12 jun 2020

Notícias sobre o Coronavírus: últimas novidades sobre a Pandemia

Resumo diário (06/05) das principais informações e notícias sobre o Coronavírus e seus efeitos na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 5 min
Notícias sobre o Coronavírus: últimas novidades sobre a Pandemia

Já vamos entrar no terceiro mês com notícias sobre o Coronavírus ocupando boa parte dos noticiários e mídias de todos os continentes do mundo. Dentre a possibilidade de uma vacina contra a doença e a incerteza de volta à normalidade das atividades econômicas, a população mundial continua vivendo o receio e preocupação com o futuro provocados pela crise. 

Nesse cenário, os pequenos negócios que conseguiram manter as suas atividades nos últimos meses, enxergam todos os dias a necessidade de resistir e se reinventar. Com o objetivo de construir uma rede de apoio para todos os empreendedores, é aí que entramos para fazer a nossa parte. 

Decidimos reservar um espaço de informação e resgate para os pequenos negócios: a Seção Coronavírus. Nesta ação da campanha #salveopequenonegocio, você encontra resumos de notícias sobre o Coronavírus e dicas de gestão fundamentais para a crise.

Então, vamos ao nosso resumo de hoje? Confira as principais novidades sobre a pandemia e como a sua empresa pode ser diretamente afetada. 

Notícias sobre o Coronavírus: perspectiva geral

Ainda com um clima de insegurança a respeito dos seus dados, o último levantamento do Ministério da Saúde aponta hoje (12/06) 40.919 mortes e 802.828 casos da Covid-19. Assim, com esse resultado, a previsão é que o nosso país seja apontado como o principal centro da pandemia em todo o mundo ainda no final deste mês. Aumento de casos, preocupação com maiores picos e falta de transparência do governo brasileiro foram os principais focos das notícias sobre o Coronavírus na última semana. (Fonte: El Pais)

Em uma perspectiva global, a partir do olhar da Organização Mundial da Saúde (OMS), a situação do Brasil continua a ser apontada como motivo para grande preocupação. O chefe do programa de emergências da Organização, Mike Ryan, alertou que, embora o sistema de saúde ainda não esteja sufocada e conseguindo atender a demanda de pacientes, ainda apresenta uma alta taxa de ocupação de UTI’s. É preciso estar atento aos próximos capítulos dessa história.  (Fonte: Bem Estar)

Notícias sobre o Coronavírus: economia e empreendedorismo

A pandemia mundial gerou um cenário de tensão na economia mundial. De acordo com a economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, as cicatrizes deste período para o panorama econômico já estão sendo significativas e a expectativa de recuperação ainda é incerta e deve demorar para acontecer. O FMI vai publicar as suas novas previsões no dia 24 de junho, e segundo ela, os números serão ainda mais negativos do que os que vimos na versão de abril. (Fonte: G1)

Diferente do resultado que abordamos aqui nos nossos últimos 2 resumos, que você pode encontrar na Seção Coronavírus, o Ibovespa apresentou uma queda nesta semana, enquanto o dólar encerrou acima de R$ 5,00, após 3 semanas de queda. Nesse sentido, a cautela nos índices foi resultado de uma possível nova onda de contaminação nos EUA e de uma realização de lucros dos investidores na semana passada. (Fonte: Valor Investe)

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), quase 70% dos shoppings de todo o Brasil já voltaram com as suas atividades após a longa pausa provocada pela medida de isolamento social. Já são mais de 400 shoppings, em mais de 138 cidades e 17 estados diferentes. (Fonte: G1

No entanto, de acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), encomendada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os hábitos de consumo da sociedade como um todo devem mudar consideravelmente neste “novo normal” das atividades econômicas. O resultado do levantamento aponta uma maior cautela, que deve gerar uma redução de consumo em bares e restaurantes. Dessa forma, embora um pouco mais otimista, estamos entrando em uma nova realidade para empreendedores se adaptarem. (Fonte: G1)

Além disso, saiba todas as últimas novidades relacionadas ao Auxílio Emergencial, distribuído pela Caixa Econômica, nesta matéria do G1

Dica para empreendedores 

O nosso Boletim Informativo foi a forma que olharmos mais de perto a realidade dos empreendedores brasileiro que estão sofrendo impactos com a crise do novo Coronavírus. Para isso, fizemos um estudo com mais de 2 mil tomadores de crédito da Biz.

Dessa forma, na última semana, com o resultado da pesquisa,  fizemos uma comparação entre um período que ainda não conhecia os efeitos de uma pandemia e outro, 1 ano depois, com a proliferação do vírus já como uma realidade no país. Inclusive, você sabia que serviços foi o setor que mais solicitou crédito em maio, durante o pico do Coronavírus no Brasil?

Confira mais informações no nosso Boletim Informativo do dia 05/06.

Como podemos te ajudar mais? 

Por fim, é claro que sempre teremos espaço para te ouvir, empreendedor. Afinal, todos os nossos esforços são pensados para servir de trampolim e apoio para a sua empresa.

Então, conta para gente, como podemos ajudar mais a sua empresa? Qual conteúdo você considera imprescindível nesse momento? 

Além disso, o nosso financiamento empresarial rápido, seguro e online também pode te ajudar neste período. Se ainda não conhece o nosso serviço de crédito, a hora é agora. Acesse o nosso site e conheça os benefícios de ser um cliente Biz! 

ver tudo sobre: dicas de gestão