Ainda sem previsão de término, a crise da Covid-19 continua a causar uma vibração de incerteza e preocupação. A dúvida de quando as atividades econômicas devem voltar ao normal faz com que pequenos negócios, uns dos principais afetados, tenham que se adaptar à nova realidade e reinventar seus modelos de negócio. Por isso, a nossa dica de hoje é ações que podem minimizar os impactos do coronavírus por setor.
De acordo com mapeamento feito SEBRAE, entre os setores mais afetados com a crise do Covid-19 estão o de artesanato, varejo tradicional, construção civil, moda, entre outros.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas de gestão durante esse período de crise da Covid-19 para os pequenos negócios que fazem parte de setores que devem estar atentos à nova realidade. Hoje vamos falar diretamente com quem trabalha com artesanato, varejo, moda, construção civil, economia criativa e beleza.
Faz parte de algum deles? Confira 2 dicas para cada setor!
Artesanato
1- Trabalhe de acordo com a demanda. Quando se trata dos materiais para a produção do seu produto durante a crise, é fundamental que você se atente a comprar apenas aquilo que é realmente necessário para atender os seus clientes. Assim, pode evitar qualquer tipo de desperdício ou gasto desnecessário.
2- Use a sua criatividade e crie produtos personalizados que sejam a cara do seu cliente. Com o bombardeio de informações sobre a crise da Covid-9, é necessário chamar a atenção para a venda do seu produto.
Varejo
1- Negocie prazos e pagamentos com seus fornecedores. A crise da Covid-19 é recheada de incerteza, então é importante planejar os próximos passos e rever todos os custos da empresa. Assim, já pensando em uma provável queda na receita, você consegue diminuir as suas contas a pagar.
2- Procure ficar ainda mais próximo do seu cliente. O isolamento social impede que eles circulem na sua loja, mas é fundamental não deixar que esqueçam dos seus produtos. Para isso, uma forte presença online, promoções e entregas por delivery são boas opções de práticas neste momento.
Construção civil
1- Já que boa parte do setor não parou as atividades, a primeira dica é preserve e cuide dos seus funcionários. Orientações e cuidados com as questões relativas à manutenção da higiene devem ser redobrados neste período.
2- Evite aglomerações no campo de obra. Flexibilize a rotina de trabalho, com turnos e horários diferenciados entre os trabalhadores.
Economia criativa
1- Use a tecnologia à seu favor. Aposte em transmissões ao vivo e conteúdos online para atrair a atenção do seu cliente mesmo com a distância provocada pelo isolamento social.
2- Uma crise mundial pode ser também um momento de unir forças e formar uma grande rede de empreendedores. Os pequenos negócios, especialmente, estão sendo profundamente impactados com a crise. Use a sua criatividade para fazer parcerias com outras empresas que tenham relação com o seu serviço!
Beleza
1- Mantenha contato com seus clientes e não deixe que eles esqueçam dos seus serviços nesse período de isolamento.
2- Ofereça promoções antecipadas e garanta que as portas da sua empresa continuem abertas mesmo com as atividades fechadas. Com bons descontos, seus clientes podem se interessar em comprar serviços futuros.
–
Já está colocando em prática alguma dessas dicas? Conta para a gente e para os outros empreendedores que nos acompanham quais têm sido os resultados. Queremos formar uma rede de apoio entre milhares de pequenos negócios brasileiros para sairmos da crise da Covid-19 mais fortes e, é claro, juntos!
Mas, mesmo colocando tudo isso em prática, sua empresa ainda precisa de capital para continuar com as portas abertas? Saiba mais sobre o crédito empresarial da Biz. É rápido, seguro, online e personalizado para caber no bolso do seu negócio.