19 mar 2020

Como as medidas do governo para o coronavírus impactam meu negócio?

Para conter o avanço da doença e garantir socorro à economia, o governo anunciou mais uma série de medidas. Entenda quais os impactos para a sua empresa.
Como as medidas do governo para o coronavírus impactam meu negócio?

O novo coronavírus tem sido o foco de todas as atenções, principalmente, na última semana. Não é novidade que a pandemia causada pelo vírus covid-19 levou a uma crise que afeta toda a sociedade. A fim de garantir recursos para saúde e emprego, o governo declarou estado de calamidade pública.

As ações, para atenuar as consequências da crise, vão desde o fechamento de fronteiras, passando por um reforço no programa Bolsa Família, socorro à aviação civil e desoneração de produtos médicos até o aporte financeiro para os trabalhadores autônomos e também auxílio às empresas.

Entre as ações que impactam diretamente os empreendedores, o governo anunciou que durante o período de três meses haverá o atraso no recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e também do Simples Nacional. Assim, as empresas terão a possibilidade de reforçar seus caixas para passar pela crise.

Coronavírus: desafios de empreender

Sabemos que a pandemia provocada pelo coronavírus afeta diretamente a vida de muitos empreendedores. E também entendemos o quanto é importante manter suas empresas ativas se tratando de uma fase tão difícil como essa que estamos vivendo. Então, separamos algumas dicas para ajudar empresas nesse momento tão delicado.

Organize os números do seu negócio

É bem importante manter seu planejamento financeiro em dia para que a saúde financeira da sua empresa não prejudicada, isso deveria ser o ítem 1 na sua lista de prioridades.

Alguns serviços vão sofrer grandes impactos negativos com a crise, principalmente aqueles que geram a circulação de muitas pessoas, como eventos, restaurantes, lojas, academias, entre diversos outros. É essencial fazer uma estimativa dos danos e estar preparado.

Controle os gastos extras

Sua empresa tem gastos que não são essenciais nesse momento ou que devem trazer benefícios no longo prazo? Não sabemos ao certo quanto tempo vão durar as medidas restritivas e quando tudo voltará a funcionar normalmente. Então, se aquele gasto específico não for realmente fundamental para o funcionamento do seu negócio, o melhor é não fazê-lo.

É preciso entender o impacto do covid-19 para a sociedade como um todo e como as medidas de prevenção de saúde têm impactos também na economia, no consumo e nos negócios de maneira geral.

Por isso, o ideal nesse momento é cortar os custos fixos não importantes! 

Congele novos projetos

Por enquanto, parar com novos projetos é o ideal. Pois, além de exigirem esforços, sua empresa vai precisar de capital. E esse é o momento de planejar bem todas as ações e ter cautela. 

Uma dica muito importante é cortar os seus custos fixos que não são essenciais e planejar o seu caixa para entender os reflexos financeiros em curto, médio e longo prazo.

Ter crédito para funcionar nesse momento é fundamental. Mas, para isso, é preciso se perguntar quais são as prioridades para o seu negócio nesse momento. 

Empréstimo para empresas como solução

Nesse momento, tanto empresas que tiveram um aumento na demanda, como é o caso de farmácias, por exemplo, quanto empresas que tiveram uma queda na demanda, podem precisar recorrer ao crédito externo. Mesmo sendo por motivos diferentes, o planejamento financeiro para o empréstimo é muito importante. 

A BizCapital está aqui para atender os empreendedores brasileiros com capital de giro em todos os momentos.


ver tudo sobre: dicas de gestão