25 mar 2020

Covid-19: plantão com as últimas notícias sobre a Pandemia do Coronavírus

Resumo diário (25/03) das principais notícias e informações sobre como a pandemia do Coronavírus tem impactado a economia e as pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
Covid-19: plantão com as últimas notícias sobre a Pandemia do Coronavírus

Hoje, 25/03, tivemos mais um dia movimentado com a pandemia do Coronavírus (Covid-19) como o principal assunto na mídia e na sociedade. O isolamento social já atinge boa parte dos estados brasileiros e, para os empreendedores que precisam se reinventar durante esse período de crise econômica, ainda há muita incerteza e preocupação com a saúde financeira das suas empresas

Estamos aqui no nosso blog, desde o começo dessa semana, compartilhando informações que possam ajudar pequenos e médios empreendedores a sair desse período conturbado com o melhor cenário possível para cada uma das suas empresas. #salveopequenonegocio

Confira o que rolou hoje a respeito do impacto da crise gerada pela pandemia do Coronavírus no mundo, no Brasil e nas empresas.

Impactos da pandemia do coronavírus: perspectiva geral 

A China, local que apresentou o primeiro caso de Covid-19, teve seu número de mortes por complicações do vírus superado pela Espanha, que apontou 3434 óbitos nesta tarde. No mundo, o número continua crescente e, de acordo com a Universidade Johns Hopkings, já superou 20 mil casos de vítimas fatais.

Nesse cenário, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um plano humanitário para auxiliar os países mais vulneráveis à crise causada pelo Coronavírus, pedindo a cooperação global na adoção das medidas. Dentre os 6 pontos do plano, estão o aumento de testes da doença, cancelamento de eventos de massa e de viagens internacionais e, principalmente, o reforço da necessidade de isolamento socialquarentena para conter a proliferação do vírus. (fonte: G1)

No Brasil, caminhando na direção contrária, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, fez um pronunciamento em rede nacional, na noite do dia 24 de março, defendendo um isolamento apenas parcial, a reabertura do comércio e criticando a quarentena adotada por Estados e Municípios. 

A posição do Bolsonaro foi muito criticada e o diretor-geral da OMS se posicionou dizendo que o foco agora é “salvar vidas e parar a doença” e que a responsabilidade está no colo das lideranças políticas. (fonte: G1)

Impactos do coronavírus: o que mais afeta minha empresa?

Para o mundo dos negócios, pouca coisa mudou e a crise financeira causada pela pandemia do Coronavírus permanece forte. Parte dos especialistas de bancos e consultorias já dá como certa uma recessão na economia brasileira como consequência da crise da Covid-19. (fonte: G1)

O isolamento social e a quarentena não tornam nada fácil a vida do empreendedor e constroem um cenário de crise com impacto direto nas atividades econômicas. Com as pessoas isoladas dentro de casa, um setor varejista com as portas fechadas e indústrias com redução na sua produção, os impactos do Coronavírus tendem a ser bem fortes principalmente para as pequenas e médias empresas.

Em uma live realizada pelo Exame, Henrique Meirelles, Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de SP,  aponta a importância do sistema financeiro manter as linhas de crédito e criar novas com o intuito de apoiar micro, pequenas e médias empresas neste momento tão conturbado. (Fonte: Exame)

Dicas para empreendedores

Esse é um momento de unirmos força e compartilhar dicas e conhecimentos com segurança e clareza entre empreendedores com o objetivo conseguir tirar o melhor desse momento de crise provocada pela Covid-19. Na nossa dica para empreendedores de hoje, vamos compartilhar com vocês alguns cursos gratuitos para esse período de quarentena. Afinal, se manter atualizado e se organizar são algumas das práticas fundamentais para garantia a sobrevivência da sua pequena empresa durante a crise. Confira os cursos: 

  • Fundamentos da gestão de custos, oferecido pela FGV
  • Introdução à administração estratégica, oferecido pela FGV
  • Fundamento da administração financeira, oferecido pela FGV
  • Planejamento estratégico para empreendedores, oferecido pelo SEBRAE

Como podemos te ajudar mais?

A Biz quer dar a mão para todas as pequenas empresas afetadas por esse momento de crise causado pela pandemia do Coronavírus. Vamos formar uma grande rede de apoio entre empreendedores? Estamos com você! #salveopequenonegocio

E, como uma empresa de crédito para empresas, estamos aqui para te apoiar também com um empréstimo rápido, seguro e online. Conheça mais sobre a BizCapital.

ver tudo sobre: dicas de gestão