30 maio 2018

5 dicas infalíveis para não cair em golpe de empréstimo empresarial

leitura de 6 min
5 dicas infalíveis para não cair em golpe de empréstimo empresarial

Diante das diferentes necessidades, solicitar uma linha de crédito para a sua empresa pode ser a melhor e mais indicada escolha. No entanto, caso você não faça a opção certa, pode sofrer um golpe de empréstimo empresarial.

Esse tipo de artimanha acontece quando você faz a solicitação de um crédito para uma suposta empresa ou representante que exige, em troca, que uma quantia seja depositada antecipadamente. Após isso, o golpista desaparece com o seu dinheiro (e você não recebe o valor equivalente ao empréstimo).

Para não cair nesse golpe, continue acompanhando nosso post e confira 5 dicas para reconhecer rapidamente as propostas mal-intencionadas. Confira!

Como não cair no golpe de empréstimo empresarial?

Verifique se a empresa existe

Para não ser enganado, você precisa ter muita cautela ao escolher uma entidade para obter o empréstimo. Aqui, todo cuidado é pouco. Por isso, antes de considerar uma empresa para fazer a solicitação do crédito, verifique se a instituição financeira é autorizada pelo Banco Central.

Fazer essa consulta é simples. Basta acessar o site do Banco Central e buscar a opção “Encontre uma Instituição”. Você também pode se informar pelo telefone, por meio do número 145. Assim, pode ter em mãos algumas informações e dados sobre a empresa para, em pouco tempo, descobrir sua procedência e regulamentação.

No caso de algumas empresas de crédito digital, só é possível encontrar o nome da instituição financeira responsável por fazer as operações de crédito e investimento realizadas. Para verificar a BizCapital, por exemplo, deve-se buscar o nome da Socinal S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento, instituição parceira que opera há mais de uma década no mercado.

Leia também: 6 passos para expansão rápida e saudável da empresa

Conheça as taxas e termos

Se você quer fugir de um golpe e, ao mesmo tempo, não ser surpreendido com acordos e cláusulas abusivas, é seu dever — e direito! — ler e entender cada linha escrita no contrato.

Por isso, fique atento às taxas cobradas, à existência de encargos adicionais e a termos que não são bem explicados ou que não estão de acordo com a lei. Ainda, avalie também o CET (Custo Total Efetivo), uma vez que esse é o parâmetro que deve ser considerado para saber se a sua firma é capaz de quitar a dívida.

As partes básicas que devem constar em um contrato de empréstimo empresarial são:

  • qualificação: suas informações pessoais;
  • credor: nome da empresa que está disponibilizando o crédito ou dados da correspondente bancária;
  • promessa de pagamento: comprometimento em cumprir com os pagamentos do empréstimo;
  • características da operação de crédito: valor total do crédito, IOF, juros, tarifas, CET , valor líquido do crédito, taxa anual e coeficiente para cálculo de definição do valor das prestações;
  • forma de pagamento: valor, quantidade, forma de pagamento e data de vencimento das parcelas;
  • dados do correspondente: endereço, CNPJ, razão social e outras informações da instituição financeira liberadora do crédito;
  • encargos: descrição completa do percentual de juros incidente na ocorrência de atrasos no pagamento das parcelas;
  • forma de liberação: número da conta bancária da sua empresa para depósito do valor do crédito.

Além de analisar minuciosamente o contrato, guarde qualquer tipo de publicidade ou propaganda que você encontrar, seja no site da instituição ou em folhetos informativos. Essa é uma ótima forma de provar as condições que foram ofertadas. Solicite uma cópia por e-mail de todo o contrato.

Leia também: como fazer uma boa gestão financeira do seu negócio

Pesquise o histórico da empresa

Ao considerar uma instituição para solicitar o seu crédito empresarial, pesquise se ela tem casos de reclamações graves ou até mesmo indicações de clientes que já foram lesados ou sofreram golpes de empréstimo.

Nessa etapa, o indicado é fazer pesquisas na internet. Buscadores como o Google, as redes sociais e os sites de proteção ao consumidor Reclame Aqui e Procon são ótimas ferramentas para encontrar a homepage da instituição, reclamações, avaliações e comentários de clientes.

Ao fazer uma pesquisa no site da empresa, procure por um cadeado verde. Esse é o símbolo do certificado de segurança que indica que o usuário da plataforma conta com um sistema de criptografia a fim de que terceiros não tenham acesso às suas informações.

Nunca realize depósitos antecipados

Quando a empresa pede depósito antecipado, cuidado! Esse é um grande sinal de que você está prestes a levar um golpe. Sempre desconfie da insistência e pressão em realizar essa transferência e não ceda jamais. Não é usual que instituições financeiras idôneas trabalhem com depósitos antecipados para a liberação do seu crédito.

Além de não fazer transações de valores antecipados, você também não deve fornecer a sua documentação antes de decidir concretizar o empréstimo empresarial.

A maneira mais comum de golpes e lesões em pessoas mal-intencionadas é pedir uma quantia antes de fechar contrato e após isso, desaparecer com o seu dinheiro sem deixar informações. Proteja-se e desconfie sempre!

Não faça depósitos em contas de pessoas físicas

Outro sinal de golpe de empréstimo empresarial é quando o representante da empresa solicita que o valor acordado seja depositado em uma conta bancária de pessoa física. Isso pode significar que a pessoa ou a empresa não está em conformidade com a lei ou que tem algo a esconder.

Assim, todo e qualquer tipo de transação financeira ou processo que envolve um empréstimo empresarial em nome de uma instituição financeira deve ser feito na conta da entidade. Sempre faça a verificação da conta bancária e certifique-se que a pessoa que está cuidando do seu contrato realmente representa a instituição na qual ela alega trabalhar.

Apesar de existirem enganadores que aplicam o golpe de empréstimo empresarial, o crédito online, quando feito em conjunto com empresas sérias, de boa reputação no mercado e que seguem as leis, são uma ótima alternativa para a sua empresa, seja para apostar em melhorias ou para sair de crises financeiras.

ver tudo sobre: dicas de gestão