28 nov 2016

Índice de endividamento: conheça seu comprometimento financeiro

leitura de 3 min
Índice de endividamento: conheça seu comprometimento financeiro

Trabalhar com capital de terceiros para impulsionar o crescimento de uma empresa é uma prática comum, porém, quando mal controlada, pode ocasionar problemas na administração. Para evitar isso, é importante manter uma atenção constante ao índice de endividamento e ter certeza de que o comprometimento financeiro é aceitável.

A maioria dos empresários até conhece o valor total de suas dívidas com financiamentos e fornecedores, mas esse número não tem um significado palpável, já que não demonstra quanto do capital do empreendimento está comprometido. O valor total da dívida é apenas um dos indicadores financeiros que deve ser avaliado, assim como o índice.

Para conhecer melhor esse índice, como calculá-lo e interpretar os dados obtidos, continue a leitura!

Aprenda a calcular o índice de endividamento

Para fazer isso, não é preciso ter habilidades específicas e muito menos pagar para obtê-lo. O índice é uma conta simples, cujos números básicos podem ser encontrados facilmente no balanço patrimonial. Confira como fazer essa conta de forma descomplicada e eficiente:

Com o balanço em mãos, encontre os valores do passivo circulante e não circulante. Eles demonstram a quantidade de capital de terceiros que está sendo utilizada na empresa a curto e longo prazo, respectivamente. Tenha em mãos também o valor do ativo total.

O índice de endividamento é o resultado da divisão da soma dos passivos pelo ativo. Para obter a porcentagem, basta multiplicar esse número por cem, da seguinte forma:

IE= (PASSIVO CIRCULANTE + PASSIVO NÃO CIRCULANTE) / (ATIVO TOTAL) X 100

Com essa fórmula, você obtém o valor percentual do endividamento da sua empresa. Obviamente, quanto maior ele for, pior a situação financeira em que você se encontra. Porém, não existe um valor padrão que indique um índice saudável de endividamento. Geralmente, a partir dos 70%, a dependência do capital de terceiros está excessiva.

Interprete os dados obtidos

Uma coisa interessante sobre os índices financeiros é a capacidade que eles têm de indicar caminhos e soluções. Com o índice de endividamento não é diferente.

Mesmo que o valor seja alto, ele só é um número preocupante se o comprometimento da empresa for feito para cobrir outras dívidas e obrigações, causando a tão conhecida “bola de neve”. Caso contrário, a porcentagem pode indicar que novos investimentos estão sendo feitos para impulsionar crescimento.

Até mesmo os juros de um financiamento bancário podem ser insignificantes perante o incremento no faturamento resultante da expansão do empreendimento. Ou seja, se a sua empresa estiver nesse cenário, não há com o que se preocupar.

Já quando o endividamento é causado por um grande número de obrigações, é preciso rever custos e, talvez, renegociar dívidas para melhorar o capital de giro e até analisar o balanço e o demonstrativo de resultados para encontrar exatamente o que está atrapalhando o desempenho da sua empresa.

Assim você tem mais chances de reduzir o montante de capital de terceiros na sua empresa, ganha fôlego no ativo e consegue melhorar seu poder de tomar decisões financeiras, dependendo menos dos empréstimos para manter o negócio forte e pujante.

É muito fácil calcular o índice de endividamento, não é mesmo? Compartilhe este texto nas redes sociais e ajude outros empresários a calcular esse índice em seus negócios!

 

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão