25 jun 2019

Como melhorar seu negócio? Confira 5 coisas que você pode fazer

leitura de 5 min
Como melhorar seu negócio? Confira 5 coisas que você pode fazer

Confira 5 dicas capazes de melhorar significativamente as operações e processos do seu negócio, começando agora!

Como melhorar seu negócio? Essa é uma dúvida que está na cabeça de  muitos empreendedores que não sabem o que fazer para otimizar as operações de suas empresas. Pensando nisso, preparamos 5 dicas práticas, que podem ser aplicadas a qualquer tipo de negócio, para aperfeiçoar suas atividades e processos. 

Quer saber quais são? Então, leia esse post e descubra!

Faça um bom controle do fluxo de caixa

Para melhorar e organizar a gestão financeira da sua empresa, a primeira coisa que você precisa fazer é elaborar um bom controle do fluxo de caixa. Parece tentador fazer tudo de cabeça, mas um controle bem feito faz diferença. Assim, você conseguirá avaliar corretamente as receitas e os gastos gerados com a operação do negócio, além de tornar mais fácil a de entender a geração de caixa.

Com um controle bom, você consegue entender melhor as datas de recebimentos de clientes e casar com os prazos de quitação de obrigações, principalmente com os fornecedores. Consequentemente, será possível evitar um desalinhamento que pode gerar multas e juros, por atraso no pagamento de contas.

O controle do fluxo de caixa deve ser constante e revisado periodicamente. O objetivo é reduzir riscos de falhas, confusões e lançamento de dados incorretos.

Revise periodicamente as metas

Para melhorar a gestão do negócio, é fundamental acompanhar as metas e os resultados para avaliar se os objetivos estão sendo atingidos. Além disso, é preciso verificar se elas são condizentes com o potencial da empresa e da equipe disponível.

Em muitos casos, a dificuldade de bater metas ocorre porque apenas o gestor acredita nelas, enquanto os demais colaboradores ficam desmotivados com elas. Para que os objetivos empresariais sejam alcançados, os funcionários precisam acreditar e se sentir animados com as metas. Se as metas não são realistas, vai ser difícil motivar o time.

Quando sentir que os resultados não estão vindo, vale a pena verificar se o problema está realmente na empresa ou nas metas estabelecidas, muitas vezes inalcançáveis, para as condições atuais do negócio.

Invista em comunicação digital

Para quem quer aumentar a produtividade e as vendas do negócio recomenda-se investir em comunicação digital. Atualmente, a maioria das empresas já contam com um espaço no meio virtual como, por exemplo, sites, redes sociais e plataformas online de serviços/produtos. Muitos negócios já estão investindo em canais digitais. Recentemente visitamos um cliente que tinha site, página no Facebook e grupos de WhatsApp todos focados em alavancar as vendas da empresa. No caso dele mais da metade do resultado da empresa já era feito via internet.  e adotar estratégias de marketing e vendas on-lines para impulsionar os resultados. Tudo isso com esforço do time.

Se quiser ir além, ainda existe a possibilidade de investir em publicidade digital nas redes sociais. Empresas como a BizCapital investem bastante em anúncios para atrair clientes e transmitir sua mensagem para empreendedores do Brasil inteiro. Negócios menores ou com focos em certas regiões também podem usar da mesma ferramenta para crescer e atrair clientes.

Busque alternativas de crédito mais vantajosas para o seu negócio

Quando a empresa busca capital para expandir as operações ou investir em maquinário, insumos ou outros itens, é normal que o empreendedor recorra a um empréstimo empresarial. Porém, para que isso não se torne em uma dor de cabeça por conta dos juros elevados e da burocracia exigida, é fundamental procurar alternativas de crédito mais baratas e simples.

Uma delas é o empréstimo online para empresas concedido por fintechs. Graças a uma plataforma tecnológica, permite que empreendedores que necessitam de capital solicitem empréstimos ou financiamento via internet, sem precisar enviar muita documentação ou comprar serviços adicionais como seguro e títulos de capitalização.

Assim, o crédito é disponibilizado de forma mais inteligente, uma vez que o algoritmo utilizado na avaliação possibilita uma maior personalização dos valores, parcelas e ainda facilita a obtenção da documentação necessária. Empresas de crédito online costuma exigir uma documentação mais simplificada, sem precisar apresentar balanços e outros demonstrativos da empresa.

Tenha um bom software de gestão

Por fim, mas não menos importante, ter uma boa solução de gestão para o negócio, como um sistema de gestão empresarial, é uma ótima opção para quem quer manter o negócio sempre organizado. 

Ao escolher um para a sua empresas, saiba que ele deve ser altamente customizável para se adaptar às necessidades, particularidades e exigências da sua empresa e também precisa ser escalável, para acompanhar o crescimento do negócio e a expansão das operações. 

Ter boa capacidade de integração com diferentes sistemas é outra vantagem, pois facilita conexão com outras ferramentas do negócio e, consequentemente, os dados produzidos podem ser melhor analisados e acompanhados. Se quiser experimentar algum, nossos clientes atualmente utilizam sistemas como Granatum, Keruak e Gestão Click para gerir seus negócios.

Seguindo as dicas listadas acima, você poderá aperfeiçoar as operações e processos da sua empresa para que ela continue crescendo.

 E aí, pronto para adquirir um empréstimo empresarial e contribuir para o seu negócio crescer? Entre em contato com a gente e entenda como essa pode ser uma decisão que, de forma simples e rápida, vai proporcionar um melhor desempenho, além de resultados muito mais interessantes!

ver tudo sobre: dicas de gestão