24 mar 2020

Covid-19: últimas notícias sobre a Pandemia do Coronavírus e os impactos econômicos e no seu negócio

Ser empreendedor durante um período de crise não é uma tarefa fácil. O acesso à informação de qualidade e a organização do sua empresa são fundamentais para a estabilidade do seu negócio durante a crise do COVID-19.
Covid-19: últimas notícias sobre a Pandemia do Coronavírus e os impactos econômicos e no seu negócio

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) tem causado grandes perturbações à economia global. Para além de questões relacionadas à saúde da população, a disseminação do vírus também colocou o Brasil em estado de crise econômica e um dos principais afetados neste momento são as pequenas e médias empresas

Impossibilitados de abrir suas lojas ou prestar os seus serviços, devido à crise e ao isolamento social, muitos empreendedores estão precisando se reinventar durante esse período e lutar pelo funcionamento sustentável das suas empresas.

Por isso, como uma empresa focada em oferecer empréstimo para empreendedores, com soluções financeiras direcionadas às necessidades de cada um dos seus negócios, sentimos que esse é o momento de estar cada vez mais próximos dessas empresas. 

Ontem disponibilizamos aqui no nosso blog um resumo dos principais acontecimentos relacionados à pandemia do Coronavírus e que podem afetar a sua empresa nesse período de crise estabelecido pela covid-19. Hoje e nos próximos dias, vamos continuar a fornecer o máximo de informação útil e de qualidade para empreender em tempos de crise. #salveopequenonegocio

Impactos do coronavírus: o que mais afeta minha empresa?

Hoje, 24/03, ainda com a incerteza da duração da crise e com o freio nas atividades econômicas do país, devido ao isolamento social e as medidas de prevenção ao vírus, o impacto da pandemia do Coronavírus ainda foi assunto de grande destaque na mídia.

A Folha de São Paulo divulgou hoje uma pesquisa realizada pelo Datafolha na semana passada, na qual 79% dos brasileiros vê a nossa economia ser muito afetada pelas consequências da proliferação do vírus e 57% dos trabalhadores estão esperando uma diminuição da sua renda nos próximos meses. O momento é de grande tensão e de insegurança com o futuro da economia, tanto entre os trabalhadores quanto para os empreendedores ou autônomos. (fonte: Folha)

Em carta ao ministro da economia, Paulo Guedes, o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Ángel Gurría, manifestou sua preocupação com a crise causada pelo Coronavírus e considerou que as consequências serão mais densas do que foram durante a crise financeira de 2008. Dentre as suas sugestões, gastos públicos com as empresas afetadas foi um dos destaques da carta. (fonte: Uol)

Para empreendedores e empresas que querem ver a economia dando a volta por cima, hoje tivemos algumas notícias positivas nessa perspectiva. O registro de cada vez menos casos e mortes na Itália e a expectativa por incentivos à economia americana, ainda em aprovação no Senado, deu uma injeção de esperança nesse contexto. (fonte: Valor Investe)

Nos últimos dias, dentre as principais medidas já adotadas pelo governo para diminuir o impacto do Coronavírus para empreendedores estão:

  • Suspensão de contratos de trabalho, com possibilidade de redução da jornada de trabalho e dos salários em até 50%.
  • Prolongamento de prazo de pagamento do FGTS pelas empresas por 3 meses.
  • Para micro e pequenas empresas, crédito adicional de 5 bilhões de reais do Proger/FAT.
  • Para pequenas e médias empresas, 40 bilhões de reais foram separados em bancos públicos para o segmento de capital de giro.

Impactos do coronavírus: perspectiva geral 

No Brasil, a pandemia do Coronavírus continua crescendo. Já são 46 mortes e 2201 casos de Covid-19 confirmados em território nacional. Foi no estado de São Paulo, epicentro do Coronavírus, que ocorreram 40 dessas mortes. No mundo, a pandemia já atingiu mais de 390 mil pessoas e deixou mais de 17 mil mortos, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins.

Nesse cenário, o Japão, que seria sede da Olimpíada de 2020, adiou a data do grande evento para o próximo ano (2021), tendo em vista os últimos acontecimentos e a incerteza do momento em que a situação irá se normalizar. 

Dicas para empreendedores

O portal Administradores colocou no ar essa semana a série #VirandooJogo, que conta com conteúdos de empreendedores para empreendedores, com o objetivo de ajudar empresas a se manterem firmes durante o período do Coronavírus. A série conta com vídeos de como diferentes empreendedores estão lidando com esse momento e pode inspirar todo tipo de empresa. Confira: Administradores

Como podemos ajudar mais? 

Ficou com alguma dúvida? Tem algum ponto sobre a crise do Coronavírus e seu impacto nos empreendedores e suas empresas que deixamos de citar? Conta para a gente nos comentários!

A BizCapital, empresa de empréstimos para pequenas e médias empresas, está aqui para para atender os empreendedores brasileiros com capital de giro em todos os momentos. Nessa crise, estamos do seu lado. Conheça mais sobre a BizCapital! #salveopequenonegocio

ver tudo sobre: dicas de gestão