04 set 2018

5 Dicas para fazer o controle de custos da sua empresa

leitura de 5 min
5 Dicas para fazer o controle de custos da sua empresa

Um dos fatores que mais influenciam no crescimento de uma empresa é o controle dos custos dela. Para que ela consiga crescer de maneira efetiva, é necessário realizar um controle de custos muito fino, desde as pequenas até as multinacionais.

Não é difícil encontrar negócios que fecham em decorrência do descontrole de suas finanças. Não só para se manter aberto, o controle financeiro é também de extrema importância para aumentar a competitividade de mercado.

Quer saber como deixar tudo andando certinho em sua empresa? Continue lendo esse texto, pois separamos ótimas dicas para que você deixe tudo em dias no financeiro e fique tranquilo!

A importância do controle de custos em sua empresa

O controle de custos está intimamente ligado a uma visão estratégica em que é possível traçar objetivos claros e alcançáveis. Essa visão será a base e o norte das operações comerciais e também estão diretamente ligados a atividades de gestão do negócio.

Esse é um processo que contribui para que as metas definidas sejam realmente atingidas, e não somente, para avaliar a factibilidade delas. Afinal, é o controle financeiro que torna possível avaliar bem os custos e permite que ações estratégicas sejam tomadas a fim de manter a empresa na direção pré-determinada.
Já sabe como fazer um pipeline de vendas para sua empresa? (Clique aqui para ler mais sobre)

Esse cenário ainda é mais importante para pequenas e médias empresas, pois o capital é limitado e as opções de crédito não são muitas. Sendo assim, é necessário ter atenção redobrada sobre os recursos financeiros! Se você é um pequeno empreendedor, esse texto também está cheio de dicas para você!

Não é algo fácil, contudo, podemos fazer uma analogia a organização pessoal: até que se estabeleça um sistema que realmente funcione, demanda tempo e paciência para que se possa desenvolver, testar e ajustar o sistema a cada eventualidade que possa aparecer. Não é muito diferente para as empresas.

>> Empréstimo sem burocracia para sua empresa? Peça uma proposta sem compromisso com a BizCapital clicando aqui!

O que é uma boa gestão de custos?

A gestão financeira de uma empresa, quando mal executada, faz com que a empresa não tenha os resultados esperados e também tenha bastante dificuldade em manter as metas. Mas o que é necessário para fazer essa gestão de forma eficiente?

Primeiro -diríamos até mais importante- são as análises dos processos financeiros, que devem estar detalhados em planilhas e/ou outras formas de dispor esses dados de forma legível para todos. Ademais, manter-se atento às oportunidades de investimento que podem aparecer pode fazer toda a diferença para a sua empresa.

No fim das contas, uma planilha de gastos bem elaborada resulta em menos descontrole nos gastos, tudo isso porque é possível ter acesso a informação certa na hora certa, permitindo a tomada de decisão estratégica. Nunca subestime um levantamento de rotina, nele podem conter informações muito relevantes para a saúde financeira do seu negócio.

Saiba também como negociar prazos e dívidas com fornecedores ao clicar aqui

Como fazer o controle de custos

Agora que você já conseguiu entender o que é e qual a importância do controle financeiro para a sua empresa, podemos nos aprofundar um pouco em como conseguir essa proeza.

Bem, sem mais delongas vamos lá às dicas de como fazer e manter um controle efetivo:

As contas da empresa e dos sócios não podem se confundir

Essa é a regra básica e certamente já foi reiterada inúmeras vezes, contudo, nunca é demais reiterar algo tão primordial para manter o controle fino das contas da empresa. Caso o sócio faça qualquer compra pessoal, ela não pode, em hipótese alguma, ser realizada da conta da empresa ou ser lançada em sua contabilidade.
Caso o cenário acima aconteça, não será possível avaliar os resultados obtidos e as medidas implementadas não corresponderão com a realidade.

Implemente um fluxo de caixa e acompanhe o capital de giro

Colocando de forma simples, o fluxo de caixa e o controle de entrada e saída dos fundos da empresa. Todo o faturamento, assim como todos os gastos estão devidamente contabilizados.
Quando falamos do capital de giro, estamos falando dos recursos disponíveis para serem utilizados em procedimentos de curto prazo. Esse é um dado obtido pela diferença entro o Ativo Circulante e o Passivo Circulante. O seu valor positivo implica que a empresa consegue operacionalizar as suas ações com recursos internos.

Um olho nos gastos

Observar os gastos sob olhos críticos é muito importante para identificar todos aqueles gastos que são desnecessários para a empresa. Além disso, é preciso observar os gastos que são necessários, contudo, são muito altos e necessitam ser otimizados.
Para atingir esse objetivo, pode-se desde diminuir os gastos com papelaria até implementar políticas de terceirização de alguns serviços, cortando diversos gastos!

O outro olho no estoque

O estoque é outro item da gestão de custos que pode facilmente drenar grande parte dos recursos de uma empresa. Nesse sentido, fica clara a necessidade de ter um bom controle de estoque. Este é um item que pode comprometer o capital de giro, algo que você certamente não quer.
O cálculo do nível ideal do estoque é necessário a fim de controlar os gastos e manter sua empresa saudável.

Cuidado ao escolher seus fornecedores

Não se apaixone por aquele que somente irá te oferecer o menor preço. Procure sempre aqueles que tenham diversidade de produtos e de serviços. Isso faz com que você tenha uma posição estratégica na hora de negociar.
Essas são algumas dicas para manter o controle de custos da sua empresa, existem muito mais facetas para esse assunto.

 

ver tudo sobre: guia financeiro