05 maio 2020

Corte de gastos na crise da Covid-19: por onde começar?

A crise impactou a vida de milhões de brasileiros e os empreendedores foram alguns dos principais afetados. Você tem uma empresa e quer saber como fazer corte de gastos na crise da Covid-19? Confira as nossas dicas!
leitura de 4 min
Corte de gastos na crise da Covid-19: por onde começar?

A crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus despertou nos empreendedores brasileiros a urgência de uma gestão de crise bem calculada. Nesse cenário, o primeiro passo do plano de ação preparado por boa parte das empresas, pensando em preservar o caixa e dar mais longevidade para a vida do negócio, foi fazer um corte de gastos na crise da Covid-19.

Pensar em como manter o funcionamento sustentável da empresa diante de uma crise nunca antes vivida tornou-se a principal dor de cabeça dos pequenos negócios. E, planejar com cuidado soluções criativas para driblar o momento difícil, junto com os empreendedores, é o que nos fez criar um espaço no nosso blog exclusivo com dicas e informações sobre a pandemia: a Seção Coronavírus

Assim, a pergunta que fica na mente dos empreendedores e que queremos ajudar a responder hoje é: na hora de cortar gastos, por onde devo começar? 

Por isso, separamos algumas dicas para os empreendedores que pensaram no corte de gastos como uma possível solução para esse momento de incerteza. Confira: 

Defina investimentos e gastos necessários

A gestão financeira do negócio é um dos desafios mais importantes de um empreendedor que quer crescer de maneira sustentável. Saber diferenciar os gastos, investimentos, custos e despesas da empresa é fundamental para não deixar que nenhuma surpresa pegue o seu negócio desprevenido. 

Em uma crise, esse conhecimento completo sobre as finanças da empresa é ainda mais importante e a atenção deve ser redobrada, certo? Afinal, quanto mais você conhece as entradas e saídas do seu caixa, mais fácil será reorganizar as suas prioridades em um momento de exige cautela e muito planejamento.

Nesse momento, é importante revisar todos os seus gastos e investimentos e se perguntar qual é o retorno de cada um deles. Priorize, corte o que for possível e reserve o seu caixa para o que realmente importa: manter as suas portas abertas e seu cliente satisfeito. 

Se você ainda não sabe fazer um planejamento completo das finanças da sua empresa, confira o nosso post com 7 dicas sobre como fazer o planejamento financeiro da empresa e já comece a colocar em prática hoje mesmo. 

Renegocie com seus fornecedores 

Agora que você já fez um planejamento financeiro cuidadoso e conhece todas as entradas e saídas do seu caixa na ponta da língua, é hora de olhar com atenção para o contrato com seus fornecedores. 

Assim que definir todos os contratos, prazos e preços que a sua empresa possui com fornecedores, reserve um tempo para entrar em contato com todos e renegociar o que for possível. O objetivo é garantir o melhor cenário para ambas as partes e te ajudar a ter um fôlego durante a crise.

Controle seu estoque

Outra dica muito importante para a sua empresa enfrentar o período de crise provocado pela Covid-19 é controlar o estoque. 

Acumular produtos ou materiais faz com que sua empresa gaste mais do que o necessário, além de ocupar muito espaço. Assim, com um controle bem feito, você evita desperdícios e mantém o seu estoque limitado à demandas dos seus clientes. 

O importante do corte de gastos na crise é encontrar o equilíbrio e satisfazer dois mundos: seu caixa e seus clientes. 

Otimize a produtividade dos funcionários

Por último, em tempos de crise, é imprescindível trabalhar para manter a sua equipe sempre motivada, mesmo no pior dos cenários. A produtividade é a chave de sucesso para um período que demanda muito trabalho para garantir a sobrevivência do negócio. 

E esse sucesso também depende das pessoas que sempre se dedicam a fazer a sua empresa crescer. Então, comunique-se com seus funcionários e garanta que eles estejam se sentindo valorizados na empresa. 


Esses são alguns dos principais passos para fazer um corte de gastos na crise da Covid-19 e ajudar a sua empresa a colher bons frutos em um período de dificuldade. 

Quer mais dicas e atualizações sobre os últimos acontecimentos da pandemia? Confira a nossa Seção Coronavírus que conta com detalhes do que está acontecendo no Brasil, no mundo, na saúde e na economia. Além disso, você pode conferir também dicas de gestão como essa para colocar em prática na sua empresa e sair mais forte desta crise. 

Ah, não se esqueça! Se é de empréstimo empresarial que a sua empresa precisa para se manter nesse momento conturbado, a Biz pode e quer te ajudar. Conheça mais sobre a nossa linha de crédito rápida, segura e online

ver tudo sobre: dicas de gestão