20 mar 2017

Entenda a importância de um sistema eficiente de controle financeiro

leitura de 4 min
Entenda a importância de um sistema eficiente de controle financeiro

Quem realiza o sonho de empreender geralmente coloca todos os seus sonhos e expectativas em seu novo negócio. Depois de tanto esforço, é duro ver tudo ir por água abaixo por uma questão de falta de organização financeira.

Todas as pessoas, tanto físicas como jurídicas, utilizam diversos recursos para deixar a vida financeira em ordem, porém, esse hábito é imperativo para a saúde de uma empresa e para evitar que um dia ela tenha que fechar as portas. Portanto, empresários devem levar a organização das finanças a sério para não colocar seu negócio em risco.

Um sistema eficiente de controle financeiro pode ser um grande aliado, especialmente para quem acha quem não tem muita intimidade com os conceitos de economia, como capital de giro e fluxo de caixa. Quer saber mais sobre como essa ferramenta pode ajudar seu negócio? Então continue lendo!

1. Organização

Organização é a palavra-chave para evitar deslizes e problemas financeiros. O fluxo de caixa é uma ferramenta muito útil para empresas de qualquer porte, uma vez que todas as saídas e entradas de capital ficam documentadas nele. Desta forma, o empresário consegue facilmente identificar despesas e a movimentação do seu dinheiro, evitando surpresas futuras.

2. Acompanhamento dos resultados da empresa

Você tem real noção do desempenho da sua empresa? Sabe, por exemplo, se ela dá lucro ou prejuízo? Analisar as informações coletadas ao longo do tempo pelo fluxo de caixa é uma boa forma de entender o andamento da sua empresa e avaliar a possibilidade de investimentos ou a necessidade de reduzir custos, por exemplo.

3. Planejamento eficiente

Se você se organiza com um fluxo de caixa, está cuidando muito bem do presente financeiro da sua empresa. E quanto ao futuro? Gastos e investimentos devem ser planejados antecipadamente, assim você não compromete suas as despesas ou cai em alguma armadilha e contrai uma dívida.

4. Administração do capital de giro

O capital de giro é fundamental para viabilizar um negócio, uma vez que todo empreendimento precisa de um dinheiro em caixa para realizar operações ou cobrir custos inesperados.

Essa reserva financeira precisa ser muito bem administrada e não pode ser gasta de forma impulsiva. Sem o capital de giro, você pode colocar seu negócio em risco e não conseguir honrar com seus compromissos.

5. Recursos tecnológicos como aliados

As planilhas são ferramentas amplamente utilizadas para organizar dados financeiros. Para elevar a forma como você faz o controle financeiro do seu negócio, considere adotar um software ou aplicativo de gestão financeira.

Desta forma, o empresário consegue não somente compartilhar informações com seus colaboradores como é capaz de centralizar todos os dados em um só lugar e acessá-los de onde quiser. Assim, fica mais fácil e rápido encontrar a informação necessária sem ter que procurá-la em centenas de planilhas diferentes.

6. Estabelecimento de um cronograma

Todas as dicas listadas até aqui contêm estratégias excelentes para manter um controle financeiro mais eficaz. Porém, elas não funcionarão se não forem executadas regularmente. A atualização do fluxo de caixa, por exemplo, quando deve ser feita? O ideal é reciclar as informações semanalmente ou a cada quinze dias, dependendo do porte da empresa.

Assim, estabeleça um cronograma de atualizações com metas e tarefas e seja fiel a ele. A análise dos dados da empresa e o planejamento podem ser feitos mensalmente ou dentro de um período que se adeque melhor à realidade do seu empreendimento. O importante é ter disciplina e cumprir os prazos estipulados.

Um sistema eficiente de controle financeiro é um passo importante para o sucesso e essencial para dar suporte ao crescimento do seu negócio. Gostou de ler mais sobre esse tema? Então compartilhe esse post nas redes sociais com outros colegas empreendedores!

 

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: guia financeiro