01 jun 2020

Impactos da Covid-19: últimas novidades sobre o Coronavírus

Resumo diário (01/06) das principais novidades e informações sobre os impactos da Covid-19 na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 4 min
Impactos da Covid-19: últimas novidades sobre o Coronavírus

Os impactos da Covid-19 foram devastadores para boa parte das pequenas e médias empresas brasileiras. Caminhando para a reabertura gradual em alguns estados brasileiros, a expectativa é de um melhor resultado nos próximos meses. Depois de alguns meses de isolamento social e de pausa nas atividades econômicas, será que estamos caminhando para um cenário um pouco mais otimista para os empreendedores? 

Enquanto isso, diante da crise do Coronavírus, nós queremos estar aqui para as pequenas e médias empresas que contam com o nosso apoio. Para além de oferecer empréstimo para empresas, ajudar a conceder o investimento necessário para sobreviver a esse momento, também temos como missão facilitar a vida do empreendedor. 

Por isso, separamos os nossos espaços para compartilhar conteúdos exclusivos que foram pensados para te oferecer o nosso apoio durante a crise. Acompanhe as nossas redes sociais (Facebook, Linkedin, Instagram) e a nossa Seção Coronavírus aqui no blog.

E, vamos ao nosso resumo sobre Coronavírus de hoje? Fique por dentro do que rolou na saúde e economia brasileira nos últimos dias. 

Impactos da Covid-19: perspectiva geral

No Brasil, até o último balanço de ontem, já estavam confirmadas mais de 29.500 mortes provocadas por complicações da doença da Covid-19 e mais de meio milhão de casos confirmados. Assim, assumimos a posição de segundo país com mais casos e o quarto com mais mortes em todo o mundo, atrás dos EUA, Reino Unido e Itália. Dentre as cidades com maior mortalidade (vítimas fatais por 100 mil habitantes) em território nacional, estão Manacapuru, no Amazonas, e Curuçá, no Pará. Quando olhamos para o número de mortos, São Paulo e o Rio de Janeiro assumem as duas primeiras posições. (Fonte: G1)

Com isso, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que reabertura gradual das atividades econômicas será realizada em 6 fases e começa agora, nesta terça-feira (02/06). Dentre as fases, foi decidido um intervalo de 15 dias e a retomada vai depender das contaminações e mortes por Covid-19 se manterem estáveis durante o processo. (Fonte: G1) Além do Rio, Pará, Amazonas e São Paulo também iniciam seus planos de retomada. (Fonte: El País)

Por outro lado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a pior fase da pandemia em território brasileiro ainda não foi atingida. Nesse momento, nosso país está liderando a lista de dez locais de maior transmissão do mundo, que também conta com outros países do continente americano, como Colômbia, Chile, Peru, México, Haiti, Argentina e Bolívia. (Fonte: UOL)

Impactos da Covid-19: economia e empreendedorismo

Ainda com um cenário que parece apresentar um capítulo mais otimista, diante dos impactos da Covid-19 em diversos aspectos da sociedade, a economia brasileira não tem vivido os seus melhores dias. Ainda mais para quem depende de uma renda mensal para garantir a sobrevivência e está tendo que lidar com a realidade de queda na receita: as pequenas e médias empresas. Mas, quais foram as últimas novidades no âmbito econômico?

Para economistas, dentre os maiores desafios do Brasil para os próximos meses, ter que lidar com os impactos da Covid-19 e com a instabilidade política instalada nos últimos meses são os maiores. A queda do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos 3 meses e a expectativa de fechar o ano com o pior desempenho econômico da história, colocam o nosso país em um caminho difícil e longo pelos próximos meses. A pandemia também abriu um debate relevante a respeito da desigualdade social em território nacional e o papel do estado na economia. (Fonte: G1)

Ainda nesse cenário, o Banco Central divulgou, nesta segunda-feira (01/06), projeções econômicas do relatório “Focus”.  De acordo com os dados, a expectativa do mercado é de uma queda de 6,25% do PIB de 2020. O indicador é usado para medir a evolução da economia e corresponde à soma dos bens e serviços produzidos no país. Além disso, o relatório também aponta para uma projeção de inflação de 1,55% neste ano. (Fonte: G1)

Por fim, saiba mais novidades a respeito do Auxílio Emergencial do governo que vem sendo distribuído para milhões de brasileiros. Ainda não recebeu o seu? Clique aqui nesta matéria do G1

Como podemos te ajudar mais? 

Sabemos que empreender diante dos impactos da Covid-19 não tem sido nada fácil. Assim, hoje, assim como todos os dias, queremos te ouvir, empreendedor! Use esse espaço para contar pra gente: como podemos te ajudar a sair dessa ainda mais forte?

Além disso, a nossa linha de crédito foi feita para te atender da melhor maneira, com um processo rápido, seguro e online. Queremos que o capital necessário para a sobrevivência da sua empresa chegue na sua conta o mais rápido possível. Pede Biz, vai!

ver tudo sobre: dicas de gestão