11 maio 2020

Crise da Covid-19: últimas notícias sobre o Coronavírus

Resumo diário (11/05) das principais informações e novidades sobre a crise da Covid-19 e seus efeitos na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 4 min
Crise da Covid-19: últimas notícias sobre o Coronavírus

Nos últimos meses, noticiários de todos os continentes do mundo só tiveram um foco: a crise da Covid-19. Seus impactos e consequências para, desde a saúde mundial até a sobrevivência dos pequenos negócios, têm sido boa parte da preocupação global, especialmente de quem precisa enfrentar a crise para manter as portas da empresa abertas. 

Por isso, estamos aqui para todo empreendedor que está passando por dias difíceis nessa quarentena. Reservamos um espaço no nosso blog exclusivo para falar sobre a proliferação do vírus, a Seção Coronavírus. Lá, você encontra o nosso resumo diário dos últimos 2 meses e dicas de gestão super importantes para um momento de crise. 

Agora, vamos ao nosso resumo de hoje (11/05)? Confira os acontecimentos mais relevantes sobre a Covid-19 aqui.  

Crise da Covid-19: perspectiva geral

A crise da Covid-19 continua trazendo um cenário de preocupação e incerteza para todos os brasileiros. Preocupação com o crescente número de casos, mortes e a alta possibilidade de falta de estrutura adequada para receber tantos pacientes nos hospitais. Incerteza sem saber quanto tempo vamos levar para nos recuperar de todos os impactos causados pela doença em território nacional. 

No Brasil, nesta segunda-feira (11/05), já estão confirmados mais de 160 mil casos de infectados pelo novo Coronavírus. Com 496 mortes nas últimas 24 horas, as vítimas fatais já ultrapassam a marca de 10 mil no final desta tarde. O epicentro da pandemia em território nacional, o estado de São Paulo, conta com o maior número de casos confirmados: mais de 45 mil. (Fonte: CNN Brasil)

No mundo, a cidade de Wuhan, na China, registrou cinco novos casos de infectados pela doença. O primeiro epicentro da pandemia do Coronavírus para os demais países afetados do mundo não tinha mais casos confirmados desde o dia 03 de abril e começou a diminuir as medidas de isolamento social gradualmente ainda no começo do último mês. Assim, a China poderia estar vivendo a “segunda” onda da proliferação. (Fonte: UOL)

Crise da Covid-19: economia e empreendedorismo

Nesse cenário, ainda apreensivo, a economia não tem colhido bons frutos. Quando olhamos para os empreendedores de pequenos negócios, que dependem da receita mensal para conseguirem continuar o funcionamento normal do negócio, a situação é ainda mais preocupante. 

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 20% de restaurantes e bares já estão com suas portas definitivamente fechadas. Nesse processo, mais de 1 milhão de empregos formais foram extintos. Diante de uma possível reabertura das atividades, a associação publicou uma cartilha com orientação que donos de negócios desse setor deveriam seguir ao abrir suas portas novamente. Dentre as recomendações, estão: 

  • Redução da capacidade de público 
  • Separação mínima de 1 metro entre as cadeiras ou 2 metros entre as mesas
  • Cardápio plastificado 
  • Álcool em gel 70% em pontos estratégicos
  • Higienização de comandas de todos os objetos de contato do público, inclusive maquininhas de pagamento
  • Entre outros 

Então, a ideia é continuar com as técnicas de higienização e distanciamento social mesmo com a volta à normalidade, como uma forma de continuar a trabalhar para prevenção da proliferação do vírus no país. (Fonte: G1)

Além disso, a Caixa aguarda governo federal divulgar novo calendário para continuar a distribuição do auxílio emergencial de R$600 como forma de minimizar os efeitos da crise. Ainda não recebeu o seu? Confira as últimas novidades nesta matéria do G1

Como podemos te ajudar mais? 

Na crise do Coronavírus, pequenos gestos podem fazer toda diferença para o seu pequeno negócio, né? Por isso, estamos aqui para te ajudar com tudo o que a gente pode, seja divulgando o seu negócio nas nossas redes ou escutando o que você tem a dizer. 

Então, conta pra gente: como podemos ajudar mais a sua pequena empresa? 


Por fim, é claro, se é de empréstimo empresarial rápido, seguro e online que a sua empresa precisa para enfrentar a crise, a Biz está aqui para te ajudar. Conheça a nossa linha de crédito!

ver tudo sobre: dicas de gestão