22 abr 2020

Impactos do Coronavírus por setor: ações para sua empresa driblar a crise

Durante a crise do Coronavírus, as pequenas empresas tem pensado em maneiras de se adaptar à nova realidade do mercado e manter suas portas abertas. Descubra aqui ações que podem minimizar os impactos do Coronavírus por setor!
Impactos do Coronavírus por setor: ações para sua empresa driblar a crise

Ainda sem previsão de término, a crise da Covid-19 continua a causar uma vibração de incerteza e preocupação. A dúvida de quando as atividades econômicas devem voltar ao normal faz com que pequenos negócios, uns dos principais afetados, tenham que se adaptar à nova realidade e reinventar seus modelos de negócio. Por isso, a nossa dica de hoje é ações que podem minimizar os impactos do coronavírus por setor. 

De acordo com mapeamento feito SEBRAE, entre os setores mais afetados com a crise do Covid-19 estão o de artesanato, varejo tradicional, construção civil, moda, entre outros. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de gestão durante esse período de crise da Covid-19 para os pequenos negócios que fazem parte de setores que devem estar atentos à nova realidade. Hoje vamos falar diretamente com quem trabalha com artesanato, varejo, moda, construção civil, economia criativa e beleza.

Faz parte de algum deles? Confira 2 dicas para cada setor!

Artesanato 

1- Trabalhe de acordo com a demanda. Quando se trata dos materiais para a produção do seu produto durante a crise, é fundamental que você se atente a comprar apenas aquilo que é realmente necessário para atender os seus clientes. Assim, pode evitar qualquer tipo de desperdício ou gasto desnecessário.

2- Use a sua criatividade e crie produtos personalizados que sejam a cara do seu cliente. Com o bombardeio de informações sobre a crise da Covid-9, é necessário chamar a atenção para a venda do seu produto. 

Varejo

1- Negocie prazos e pagamentos com seus fornecedores. A crise da Covid-19 é recheada de incerteza, então é importante planejar os próximos passos e rever todos os custos da empresa. Assim, já pensando em uma provável queda na receita, você consegue diminuir as suas contas a pagar.

2- Procure ficar ainda mais próximo do seu cliente. O isolamento social impede que eles circulem na sua loja, mas é fundamental não deixar que esqueçam dos seus produtos. Para isso, uma forte presença online, promoções e entregas por delivery são boas opções de práticas neste momento.

Construção civil 

1- Já que boa parte do setor não parou as atividades, a primeira dica é preserve e cuide dos seus funcionários. Orientações e cuidados com as questões relativas à manutenção da higiene devem ser redobrados neste período.

2- Evite aglomerações no campo de obra. Flexibilize a rotina de trabalho, com turnos e horários diferenciados entre os trabalhadores.

Economia criativa

1- Use a tecnologia à seu favor. Aposte em transmissões ao vivo e conteúdos online para atrair a atenção do seu cliente mesmo com a distância provocada pelo isolamento social. 

2- Uma crise mundial pode ser também um momento de unir forças e formar uma grande rede de empreendedores. Os pequenos negócios, especialmente, estão sendo profundamente impactados com a crise. Use a sua criatividade para fazer parcerias com outras empresas que tenham relação com o seu serviço!

Beleza

1- Mantenha contato com seus clientes e não deixe que eles esqueçam dos seus serviços nesse período de isolamento.

2- Ofereça promoções antecipadas e garanta que as portas da sua empresa continuem abertas mesmo com as atividades fechadas. Com bons descontos, seus clientes podem se interessar em comprar serviços futuros.


Já está colocando em prática alguma dessas dicas? Conta para a gente e para os outros empreendedores que nos acompanham quais têm sido os resultados. Queremos formar uma rede de apoio entre milhares de pequenos negócios brasileiros para sairmos da crise da Covid-19 mais fortes e, é claro, juntos!

Mas, mesmo colocando tudo isso em prática, sua empresa ainda precisa de capital para continuar com as portas abertas? Saiba mais sobre o crédito empresarial da Biz. É rápido, seguro, online e personalizado para caber no bolso do seu negócio.

ver tudo sobre: dicas de gestão