08 Maio 2019

De unicórnios a promessas, Brasil tem 17 “superfintechs”. Saiba quais são

Estudo mapeia startups brasileiras do setor financeiro com faturamento, rodadas de investimento, escalabilidade e número de funcionários expressivos
leitura de 2 min
De unicórnios a promessas, Brasil tem 17 “superfintechs”. Saiba quais são

Fonte: Exame / PME

Link: https://exame.abril.com.br/pme/de-unicornios-a-promessas-brasil-tem-17-superfintechs-saiba-quais-sao/

Data: 8 maio 2019

Mesmo com uma taxa básica de juros estacionada em 6,5% ao ano, o Brasil segue um dos países com as maiores cobranças de alíquotas do mundo — e um terreno fértil para negócios que queiram transformar o segmento financeiro. O país já possui 550 startups que atuam no setor, conhecidas como fintechs.

A competição é cada vez mais acirrada, mas algumas delas se destacam. Mais especificamente, 17 são consideradas “superfintechs.”

O termo, que designa startups do setor financeiro acima da média, está na pesquisa Fintech Mining Report. O estudo foi realizado pela plataforma de inovação para startups, empresas e investidores Distrito, em parceria com a consultoria KPMG.

Para escolher as “superfintechs” brasileiras, a pesquisa levou em conta bases de dados estruturadas (bancos de informação sobre empresas, por exemplo) e não-estruturadas (postagens em redes sociais e reportagens) para criar um algoritmo que avaliasse variáveis como faturamento previsto, rodadas de investimento captadas, escalabilidade e número de funcionários.

Elas vão desde fintechs esperadas, como Nubank e Stone Pagamentos, até algumas menos presentes na rotina dos consumidores finais.

Veja quais são as 17 “superfintechs” brasileiras:

FintechSegmento
Certisign Backoffice
Clearsale Risco e Compliance
Conductor Meios de Pagamento e Tecnologia
Conta Azul Backoffice
Contabilizei Backoffice
Creditas Crédito
Ebanx Meios de Pagamento e Câmbio
Geru Crédito
GuiaBolso Finanças Pessoais
Neon Cartões e Serviços Digitais
Nubank Cartões e Serviços Digitais
Pravaler Crédito
RecargaPay Meios de Pagamento e Serviços Digitais
Stone Meios de Pagamento
Trigg Cartões
Weel Crédito
Zoop Meios de Pagamento e Tecnologia

De unicórnios a promessas

Duas das 17 “superfintechs” também são consideradas unicórnios, ou startups com um valor de mercado de um bilhão de dólares ou mais: Nubank (avaliada em 4 bilhões de dólares por captações com fundos de investimento) e Stone (aberta em bolsa, com valor de mercado de 7,4 bilhões de dólares).

Outras três estão na lista de próximos unicórnios, realizada em um estudo anterior da Distrito: a Conta Azul, que atua com contabilidade digital; a Creditas, que fornece empréstimos online com garantias como automóveis e residências; e a Ebanx, que processa pagamentos internacionais de gigantes como AliExpress e Spotify.

ver tudo sobre: biz na mídia