12 maio 2020

Novidades sobre o Coronavírus: últimas notícias sobre a pandemia

Resumo diário (12/05) das principais informações e novidades sobre o Coronavírus e seus efeitos na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 5 min
Novidades sobre o Coronavírus: últimas notícias sobre a pandemia

As novidades sobre o Coronavírus (Covid-19) tem causado grandes preocupações à saúde global. No entanto, para além dessas questões, a proliferação do vírus também colocou o Brasil em estado de alerta no aspecto econômico e do empreendedorismo. Um dos principais afetados por este momento de crise foram as pequenas e médias empresas. 

Nesse cenário, além de uma fintech que oferece empréstimo para pequenas empresas, nós somos um time de especialistas em diversas áreas, com um talento em comum: a capacidade de se colocar no lugar do outro. Nosso resultado é coisa de time e todos os dias escolhemos jogar junto com todos os empreendedores brasileiros. 

Por isso, dentre as nossas iniciativas da campanha #salveopequenonegocio, criamos um espaço exclusivo aqui no blog, a Seção Coronavírus, para compartilhar todas as novidades sobre o coronavírus com os donos das pequenas e médias empresas. Ter informação de tudo o que está acontecendo é uma forma de estar preparado e mais forte para enfrentar todas as consequências da crise. 

Assim, nós queremos trocar tudo o que a gente sabe com vocês. Então, vamos juntos? Encontre resumos dos acontecimentos mais importantes do Coronavírus e dicas super úteis para empreender em tempos de crise aqui

Agora é hora de compartilhar o nosso resumo de hoje (12/05), com o que aconteceu no mundo e no Brasil. 

Novidades sobre o Coronavírus: perspectiva geral

No Brasil, o novo Coronavírus já contabiliza 12.400 vítimas fatais e 177.589 casos confirmados, de acordo com o Ministério da Saúde. Nesse cenário, a região Sudeste é a mais afetada pela doença, concentrando mais de 72.209 casos confirmados, com o estado de São Paulo como o epicentro da pandemia em território nacional. Nas últimas 24 horas, foram registradas 881 novas mortes por complicações da Covid-19, novo recorde registrado. (Fonte: R7)

O primeiro caso confirmado de Coronavírus ao que se tem conhecimento foi no dia 26 de fevereiro, registrado pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. No entanto, há a suspeita de que o vírus já estaria circulando o país muito antes disso. De acordo com estudo liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado hoje, a transmissão local do Sars-CoV-2 deve estar acontecendo desde o início de fevereiro, tendo em vista os dados das internações do período. (Fonte: Terra)

Dessa maneira, o nosso país se tornou motivo de grande preocupação dos nossos vizinhos, tendo em vista o caminho percorrido pela proliferação da Covid-19 em território nacional. O Brasil é o mais populoso e faz fronteira com 10 outros países da América Latina. Por isso, a imagem que fica para países como Uruguai, Bolívia, Peru e Colômbia é que representamos uma grande ameaça para a luta contra a pandemia. A forma como o Presidente da República, Jair Bolsonaro, tem agido diante das medidas de prevenção ao Coronavírus também é bastante criticado pelo governo e mídia dos demais países latinos. (Fonte: G1)

Novidades sobre o Coronavírus: economia e empreendedorismo

Diante de toda essa realidade preocupante causada pelo Coronavírus para os brasileiros, a economia continua a andar em corda bamba. O cenário econômico conta com idas e vindas do Ibovespa, além de uma alta histórica do dólar e queda do PIB. Com o destino incerto e pouco previsível, a vida de quem depende de um caminho estável de receita e gestão para o negócio não tem sido nada fácil. As pequenas e médias empresas têm sido umas das principais afetadas pela crise. 

Uma das principais notícias do dia de hoje fala sobre o setor de serviços, um dos grandes impactos pela medida de isolamento social como forma de minimizar a proliferação do vírus. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em comparação a fevereiro, o volume de serviços prestados no Brasil em março teve sua maior queda da história, de 6,9%. Quando olhamos especificamente para os Serviços prestados às famílias, com uma queda de 31,2%, podemos observar o tamanho dos impactos dessa pandemia para alguns setores das atividades econômicas. (Fonte: G1)

Além disso, o Ministério da Economia, divulgou dados que mostram que, dos 34,736 milhões de trabalhadores formais, 1 em cada 5 já tiveram corte de salário ou contrato suspenso durante a crise do Coronavírus. Isso porque, até as 14h desta terça-feira (12), o programa que permite essas práticas para minimizar os impactos da crise e conseguir manter postos de trabalho, já reunia 7.206.915 acordos fechados. Ou seja, representando 20,7% dos empregados do setor privado. (Fonte: G1)

Por fim, é importante ressaltar que o Presidente brasileiro inclui salão, barbearia e academia como “serviços essenciais”. A princípio, o decreto permite que as empresas desses setores voltem às suas atividades normais. No entanto, como contraproposta, o STF já decidiu que a regra final vai ser definida por cada um dos estados e municípios. (Fonte: G1)

Como podemos te ajudar mais?

A nossa história é a história de cada empreendedor. Os sonhos também são construídos a partir do sonho deles. Por isso, queremos ser apoio e trampolim para minimizar os impactos da crise durante esse período tão conturbado para os pequenos negócios. 

Hoje e todos os dias, queremos te ouvir, empreendedor! Conta pra gente: como podemos te ajudar a sair dessa ainda mais forte?


Além disso, a nossa linha de crédito foi feita para te atender da melhor maneira, com um processo rápido, seguro e online. Queremos que o capital necessário para a sobrevivência da sua empresa chegue na sua conta o mais rápido possível. Pede Biz, vai!

ver tudo sobre: dicas de gestão