De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em março de 2019, 24 milhões de mulheres empreendiam no Brasil. Portanto, esse mesmo estudo aponta que as mulheres empreendedoras representavam 34% dos donos de negócio diante da média nacional. Nesse cenário, cada vez mais mulheres estão mergulhando de cabeça no desafio que é gerenciar o próprio negócio, mas com a crise provocada pelo novo Coronavírus, elas têm encontrado um caminho com mais obstáculos e recheado de novas adversidades.
Assim, a pergunta que fica é: como será que as mulheres empreendedoras tem se saído na constante luta para enfrentar a crise da Covid-19, se reestruturar e manter a empresa com as portas abertas? Pensando em responder essa pergunta e ajudar outras profissionais, preparamos um estudo com dados de uma pesquisa que fizemos com os tomadores de crédito da Biz durante o mês de abril/20.
Você sabia que 58% dos nossos clientes que afirmaram ter sido impactados pela crise são mulheres? Confira aqui esse e mais dados interessantes retirados do nosso Boletim Semanal sobre o empreendedorismo feminino em tempo de crise.
Como estão as mulheres empreendedoras durante a crise?
Os impactos da crise do Coronavírus tem sido cada vez mais fortes e sentidos pelos pequenos negócios brasileiros. Embora saibam da importância do isolamento social para a prevenção da doença e para a preservação da saúde, os empreendedores têm passado momentos de muita preocupação com as suas empresas de portas fechadas e sem poder funcionar com a circulação de pessoas.
Para as mulheres empreendedoras, o cenário não têm sido diferente e muitas delas tem sentido ainda mais as dores desse momento conturbado no funcionamento da empresa. De acordo com a pesquisa que fizemos com os nossos clientes, daqueles que afirmaram ter sido impactados pela crise de alguma maneira, 58% são mulheres empreendedoras.
Onde se encontram essas mulheres empreendedoras?
Agora, onde estão essas empreendedoras que tem sentido os efeitos da crise provocada pelo novo Coronavírus em seus negócios?
Os dados da nossa pesquisa, que é composto majoritariamente por empreendedoras das Regiões Metropolitanas do Brasil, mostram que os pequenos negócios gerenciados por mulheres do Mato Grosso do Sul não tem sentido fortes efeitos desse cenário. Das mulheres empreendedoras que responderam que não foram tão impactadas pela nova realidade, 26% são do estado.
Por outro lado, quando olhamos para São Paulo, estado mais afetado do Brasil pelas consequência da proliferação do vírus, os dados da pesquisa nos mostram que realmente os impactos tem sido muito sentidos por todos os paulistas. Das mulheres empreendedoras que afirmam ter sido muito impactadas pela crise, 30% estão se encontram no estado.
Como as empreendedoras de cada setor estão lidando com a crise?
As consequências da crise têm efeitos diferentes para cada um dos setores das empresas. Por isso, assim como o estado das mulheres empreendedoras influencia em como elas estão sentindo a crise, o mesmo acontece com o setor que o seu pequeno negócio representa. Mas, como isso se manifesta na prática?
Para começar, vamos olhar mais de perto como o Varejo de Moda tem reagido à crise. De acordo com a pesquisa com as mulheres empreendedoras que pediram Biz, as empresas deste setor perderam, em média, 62% da sua receita mensal nos últimos meses. Nesse cenário, a principal solução pensada foi o atendimento online, já adaptado por 30% dessas empresas.
O segundo setor que vamos focar em falar aqui é de Bares e Restaurantes. As empresas deste setor sentiram um pouco mais os efeitos da crise e perderam, em média, 65% das suas receitas mensais. Para continuarem funcionando e atendendo as demandas dos clientes, as mulheres empreendedoras tiveram que se reinventar e 57% adaptaram os seus negócios aos serviços de delivery.
Por último, mas não menos importante, é hora de olharmos para o setor de Serviços de Beleza. As mulheres empreendedoras que trabalham com beleza e estética foram as que mais sentiram a crise provocada pelo novo Coronavírus, tendo em vista que o isolamento social representa um empecilho muito grande para suas atividades. Por isso, perderam, em média, 66% da receita mensal e 47% delas não conseguiram pensar em diferentes soluções para se adaptar durante a crise.
E na sua empresa? Conta pra gente quais têm sido as maiores dificuldades e descobertas que você vem tendo durante a quarentena? Assim, você também poderá ajudar algum outro pequeno negócio.
Agora que você já sabe algumas informações sobre a atitude de mulheres empreendedoras para enfrentar o momento de incerteza causado pela crise do Coronavírus e pelo isolamento social, que tal você se inspirar nessas ideias e colocar em prática na sua empresa?
Nosso propósito para sair da crise mais fortes e renovados é formar uma grande rede de apoio entre empreendedores. Nós sentimos na pele o que é se desafiar todos os dias e sentir a necessidade de se reinventar para vencer essas adversidades. Por isso, queremos te ajudar.
Para além de oferecer financiamento empresarial para pequenas e médias empresas, com um processo rápido, seguro e online, nesta crise nós dedicamos todos os nossos esforços para vocês. Separamos os nossos espaços para compartilhar conteúdos exclusivos que foram pensados para te oferecer o nosso apoio durante a crise.
Acompanhe as nossas redes sociais (Facebook, Linkedin, Instagram) e a nossa Seção Coronavírus aqui no blog, com resumos dos últimos acontecimentos e dicas de gestão para driblar as adversidades.
Fonte: Dados do Boletim Informativo, de 40/04, da BizCapital