14 maio 2020

Novidades sobre a Covid-19: últimas notícias sobre o Coronavírus

Resumo diário (14/05) das principais informações e novidades sobre a Covid-19 e seus efeitos na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 4 min
Novidades sobre a Covid-19: últimas notícias sobre o Coronavírus

A pandemia do novo Coronavírus colocou a economia mundial em uma corda bamba. Os impactos e consequência da proliferação da doença ao redor do mundo mexeram com a possibilidade de certa previsibilidade dos próximos passos do mercado. Nesse cenário, as novidades sobre a Covid-19 ocuparam desde todo o espaço dos noticiários, até as conversas mais informais entre a sociedade. 

Assim, para os empreendedores brasileiros, impossibilitados de abrir suas lojas ou prestar os seus serviços, devido à crise e ao isolamento social, o estado é de alerta para os movimentos pouco previsíveis do mercado. Muitos deles estão precisando se reinventar durante esse período e lutar pelo funcionamento sustentável das suas empresas.

Enquanto isso, a informação pode ser uma arma poderosa na luta contra o Coronavírus. E, nós queremos lutar ao lado dos empreendedores. Vamos ao nosso resumo de hoje? Confira as novidades sobre a Covid-19 nas últimas 24 horas, para a saúde e a economia. 

Novidades sobre a Covid-19: perspectiva geral 

No mundo todo, já são registradas quase 300 mil mortes causadas por complicações da Covid-19, até a tarde desta quinta-feira, de acordo com levantamento da Universidade americana Johns Hopkins. Desde a primeira confirmação de pessoa infectada por Coronavírus, em dezembro do ano passado, já são quase 4,5 milhões de casos confirmados, espalhados por todos os continentes do mundo. Dentre os países mais afetados, estão: Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Espanha, França e Brasil. (Fonte: Bem Estar)

Em território brasileiro, o último balanço apresentado pelo Ministério da Saúde registrou que, ontem tiveram 749 mortes em 24 horas, somando um total de quase 13.200. Do total de quase 200 mil casos, 97.402 (51,4%%) estão em acompanhamento e 78.424 (41,5%) já estão recuperados da doença. (Fonte: Agência Brasil) Em dois dos estados mais afetados no Brasil, Rio e São Paulo, a medida de “lockdown” como forma de minimizar a proliferação rápida do vírus foi recomendada pelo Ministério Público (MPRJ) e modelo matemático desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). (Fonte: Valor Investe)

Novidades sobre a Covid-19: economia e empreendedorismo

No aspecto econômico, não tiveram muitas mudanças nos últimos dias. O cenário vem sendo marcado por muita incerteza, alta do dólar, volatilidade do Ibovespa, preocupação das pequenas e médias empresas com uma saída para sobreviver à crise e tentativas de iniciativas privadas e públicas para tentar minimizar os impactos gerados. 

Empreendedores que estão na busca pelo crédito empresarial, tem encontrado mais portas fechadas do que abertas, de acordo com pesquisa da Valor Econômico, que falou com empreendedores de mais de 10 setores. Taxas altas e exigências mais fortes de garantias no momento de solicitação, tem impedido que os recursos necessário para pequenos negócios driblarem a crise cheguem em suas contas. (Fonte: Valor Econômico)

Foi pensando nas consequências desse cenário para o mercado de pequenas e médias empresas brasileiras, que a Biz mergulhou em um projeto super especial: o Estímulo 2020. O objetivo da iniciativa totalmente privada é oferecer crédito empresarial para os negócios mais afetados pela pandemia, com custos mais baixos e um processo simples. Durante todo esse processo, os empreendedores vão passar pela esteira de crédito da Biz para receberem o capital que se encaixa nas suas necessidades. Estamos juntos ajudando pessoas e apoiando negócios. Quer saber mais como o Estímulo 2020 pode ajudar a sua empresa? Acesse estimulo2020.org!

Dica para empreendedores

Parte da nossa campanha do #salveopequenonegocio foi procurar entender, na prática, os impactos da pandemia do Coronavírus nas pequenas e médias empresas. Pensando em ajudar outros empreendedores, fizemos uma pesquisa com os tomadores de crédito da Biz e levantamos informações relevantes sobre a nova realidade.

Mas, será que, com a crise econômica, as empresas estão sendo obrigadas a desligar os funcionários? Confira no nosso boletim informativo desta semana!

Como podemos te ajudar mais?

Mas, qual pode ser o nosso papel nisso tudo? Como podemos ajudar os pequenos negócios? Essa tem sido a nossa pergunta de todos os dias diante da crise econômica. Pensando nisso, criamos a Seção Coronavírus, com todas as novidades sobre a Covid-19 e dicas de gestão super importantes para um momento de crise. 

Além disso, queremos te ouvir. Conta pra gente quais outras ações podemos fazer para ajudar a sua empresa a sair com as portas abertas e ainda mais forte desse momento!

Por fim, é de capital de giro que você precisa para crescer? Então, Pede Biz! Linha de crédito rápida, segura e online que cabe no seu bolso! 

ver tudo sobre: dicas de gestão