a identificar qual será o investimento necessário e em quanto tempo você terá o retorno sobre ele.
Está na hora! Quais são os primeiros passos?
Agora que já sabe que a sua empresa está pronta para crescer de maneira saudável, você pode começar a traçar o seu caminho rumo à expansão do seu negócio. Mas como fazer isso? O primeiro passo é identificar qual modelo de expansão mais atende às suas necessidades. Algumas opções são:
Franquias
No sistema de franquias é o franqueado que assume o risco de criar o empreendimento. Em troca, ele recebe o treinamento e o modelo de trabalho que foram desenvolvidos pela matriz.
Para começar, é preciso ter uma análise da situação legal da sua empresa e um planejamento estratégico bem traçado. Além disso, para que haja uma padronização da qualidade do seu produto ou serviço, é muito importante definir seu posicionamento de mercado, valor da sua marca, fatores que te diferenciam dos principais concorrentes e qual o seu modelo de negócio.
Filiais
Por exigir mais planejamento, dedicação e uma gestão muito eficiente, esse modelo de expansão representa um grande passo. Somente o faturamento alto da empresa não justifica tal decisão. Além de produzir mais, é preciso gerar capital suficiente para sustentar a nova unidade. Em alguns casos, por exemplo, é necessário recalcular o valor do produto final para garantir o retorno sobre o investimento em menos tempo.
Uma dica: mantenha todas as finanças separadas. Assim você consegue mensurar os resultados e impedir que a filial interfira na saúde financeira do negócio como um todo.
Novos canais de venda
Para quem ainda não está pronto para a abertura de novas unidades, ampliar os canais de venda também é uma forma de expandir o seu negócio. Por exemplo, se você tem uma loja de moda praia, uma opção interessante poderia ser abrir um e-commerce ou então buscar representantes comerciais que levem o seu produto para outros lugares.
Não se esqueça de que, a partir do momento em que você acrescenta um novo modelo de negócio à sua empresa, toda a gestão financeira e operacional deve ser reavaliada.
Aumento da variedade de produtos
Uma maneira mais simples de fazer o seu negócio crescer é complementar as opções disponíveis para os seus clientes e ampliar os produtos oferecidos. Assim, os antigos clientes passam a investir mais e há a possibilidade de atrair novos. Outra vantagem é que as defasagens causadas por períodos com menos movimento tendem a diminuir.
Como se organizar para um crescimento rápido e saudável da sua empresa?
Depois de decidir qual será o modelo de expansão da sua empresa, de acordo com as suas possibilidades, está na hora de se organizar para colocar o plano em prática.
É comum que, nesse momento, o empresário veja a necessidade de aumentar a sua receita para que seus projetos possam sair do papel. Maior número de funcionários, aprimoramento dos processos de produção, compra de mais matéria-prima e investimento em um novo espaço são gastos comuns durante a expansão.
Levando em consideração que, nessa fase, a estratégia e o planejamento já devem estar muito bem alinhados, a contração de crédito da maneira correta pode ser uma boa solução. Assim, será possível investir no crescimento do seu negócio sem comprometer a sua saúde financeira.
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