10 nov 2016

5 dicas de renegociação de dívidas para sair do vermelho

leitura de 3 min
5 dicas de renegociação de dívidas para sair do vermelho

Infelizmente, com a crise financeira, muitas empresas começaram a acumular dívidas, devido ao fato de estarem faturando menos. É uma realidade atual do Brasil e se a sua empresa é uma delas, saiba que você não está sozinho. Mas a boa notícia é que os bancos e as financeiras estão fazendo esforços para que seus clientes possam fazer a renegociação de dívidas.

É um movimento natural. As instituições financeiras funcionam como fomentadoras do negócio, proporcionando recursos financeiros para novos planos e projetos. Quando as empresas ficam no vermelho, passam a ser devedoras dessas instituições. E como ficar sem receber não é bom negócio para elas, o caminho é renegociar.

Mas é preciso ficar atento na hora de fazer a sua renegociação de dívidas. Veja 5 dicas para sair do vermelho sem ter problemas futuros.

1. Não deixe a dívida crescer muito

Em geral, a saúde financeira da sua empresa dá sinais de que pode não estar tão bem. Se você deixar a dívida rolar muito tempo, pode ficar com um montante inviável para pagar no futuro.

Lembre-se: os bancos vão aceitar reduzir o valor da sua dívida para receber, mas, ainda assim, você terá que pagar a maior parte dela. Quanto mais extensa for a dívida, mais difícil será reunir recursos para pagá-la.

Se você possui um bom planejamento financeiro na sua empresa, terá condições de saber o real montante da sua dívida, e a hora certa de fazer a renegociação.

2. Faça uma proposta realista

Quando sentir que é o momento de renegociar as dívidas da sua empresa, você precisará elaborar uma proposta que seja condizente com a sua situação e também com a realidade da instituição financeira.

Se você propor um valor muito abaixo do aceitável, poderá não só não conseguir o acordo, como ainda fechar portas para futuras negociações. Leve a sua proposta e esteja aberto a negociar com o banco ou a financeira.

3. Tenha cuidado com a venda casada

Estar endividado faz de você um cliente vulnerável, na visão das instituições financeiras. Com isso, algumas delas podem aproveitar a renegociação, tentando vender produtos que não seriam necessários para você.

Se o seu gerente tentar lhe forçar a comprar um produto, como condição para renegociar sua dívida, saiba que isso é crime e se chama venda casada.

Atualmente, você também pode optar por realizar a renegociação de dívidas com empresas especializadas em soluções financeiras, que oferecem taxas mais competitivas e que não representarão novas dívidas no futuro.

4. Procure os mutirões de renegociação de dívidas

Como existem muitas empresas com dívidas atualmente, os bancos e financeiras têm realizado mutirões para conseguirem fazer diversas renegociações de uma só vez. Nessas ocasiões, as instituições costumam oferecer taxas e condições mais em conta, para facilitar a renegociação. Procure saber quando esses mutirões ocorrem, e aproveite!

5. Não faça novas dívidas

Depois de renegociar suas dívidas, você deverá redobrar a atenção às finanças da sua empresa. É um ótimo momento para rever todo o planejamento financeiro e evitar que o problema ocorra novamente.

E aí, gostou deste post? Então participe, deixando o seu comentário.

 

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão