“Organização é tudo”. Essa é uma frase que a maioria das pessoas concorda. Seja em casa, nos estudos ou no trabalho, quando tudo em ordem é mais fácil ter o controle da situação. Em um empreendimento, não é diferente. Quando as finanças da empresa estão organizadas, as chances de aumentar a lucratividade são grandes.
Além disso, é essencial que a ponte entre a sua empresa e o cliente aconteça da melhor maneira possível, sem burocracias e de forma facilitada. Para isso, é possível contar com a ajuda de uma plataforma que faça a intermediação de pagamentos. Esse tipo de sistema auxilia no processo de recebimento da sua empresa, otimiza a gestão financeira e ajuda a alavancar o seu negócio. E, ainda, está disponível tanto para pessoa jurídica quanto para pessoa física. Veja a seguir as vantagens.
O que é um intermediador de pagamentos?
Se atualmente os consumidores procuram praticidade quando desejam efetuar uma compra ou adquirir um serviço, os empresários também buscam facilidade para lidar com as dificuldades de empreender. Por isso, é importante contar com ferramentas que auxiliem em todas as etapas. E esse é o objetivo de um intermediador de pagamentos: facilitar o processo de recebimento de vendedores, prestadores de serviços e todos aqueles que realizam cobranças. O sistema é o elo entre você e as instituições financeiras, garantindo que os valores das vendas sejam repassados para quem vende.
O intermediador agrupa, na plataforma, diversas opções de pagamento. Como o cliente pode escolher a forma mais adequada para ele, as chances de fechamento de vendas são maiores. Além das ferramentas de emissão de cobrança para os clientes, ele oferece um conjunto de ações e rotinas que traz benefício para o seu empreendimento, como a segurança de dados dos clientes e a gestão dos recebimentos, o que facilita a identificação de inadimplentes, entre outros.
Como funciona o sistema?
Assim que a sua empresa contrata o serviço, você já pode começar a emitir as cobranças. Em caso de compra, quando o seu cliente finaliza o pedido, ele preenche os dados de pagamento em um ambiente seguro. As informações são analisadas de forma instantânea e a compra pode ser aprovada ou não. Após a aprovação, o sistema avisa para que você siga com o processo de envio da mercadoria.
Se for o caso de prestação de serviços, você envia diretamente a cobrança para seu cliente por e-mail, que pode ser por boleto ou cartão de crédito, de acordo com sua escolha. Se você optar por cobrar por boleto ou carnês, há também a opção da geração do PDF para entrega pessoalmente.
Há ainda a possibilidade do envio de cobranças recorrentes, que são as assinaturas. Nesse caso, o sistema envia automaticamente o boleto ou a solicitação de pagamento por cartão de crédito de acordo com a frequência que você escolheu. Com isso, não é necessário se preocupar em gerar uma cobrança todo mês. No Manual de Mediação de Pagamentos você terá informações detalhadas sobre os principais meios de pagamento online, além de entender melhor como o sistema funciona.
Se a empresa optar em utilizar a plataforma por meio de integração, em que as ferramentas serão utilizadas diretamente do seu sistema, o processo é realizado pela API (Application Programming Interface), ou Interface de Programação de Aplicações. Nessa interface é possível realizar todos os procedimentos disponibilizados pelo intermediador de pagamento diretamente pelo seu sistema.
Quais as vantagens do sistema?
- Opções de pagamento: sua empresa oferece mais opções de pagamento, fazendo com que o cliente possa escolher a que melhor se encaixa com sua situação financeira no momento;
- Menos burocracia: o intermediador fica responsável por todo o processo e você não precisa ter contrato com bancos ou operadoras de cartão.
- Segurança: a plataforma trabalha com uma série de procedimentos, como tecnologias antifraude e de segurança de dados, garantindo a segurança de quem paga e de quem recebe.
- Escalabilidade: o intermediador faz com que todo o serviço prestado pela empresa seja feito de forma eficiente a todo momento. Ou seja, ele garante a estabilidade dos serviços, independente do número de usuários que estejam no seu site. Dessa forma, o empreendimento ganha confiabilidade no mercado.
Como o intermediador ajuda no seu empreendimento?
Vários intermediadores estão disponíveis hoje e oferecem planos acessíveis, sem taxa de adesão e mensalidade e com baixo custo de tarifas. Ao utilizar o serviço, não são necessários convênios próprios com instituições financeiras, o que ajuda a reduzir os gastos.
Contando com os serviços desse sistema, você economiza tempo e pode se dedicar a outras questões da sua empresa, já que o intermediador fica por conta de todo o processo de recebimento. Depois de todas essas informações, é possível perceber como é vantajoso para sua empresa contratar os serviços de um intermediador de pagamento. Para saber mais, entre em contato.
Texto escrito pela equipe de redação da Gerencianet, empresa de soluções de cobrança que tem o objetivo facilitar e guiar decisões financeiras inteligentes e conscientes.