22 jan 2018

O que você precisa saber sobre empréstimos para empresas

O que você precisa saber sobre empréstimos para empresas

Muitas vezes, as limitações do orçamento de uma empresa fazem com que gestores deixem de lado projetos de expansão e oportunidades de desenvolvimento. No entanto, é importante saber que, com o devido cuidado com as contas e um planejamento bem-feito, existem alternativas que possibilitam o crescimento e a realização de projetos previamente idealizados, como os empréstimos para empresas.

O empréstimo empresarial, por exemplo, é uma opção que atende as necessidades de quem se vê com boas possibilidades de evolução empresarial, mas não tem o recurso financeiro necessário para tal. Ele consiste no fornecimento de capital para custear investimentos que podem alavancar as atividades da empresa.

A partir disso, a melhora de resultados e, consequentemente, o aumento dos lucros, permite que o empréstimo seja pago com tranquilidade e que o caixa da empresa ainda continue crescendo. Porém, para que isso, de fato, aconteça, tanto o empréstimo isolado — em que não é preciso definir o destino do capital com antecedência — quanto o empréstimo associado ao investimento — aquele que já define as compras e os insumos necessários à produção — devem ser realizados de forma planejada e organizada.

É importante saber que empresas que oferecem soluções financeiras costumam disponibilizar taxas de juros e prazos mais interessantes que os bancos e instituições que têm um atendimento burocrático, impessoal e confuso. Falamos um pouco sobre essa e outras informações relevantes a quem deseja realizar um empréstimo na lista abaixo.

>> Empréstimo para empresas? Peça uma proposta sem compromisso com a BizCapital clicando aqui!

A contratação de um empréstimo não significa que a empresa está indo mal

O fato de que o empréstimo indica a necessidade de capital extra na empresa não significa que ela está indo mal. Para qualquer negócio, é imprescindível um investimento inicial que permita a realização de suas atividades e a manutenção dos primeiros meses.

Assim, muitas vezes, o gestor investe todo o seu recurso nisso e se vê sem o capital necessário para realizar projetos de expansão, por exemplo. Dessa forma, a captação de recursos de terceiros se mostra uma opção para reverter essa situação.

Além disso, seu capital inicial pode não ter sido suficiente e o empréstimo é uma alternativa para cobrir possíveis dívidas contraídas ao longo da operação. Com isso, a injeção de recurso pode otimizar os processos e trazer uma melhoria de resultados para o empreendimento.

É importante pesquisar condições que poderão ser honradas no futuro, para que o empréstimo não se torne um problema na finanças da empresa.

A manutenção de uma boa reputação é essencial

Como aponta a revista Exame, dois dos critérios fundamentais para se conseguir um empréstimo são o caráter e a capacidade de pagamento. Enquanto caráter é a reputação da empresa, seu relacionamento com os colaboradores e a forma como ela lida com os problemas, a capacidade se refere à propensão que ela tem em honrar o compromisso e pagar as dívidas contraídas, ou seja, sua sensibilidade à flutuação do mercado.

Um credor que está em processo de análise para conceder um empréstimo conferirá a reputação de quem o solicita, uma vez que realizar esse empréstimo para um estabelecimento que não conseguirá pagá-lo no prazo estipulado representa um risco. Dessa forma, é importante manter uma boa reputação quando for necessário solicitar um empréstimo.

Financiamentos e empréstimos para empresas são coisas diferentes

Quem visa a captar empréstimos para empresas deve estar ciente de que empréstimo e financiamento são coisas diferentes. Enquanto o primeiro consiste em realizar uma captação de recurso sem definição prévia do seu destino, o segundo é realizado para finalidades específicas, em geral para a aquisição de bens.

Como aponta o portal do Sebrae em artigo sobre o tema, é fundamental entender a diferença entre os dois e realizar o que for realmente adequado de acordo com sua finalidade. Perguntas, como “Qual a finalidade do recurso?”, “Qual quantia será necessária?” ou “Como a dívida será paga posteriormente?” devem ser respondidas por quem deseja escolher a linha de crédito mais apropriada.

Em alguns casos, as despesas com juros do empréstimo podem ser abatidas no imposto de renda

Uma vantagem que pode ser usada a favor da empresa na hora de solicitar um empréstimo é o fato de que as despesas com juros provenientes da transação podem, em algumas situações, ser abatidas no imposto de renda. Tal prática não é muito conhecida entre os gestores e representa uma grande diferença na hora de fechar as contas da empresa.

Isso porque quem usufrui dessa vantagem pode ter parte do valor pago como juros do empréstimo retornado para o próprio negócio, um benefício que não pode ser ignorado na hora de planejar uma captação de recurso e organizar as finanças empresariais. Vale a consulta ao seu contador para verificar o quanto isso é aplicável para sua empresa.

Os empréstimos para empresas podem ser uma solução para tirar o negócio do vermelho

Ainda que o objetivo do empréstimo se mostre um pouco mais delicado, ou seja, represente uma solução para tirar a empresa do vermelho, o gestor deve considerar a alternativa não como um fracasso, mas como uma possibilidade de manter as atividades empresariais e recuperar a saúde financeira do empreendimento.

A captação de recurso é uma forma de cobrir dívidas e pagar fornecedores em atraso, possibilitando uma retomada da operação e a possível restauração dos processos. Com isso, é necessária uma análise detalhada do fluxo de caixa da empresa e a tomada de decisões conscientes e que não transformem o problema em uma bola de neve.

Caso seja preciso, o gestor deve contratar um profissional que detém maior conhecimento para diagnosticar o problema e realizar o que for preciso para sair do vermelho. Toda empresa está sujeita a dívidas quando não tem as despesas bem definidas, mas, com um pouco de organização e informação, é possível reverter a situação e proporcionar maior controle financeiro.

Pronto para adquirir um empréstimo empresarial que contribua para o seu negócio e caiba no seu orçamento? As dificuldades de gestão, o controle de custos e a otimização das atividades podem ser superadas de forma inovadora e online.

Entre em contato com a gente e entenda como essa pode ser uma decisão que, de forma simples e rápida, vai proporcionar um melhor desempenho, além de resultados muito mais interessantes!

>>> Precisando de um empréstimo para sua empresa? Peça uma proposta sem compromisso com a BizCapital clicando aqui!

ver tudo sobre: guia de empréstimo