O cliente inadimplente é um problema que acontece em diversas empresas. Independentemente do seu porte e segmento, fechar as contas no fim do mês pode ser um grande desafio por falta dos pagamentos em dia. Isso pode fragilizar a gestão financeira da empresa e comprometer as projeções do orçamento para os próximos meses.
No entanto, existem medidas simples e práticas que podem ser adotadas para mudar esse cenário e reduzir a taxa de inadimplência do negócio. Conheça agora algumas boas práticas de cobrança para a sua empresa:
1. Tenha muito cuidado para não constranger o cliente inadimplente
Antes de tomar qualquer medida extrema, procure meios mais discretos e pacíficos de resolver o problema junto ao cliente. Algumas vezes, ele pode estar passando por um momento de dificuldades para se organizar financeiramente, mas pretende pagar em breve.
Para descobrir isso, faça um contato e pergunte se há uma previsão de pagamento. Caso a resposta seja positiva, conceda um prazo maior para ele. Dessa forma, evitará constrangimentos e deixará o cliente ainda mais satisfeito.
2. Envie lembretes de pagamento antes do vencimento
Algumas medidas podem ser tomadas antes mesmo do vencimento dos pagamentos. Mensagens por e-mail ou SMS podem ser enviadas lembrando ao cliente inadimplente que a data de pagamento está próxima.
O único cuidado aqui é deixar claro que as mensagens não são de cobrança, mas um mero lembrete para que ele possa se organizar melhor.
3. Ofereça incentivos para os pagamentos em dia
Os clientes gostam de mimos e reconhecimentos. Aproveite essa oportunidade para agradecer os pagamentos em dia e oferecer alguns benefícios como descontos especiais, prêmios, exclusividades e outras vantagens para incentivá-los a pagarem em dia.
Essa é uma maneira de motivar o cliente inadimplente a cumprir com os prazos e motivar os outros a manterem essa prática em troca de certos mimos oferecidos pela empresa.
4. Facilite os pagamentos com diversos meios
Se o índice de inadimplência anda alto, talvez o problema esteja nas formas de pagamento disponibilizadas pela empresa. Coloque-se no lugar do cliente e sinta na pele as dificuldades para descobrir o que pode fazer para facilitar essa prática.
Com os problemas detectados, procure soluções que tornem os pagamentos o mais simples e acessíveis possível. Cada segmento tem um perfil de clientes específico, então aproveite essas informações para descobrir quais são os meios que os clientes da sua empresa preferem utilizar e adote-os.
5. Use a tecnologia a seu favor
Graças ao avanço das tecnologias e da internet, hoje é possível contar com softwares de gestão capazes de aumentar o controle das contas a receber e tornar as finanças da empresa mais otimizadas, sem sustos e com melhores resultados.
Para a cobrança do cliente inadimplente, essa pode ser uma solução bastante eficiente. Alertas são recebidos deixando o gestor a par de todos os vencimentos próximos ou passados, mensagens podem ser padronizadas e programadas para serem enviadas automaticamente, entre outras funções para reforçar os métodos de cobrança.
Receber em dia é extremamente importante para ter um fluxo de caixa positivo garantindo a saúde financeira do negócio. Então, não deixe essas dicas só na teoria! Comece hoje mesmo um plano de melhoria do seu sistema de cobrança para o cliente inadimplente.
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