14 set 2018

Como utilizar o Facebook como estratégia de marketing para sua empresa

leitura de 9 min
Como utilizar o Facebook como estratégia de marketing para sua empresa

Talvez você já tenha se questionado qual a importância do Facebook para a sua empresa. A resposta para essa pergunta pode parecer um pouco óbvia, mas certamente tem várias faces e todas elas têm alguma relevância para a sua estratégia de marketing.

Um dos conceitos discutidos atualmente para o novo estilo de divulgação do seu produto/comércio é o Marketing de Conteúdo. Com essa ferramenta, conseguimos criar conteúdo em contato direto com o seu cliente, há a possibilidade de veicular anúncios pagos e prestar um ótimo atendimento.

O Facebook já atingiu a marca de 2,13 bilhões de usuários em todo o mundo e cerca de 45% da população brasileira acessa o Facebook mensalmente. Com tanta gente assim em um canal de comunicação, um empreendedor não deve deixar de estar presente.

A presença no Facebook é de estrema importância pois é um dos modos mais diretos de você interagir com o seu cliente. Nesse texto explicaremos algumas táticas e estratégias utilizadas por diversos donos de negócios ao redor do mundo para alavancar seu negócio.

Seja você um empreendedor de alto escalão ou o dono de um pequeno negócio, as redes sociais são uma grande ferramenta para divulgação em massa dos seus produtos ou serviços a fim de ganhar alcance ou mesmo encontrar aquele público específico.

Quer saber mais sobre como seus conteúdos na internet podem ajudar o seu negócio a crescer e atingir cada vez mais pessoas? Continue lendo esse texto.

A importância do Facebook para o seu negócio

Podemos já informar que a principal importância para as pessoas é necessariamente o conteúdo. Os internautas buscam informações e gostam de ver coisas interessantes, isso é fato. O ato de fazer divulgação dizendo “promoção”, “você não pode perder essa” não é tão mais adequado à nossa nova realidade. Atualmente, para competir nesse novo tipo de marketing, a empresa agora deve produzir um conteúdo de qualidade que seja útil para o seu nicho. Afinal, é ele que vai consumir o seu conteúdo e se tudo der certo, seu produto. Um dos primeiros passos para saber seu nicho é saber onde sua empresa se encaixa. Falamos sobre definição de CNAE aqui no blog e você pode ler clicando aqui e lendo mais sobre. 

Hoje em dia, o público, basicamente vê o que quer: as propagandas perdem cada vez mais seu posto em uma realidade em que o consumidor consegue migrar entre aplicativos e bloquear a tela para ver depois. Por isso, a criação de conteúdo é muito importante para a divulgação de uma marca, e o Facebook é uma ferramente essencial para isso.

Resumidamente, o cliente busca uma uma marca pela qual ele se encante e que seja útil para ele.

Agora você deve estar se perguntando como fazer tudo isso acontecer, certo? Bem, continue ligado nesse texto que iremos te mostrar como o Facebook pode ser uma poderosa arma em sua estratégia de marketing digital.

Utilizando o Facebook como estratégia de Marketing

Ter uma estratégia de marketing digital não é algo a mais, é uma obrigação que deve ser realizada constantemente para que a sua empresa tenha sucesso empresarial, cativando os clientes certos e os fidelizando.

Sem mais delongas, vamos as dicas para o seu marketing.

  1. Tenha uma página e não um perfil

    Possuir um perfil é algo para usuários e não para empresas, não passa a imagem que você deseja que é a de uma empresa séria e isso é um erro muito comum.
    Com a página, você consegue ter acesso à diversas ferramentas exclusivas do Facebook! Inclusive, o próprio Facebook ensina como utiliza-las. Clique aqui para entrar nessa plataforma e aprender mais sobre as configurações do Facebook.
    Essas ferramentas possibilitam o usuário ter acesso a dados muitos importantes de performance, que são essenciais ao montar uma estratégia consolidada. Você consegue, por exemplo, ver quais posts seus mais performaram, quais horários são melhores e o que seu público mais curtiu. Falaremos disso ainda nas dicas abaixo. 

  2. Identidade visual

    A identidade visual da sua empresa é uma das coisas mais importantes dessa lista. O que a define é um conjunto de elementos que basicamente descrevem e representam a empresa. Normalmente, essa síntese é feita por meio de um logotipo, com um padrão de cores e fontes que a empresa preferir. Há sites incríveis que facilitam a criação da identidade visual da empresa, o mais recomendado por nós é o Canva.

    Tendo a identidade visual, é possível criar na cabeça do consumidor uma ideia do que é a marca e o que ela oferece pro cliente. Por exemplo: ter uma empresa de transporte de cargas e ter em sua logo uma imagem de um caminhão de cargas. Essa imagem vai ficar na mente do consumidor, assim como as cores e a forma da logo.

  3. Use gatilhos mentais

    Gatilhos mentais são abordagens utilizadas na sua comunicação que fazem um apelo especial para os sentimentos do seu público alvo. Desse modo, há a necessidade de incorporar na sua fala algo que incentive a pessoa a realizar a compra ou contratação do seu serviço.
    Existem vários tipos de gatilhos mentais utilizados na publicidade e que podem ser incorporados de acordo com seu negócio. Por exemplo, dar uma ideia de exclusividade, urgência ou escassez em relação ao produto, pois há a ideia de quanto mais raro, mais valioso o ele é. 

  4. Diversifique o conteúdo

    O Facebook certamente é uma rede social para você libertar a criatividade da sua equipe de marketing, sendo assim, abuse na hora de criar uma grande diversidade de conteúdo rico para os seus clientes: infográficos, fotos, ilustrações, citações de pensadores que reflitam a filosofia de sua empresa, vídeos (nunca esqueça dessa valiosa forma de criar conteúdo), dentre outras.

    Uma forma muito interessante de surpreender o seu público é através de emojis e GIFs, que podem inclusive auxiliar na manutenção da identidade visual da sua empresa e de como ela vai se relacionar com o cliente.
    Além disso, há a opção de Facebook live, que transmite videos ao vivo direto do seu celular. Esse processo pode ajudar a deixar o cliente mais próximo de como funciona de fato a empresa e isso agrega valor!

  5. Integração do Facebook com o seu site

    Aquele famoso botãozinho de curtir é uma ótima maneira de atrair mais curtidas para o seu site. Digamos que uma pessoa acabou de ler um post de blog muito bom em seu site, se o seu Facebook estiver acessível naquela mesma página, é provável que essa curta a sua página.
    Criando um ciclo de conteúdos bem feitos e que se encaixam pode e deve ajudar muito no processo de construção da imagem da empresa nas redes sociais.
    O que pode ser realizado também é um efeito de continuação entre as plataformas, colocando o inicio do texto no Facebook por exemplo e para continuar lendo o conteúdo ser preciso acessar o site. 

    Outra dica aqui é colocar a quantidade de curtidas que a sua página já tem, isso pode despertar o que podemos chamar de “Efeito Manada” em que o indivíduo é levado a pensar “se todas essas pessoas gostaram, eu provavelmente irei gostar também”.

  6. Responda as pessoas

    Quer seja nos comentários ou no Inbox, responder as dúvidas e outros questionamentos demonstra que a empresa está presente e que também está preocupada com as opiniões de seu público.

    Isso, sem exceção gera bons resultados e os indivíduos ficam mais engajados com a marca, afinal, não se trata de um monólogo. Um bom atendimento ajuda a melhorar a imagem da empresa.
    Já falamos aqui antes de como um atendimento ao cliente bem feito é importante e demos algumas dicas. Clique aqui e leia

  7. Os bastidores

    O Stories – que inclusive pode ser compartilhado com outras redes sociais (Instagram) – é um ótimo local para mostrar o “por traz das câmeras” da sua empresa, sendo, inclusive tópico de diversas produtoras de conteúdo. Atualmente é muito comum ver a Tasty (canal de receitas do YouTube) divulgando vídeos de como foi criar aquela receita, por exemplo.
    Isso, novamente, entra no mérito de deixar o cliente mais conectado com o processo interno da empresa e como e pode ser uma das estratégias de conseguir com que o cliente acabe consumindo sua empresa.

  8. Postar na hora certa, do jeito certo

    É muito importante saber os horários que geram mais alcance nos seus posts. Pela própria plataforma do Facebook é possível fazer esse tipo de análise.
    Outro aspecto é observar para que serve cada rede social e não ser basicamente uma página que dispara qualquer tipo de conteúdo. Afinal, há conteúdos que engajam mais no Instagram do que no Facebook por exemplo. Isso se deve pela forma que a rede social é utilizada.
    A dica que damos é: seja o mais transparente possível com seu cliente, tente sempre envolve-lo e entenda que ele é um consumidor assim como você. 

Essas são 8 dicas que deixam muito claro a importância de ter um marketing digital bem estruturado e também estar presente na maior rede social do mundo, o Facebook.
Porém, mesmo com essas dicas, é importante lembrar que uma estratégia de marketing se utiliza de vários elementos ao mesmo tempo. Por isso, é importante muita estruturação e planejamento para que os resultados sejam bons e que você tenha um bom retorno sobre o seu tempo gasto. Aliás, falamos aqui no Blog sobre Retorno sobre Investimentos, leia aqui e entenda mais sobre isso.

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