03 jan 2018

Entenda as diferenças entre ciclos econômico, operacional e financeiro

leitura de 6 min
Entenda as diferenças entre ciclos econômico, operacional e financeiro

A falta de giro, despesas não planejadas, aumentos de insumos e demora de clientes em pagar seus compromissos são algumas das dificuldades que um gestor enfrenta no dia a dia da empresa. Administrar o próprio negócio nem sempre é uma tarefa fácil e exige alguns conhecimentos para que o trabalho tenha resultados positivos.

No entanto, quem já está envolvido com as adversidades da rotina empresarial, dificilmente encontra tempo para aprofundar e aprender mais sobre assuntos relacionados a gestão.

E é diante desse cenário que este artigo foi escrito. Um guia prático para explicar os conceitos e diferenças entre ciclo econômico, operacional e financeiro. Esses ciclos influenciam diretamente a vida financeira da companhia e precisam de atenção e análise profissional nesse sentido.

A partir deste texto, o gestor vai aperfeiçoar seus conhecimentos e estará preparado para realizar uma administração mais eficiente. Vamos lá?

Ciclo econômico

O ciclo econômico está relacionado ao ciclo de vendas. Ele corresponde ao período que o produto fica no estoque da empresa, começando pelo momento da aquisição desse produto até a hora em que ele for vendido.

Uma vez que o estoque representa custos para o negócio, já que demanda espaço físico e iluminação — além do recurso que fica impossibilitado de ser reinvestido em outro setor da organização —, é importante ficar sempre atento à sua manutenção para garantir melhores resultados.

O cálculo do ciclo econômico é feito a partir do prazo médio de estocagem (PME), que consiste na equação:

CE = PME = ( EM / CMV ) x 360

No qual,

CE = ciclo econômico

PME = prazo médio de estocagem

EM = estoque médio

CMV = custo da mercadoria vendida

O estoque médio é o resultado da média de tempo no estoque, levando em consideração o registro do dia em que o produto deu entrada na empresa até o registro do dia de sua venda, sem que seja levado em conta o prazo de recebimento.

Assim, seu valor é o resultado da soma do estoque inicial com o estoque final, seguido pela divisão desse valor por 2.

Já o custo da mercadoria vendida considera os gastos incorridos para produzir ou armazenar determinado produto até que ele seja vendido para o cliente. Seu cálculo consiste na soma do estoque inicial com as compras efetuadas no período, menos o estoque final resultante ao término desse período.

O cálculo do CMV, além de ser uma das etapas para determinar o PME, também é um passo essencial para encontrar o lucro bruto da empresa, por isso a importância de mantê-lo sempre atualizado.

Conhecendo os resultados do negócio é que o gestor pode atuar nas principais necessidades e nas oportunidades de crescimento.

O ciclo econômico, então, permite identificar os produtos que têm mais peso sobre o lucro e pode servir como um indicador de monitoramento para possíveis cortes de gastos.

Ciclo financeiro

O ciclo financeiro, por sua vez, está mais relacionado às movimentações do caixa da empresa, uma vez que engloba desde o pagamento dos fornecedores até o recebimento dos clientes.

Esse ciclo influencia diretamente no capital de giro, que consiste no capital necessário para financiar as atividades do dia a dia do empreendimento.

Quem busca sustentabilidade financeira sabe da importância que a administração do capital de giro tem. Esse é um capital utilizado, por exemplo, para manter os estoques mencionados no ciclo econômico.

Como aponta o Sebrae, observar o prazo de recebimento dos clientes ou a quantidade de parcelas oferecidas em vendas a prazo é fundamental para manter o controle da quantidade de recursos financeiros que a empresa vai ter ao final do mês.

Com o recebimento de clientes, o prazo de pagamento dos fornecedores também deve estar alinhado com a receita proveniente da venda de produtos ou serviços.

Portanto, se uma empresa que precisa pagar um fornecedor no prazo de 30 dias, terá problemas em fechar as contas ao final do mês, se oferecer ao cliente um prazo de recebimento de 45 dias.

Além disso, existe também a possibilidade de inadimplência. Quanto maior o prazo de pagamento aos fornecedores e menor o prazo de recebimento dos clientes, mais dinheiro ficará no caixa e, com isso, maior será a chance de se manter financeiramente saudável.

O cálculo do ciclo financeiro é feito a partir do ciclo operacional e do prazo médio de pagamento a fornecedores. Assim:

CF = CO – PMP

No qual,

CF = ciclo financeiro

CO = ciclo operacional

PMP = prazo médio de pagamentos

Como explicaremos a seguir, o ciclo operacional é o ciclo que trata de todas as operações empresariais e, portanto, tem relação com os outros dois ciclos mencionados neste artigo.

Com relação ao prazo médio de pagamento aos fornecedores, essa é justamente a variável que determina a saída de recurso do caixa e, por isso, deve ser garantida com base nos maiores prazos possíveis.

A gestão do ciclo econômico, operacional e financeiro é interligada e, se executada com conhecimento, resulta em uma atividade mais estruturada e robusta, que acaba fazendo com que os lucros aumentem.

Ciclo operacional

Quando se trata de ciclo operacional, o gestor deve considerar desde o momento da compra da matéria prima até o recebimento da venda, passando por custos de produção, estocagem e processo de venda do produto final.

Assim, o ciclo operacional acaba sendo uma união entre os ciclos econômico e financeiro e pode ser calculado a partir da equação:

CO = PME + PMR

Na qual,

CO = ciclo operacional

PME = prazo médio de estocagem

PMR = prazo médio de recebimento

Ou seja, o ciclo operacional é o resultado da soma entre o prazo de armazenamento do produto (ciclo econômico) e o prazo entre a venda e o recebimento (ciclo financeiro).

Em casos de empresa que vendem apenas à vista, o ciclo operacional e o ciclo econômico apresentam o mesmo valor, uma vez que o prazo médio de recebimento será igual a zero.

Conseguiu entender as diferenças entre ciclo econômico, operacional e financeiro? Cada um deles são extremamente importantes para o bom desenvolvimento do seu negócio, portanto, dê uma atenção especial para esses cálculos e faça sua empresa crescer de maneira sustentável!

Gostou das informações sobre ciclo econômico, operacional e financeiro? Continue aperfeiçoando seus conhecimentos como gestor e saiba como ficar sempre no azul!

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão